ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: VISÃO EMPREENDEDORA DO DOCENTE DE QUÍMICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM - USO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO
AUTORES: SILVA, A.M. (UECE) ; SALDANHA, M.L.T.R. (UECE)
RESUMO: Foi feita a construção e uso de materiais de baixo custo nas empresas que realizam parceria com o Sesi no âmbito da Educação de Jovens e Adultos – EJA, do ensino médio. O objetivo do trabalho foi mostrar uma visão empreendedora para os docentes de Química no atual processo de ensino e aprendizagem, buscando melhoria no ensino de química através do uso de materiais de baixo custo. Utilizou-se os materiais construídos durante as exposições dos conteúdos de Química para os discentes das empresas Vicunha e Durametal, localizadas em Fortaleza-CE, que foram se envolvendo e discutindo durante o processo de aplicação dos mesmos. Elaborou-se e fez aplicação de um questionário, cujo objetivo foi avaliar a importância da utilização dos materiais de baixo custo no processo ensino-aprendizagem.
PALAVRAS CHAVES: empreendedorismo em química
INTRODUÇÃO: Atualmente as propostas mais recentes do ensino de química têm como um dos pressupostos a necessidade do envolvimento ativo dos alunos nas aulas, em um processo interativo professor-aluno. Isso significa criar oportunidades para que eles expressem como vêem o mundo, o que pensam, como entendem os conceitos, quais são as suas dificuldades. Segundo Wisniewski (1990), alguns objetivos citados pelos docentes aplicadores das aulas demonstrativas com experimentos, utilizando materiais de baixo custo são: a) despertar maior interesse pela Química; b) haver maior motivação dos alunos; c) propiciar um ensino adaptado à realidade dos alunos e da escola; d) propiciar melhor aprendizagem por parte dos discentes; e) possibilitar melhor integração com os discentes e a escola; f) promover o desenvolvimento completo do corpo discente. Construir e utilizar materiais de baixo custo e avaliar sua contribuição no processo ensino-aprendizagem como prática empreendedora aos docentes do ensino de Química é o objetivo deste trabalho. Conforme Araújo et al. (2005): “Empreendedorismo é o processo de fazer algo novo (criação) e/ou algo diferente (inovação) com o propósito de criar riqueza para o indivíduo e agregar valor para a sociedade”. Desta forma é que os materiais de baixo custo atuam como auxílio na prática pedagógica, e com certeza facilitará o processo de ensino- aprendizagem. O presente trabalho foi desenvolvido construindo esses materiais de baixo custo, cuja construção não necessitou de custos elevados, pois como o próprio nome diz são materiais de fácil acesso tais como, bolas de isopor, cola, régua e madeira. Após a construção dos mesmos, foram aplicados em sala de aula e em seguida foram aplicados questionários para obtenção de informações sobre o uso destes materiais.
MATERIAL E MÉTODOS: Foram realizadas construção de vários modelos de redes atômicas (hidrogênio, oxigênio, carbono, nitrogênio, enxofre, flúor e cloro) e de moléculas (H2, O2, N2, CO2, H2O, CH4, NH3). Essencialmente a técnica que foi usada consiste em tomar esferas de isopor com diâmetros adequados e relacionados com raios de Van der Waals. Essas esferas são convenientemente cortadas e em seguida coladas de forma a manter um afastamento adequado e relacionado com os raios covalentes dos átomos. Os livros textos fornecem os dados necessários para o conhecimento desses valores de raios, bem como os ângulos de ligação. Também foram construídos os seguintes materiais: a) modelos moleculares desmontáveis; b) diagrama quântico de energia, utilizando um compensado de madeira, estilo quadro, traçou-se na coluna horizontal 10 quadrinhos do mesmo tamanho; c) representação das estruturas de Kekulé, utilizando caixas de CD (acrilíco). Após a construção dos materiais alternativos e de baixo custo citados nesse trabalho foi aplicado um questionário com 5 perguntas subjetivas nas salas de aula do Curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em duas empresas diferentes Durametal, e Vicunha as quais o Sesi faz parceria. O questionário teve como objetivo interrogar os alunos dessas empresas a respeito da utilização de materiais de baixo custo, ou seja, se de alguma forma essa metodologia facilitaria a compreensão do ensino de química.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após as construções de todos os materiais mencionados neste trabalho (ver Materiais e Métodos) fez aplicações nas aulas do Curso EJA e observaram-se manifestações positivas por parte dos alunos, aprovando a metodologia alternativa, diferente do que eles estavam acostumados a ter em outras aulas. O bom resultado está expresso no questionário por eles respondido. Observou-se que na empresa Vicunha, 100% dos alunos em algum momento da vida tinham estudado Química, o que não ocorreu na empresa Durametal, onde apenas metade da turma havia estudado Química, o que nos leva a observação que ao expor os conteúdos da disciplina facilita para os alunos da empresa Vicunha e dificulta para os alunos da empresa Durametal. No quesito facilitação da aprendizagem com o uso de materiais de baixo custo foi à única resposta com 100% de unanimidade nas duas empresas. Foi constatado que mais de 50% acham cansativa a exposição dos conteúdos sem o uso dos materiais e aproximadamente 100% conseguem assimilar bem melhor os conteúdos quando são utilizados os materiais, ou seja, os materiais alternativos facilitam bastante a aprendizagem segundo opinião dos alunos. Com o início do século XXI, porém, abre-se um tempo em que é chegada a hora de novas propostas florescerem no meio educacional, auxiliando no processo de mudança. (Santos et al., 2004)
CONCLUSÕES: A proposta deste trabalho foi mostrar que o docente de Química pode ser um empreendedor e construir, junto com os alunos, modelos usando materiais de baixo custo, já que se torna muito difícil adquirir esses modelos em virtude do baixo poder aquisitivo do professor. Sugere-se essa proposta como uma nova metodologia a ser aplicada no ensino de Química, favorecendo o processo ensino-aprendizagem. Observou-se positivamente sua aplicação em turmas do ensino médio.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ARAÚJO, M. H. et. al. O Estímulo ao empreendedorismo nos cursos de Química: formando químicos empreendedores. Revista Química Nova, São Paulo, v.28, nov./dez 2005.
SANTOS, W. L. P. dos. et. al. Química & Sociedade: cálculos, soluções e estética. São Paulo: Nova geração, 2004.
WISNIEWSKI, G.. Utilização de Materiais de Baixo Custo no Ensino de Química Conjugados aos Recursos Locais Disponíveis. Florianópolis, 1990. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina.