ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: SABÕES E DETERGENTES:UMA PROPOSTA PARA MELHORAR O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
AUTORES: MELO, V. S> (UEPB) ; FERREIRA, E. B. (UEPB) ; OLIVEIRA, D. F. (UEPB) ; SOUSA, A. A. P. (UEPB) ; TRAJANO, M. F. (UEPB) ; LARANJEIRA, E. (UEPB)
RESUMO: A importância da Química no ensino médio está no fato dessa ciência mostrar-se necessária para que se tenha uma visão global e crítica do que ocorre em nosso planeta. A aprendizagem é, afinal, um processo fundamental da vida. Todo indivíduo aprende e através da aprendizagem, desenvolve os comportamentos que os possibilitam sobreviver. Este trabalho teve como objetivo elaborar uma proposta que venha melhorar o ensino-aprendizagem de química mais produtiva, através de atividades práticas que estejam relacionadas com o cotidiano dos alunos, aproveitando, resíduos de óleos e gorduras para a fabricação de sabões e detergentes. Assim, valorizar o aluno em sua plenitude, torna-o capaz de agir e pensar criticamente, tendo o professor apenas como orientador.
PALAVRAS CHAVES: sabões e detergentes, ensino de química e aprendizagem
INTRODUÇÃO: A química como ciência e tecnologia, assegura a presença na educação dos elementos fundamentais na formação adequada do cidadão no mundo atual. A competência e habilidade são características da ciência e exigidas ao homem comum no nosso século tecnológico, não importando a classe social e o nível em que o encontramos.
Isto significa que se utilizando a vivência dos alunos e os fatos do dia-a-dia, a tradição cultural, a mídia e a vida escolar, busca-se reconstruir os conhecimentos químicos que permitiriam refazer essas leituras de mundo, agora com fundamentação também na ciência. Buscam-se, enfim, mudanças conceituais, ou seja, desenvolver “ferramentas químicas” mais apropriadas para estabelecer ligações com outros campos do conhecimento.
Sabões e detergentes é um tópico do conteúdo de química e faz parte do cotidiano dos alunos. Tornando-se um tema que provoca ansiedade em compreender de forma mais aprofundada, pois mesmo sendo um assunto do dia-a-dia, em sala de aula apenas recebem informações teóricas, escrevem equações químicas que servem apenas de modelo e não contribuem para o total conhecimento.
O objetivo deste trabalho foi mostrar a importância do caráter interdisciplinar da química com a educação ambiental, bem como elaborar uma proposta que venha melhorar o ensino-aprendizagem de química, através de atividades práticas que estejam relacionadas com o cotidiano dos alunos, tornando assim, o ensino e aprendizagem mais prazerosa. Incentivando os alunos produzir para o uso doméstico o seu próprio produto de limpeza com qualidade e segurança, aproveitando, resíduos de óleos e gorduras de uso domésticos.
MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi realizado com alunos do ensino fundamental e médio, aproveitando temas comuns vivenciado por eles, conhecido previamente pelo seu uso cotidiano e pela enorme propaganda na mídia de uma maneira geral. Assim, partindo da hipótese de que o ensino de química associado à prática (contextualizado) garante um maior índice de aprendizagem. Optou-se, por uma pesquisa junto aos alunos. Utilizado como instrumento de pesquisa, questionários. Nesta pesquisa foi feito um levantamento da opinião dos alunos sobre o ensino de química e mais especificamente, sobre conceitos e a fabricação de sabões e detergentes.
O interesse dos alunos quanto à obtenção de sabões e detergentes surgiu, após a exposição de aulas sobre reações orgânicas; reação de neutralização (obtenção de sais orgânicos) e reação de esterificação (obtenção de ésteres). Assim, foram estudadas por eles a composição química e a função de cada componente formadores destes produtos.
Assim, para a realização deste trabalho foram elaboradas aulas experimentais sobre a obtenção de sabões, utilizando como matéria prima o óleo de cozinha, ou seja, o óleo de soja, que foi utilizado em frituras. Dividiram-se os alunos em dois grupos, compostos cada um por doze alunos, para vivenciarem a química no cotidiano, dentro dos laboratórios da escola.
Porque, agregar a parte técnica à fabricação de produtos de limpeza estimula ainda mais a atenção dos estudantes e torna-se mais interessante saberem que todo o material produzido em laboratório será de grande valia para eles.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Num universo de 150 alunos, 95% corresponderam os questionários. Quanto à definição sobre sabões e detergentes, 90% afirmaram ser um produto de limpeza, os demais, não responderam. Quanto à utilidade destes produtos? 40% responderam que serviam para lavar pratos e roupas, enquanto que 25% afirmaram servir para limpeza em geral, e 35% responderam que serviam para eliminar sujeiras e matar bactérias. Quanto os tipos de matérias-primas utilizadas na fabricação dos sabões e detergentes? Apenas 2,8% responderam ser gordura e soda caustica, não responderam. Com relação à biodegradabilidade? 58% afirmam ser algo que é consumido por organismos vivos, 42% não responderam. Perguntou-se também que, ao se comprar detergente, observa-se o rótulo a sua composição química? Se é ou não biodegradável? 12% responderam observar o rótulo de tudo aquilo que compra os demais afirmaram nunca ter observado.
Finalmente perguntou-se: você gostaria de participar de uma aula prática sobre a obtenção de sabão e detergente? Todos responderam que sim. Destes, 87% justificaram usando os mais variados argumentos. Afirmando que, as aulas experimentais fixam as informações com mais facilidade.
Assim, forma realizadas aulas experimentais sobre o tema em questão e, como resultado, os alunos se tornaram mais participativos e interessados, demonstrando estarem mais motivados com esta forma de se estudar química, o que leva afirmar que o contexto escolhido foi importante por gerar aprendizagens significativas, ou seja, observou-se que os alunos aprenderam na aula prática que fórmula, da matéria antes considerada uma das mais complicadas, podem ser utilizadas fora da sala de aula e ainda promover cidadania.
CONCLUSÕES: Acredita-se que o ensino contextualizado garante um maior aprendizagem significativa. A proposta de ensino foi adequada e, à medida que as aulas eram ministradas, houve aumento da colaboração entre os alunos e a participação nas diversas atividades desenvolvidas. Com isso o rendimento correspondeu às expectativas esperadas. O estudo de conceitos químicos, usando como tema sabões e detergentes, foi adequado para gerar aprendizagens significativas, isto foi verificado no momento em que os alunos comentaram sobre a transferência do que aprenderam para resolver situações do seu dia-a-dia.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia critico-social dos conteúdos. 15. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1998.
SCHNETZLER, Roseli Pacheco; SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Educação em química: compromisso com a cidadania. 2. ed. Ijuí, RS: UNTJUI, 2000. (coleção educação em química)