ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: VERIFICAÇÃO DA OSMOSE ATRAVÉS DE EXPERIMENTO DE QUÍMICA COM MATERIAIS ALTERNATIVOS

AUTORES: MATOS, A. A. (UFMA) ; LIMA, J. B. (UFMA) ; BRAGA, R. S. (UFMA)

RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo contribuir de forma significativa na aprendizagem dos alunos através de experimento de química com material alternativo. O experimento utilizado serviu de ferramenta para a problematização, discussão e explicação do processo de osmose no estudo das propriedades coligativas. O material alternativo empregado é de fácil manuseio e aquisição.

PALAVRAS CHAVES: osmose, experimento de química, materiais alternativos

INTRODUÇÃO: Osmose é um fenômeno presente em nosso cotidiano e consiste na passagem do solvente de uma solução mais diluída para uma solução mais concentrada, através de uma membrana semipermeável. Na natureza, este conceito é utilizado constantemente, na absorção da água do solo pelas raízes das plantas, facilmente explicada por esse processo.
A osmometria desempenha um papel significativo para o funcionamento dos organismos e também responde muitas questões como: Por que as flores se mantêm viçosas por mais tempo depois de colhidas quando mergulhamos seus caules na água? Por que as verduras murcham rapidamente quando pulverizadas com sal? Por que as frutas secas, como a ameixa incham quando colocadas em água? Como as células de nosso organismo se nutrem? Como age o soro fisiológico, na desidratação?
O experimento realizado tem por objetivo mostrar aos alunos a ocorrência do processo de osmose em membranas vegetais e, proporcionar investigação e reflexão sistemática dos conceitos abordados no conteúdo de Química.

MATERIAL E MÉTODOS: • Materiais: cenoura, tubo vazio de tinta de caneta ou uma pipeta, açúcar, anilina, ameixa, rolha de borracha ou cortiça, garrafa PET, copo, colher, faca, broca.

Procedimento experimental:

• Preparar uma solução saturada de açúcar, colocando em seguida, anilina na solução apenas para dar uma leve coloração.
• Fazer um orifício na cenoura de aproximadamente 10cm de profundidade com 2,5cm de diâmetro, de preferência utilizando uma broca.
• Fazer um orifício em uma rolha de borracha (que servirá como a tampa da cenoura) de diâmetro igual ao do tubo de tinta de caneta.
• Colocar parte da solução saturada de açúcar dentro da cenoura (figura 01) e em seguida tampar com a rolha de borracha contendo uma pipeta ou um tubo vazio de tinta de caneta.
• Em seguida, imergir 90% da cenoura em água pura, aguardar alguns minutos e observar o processo de osmose.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Concluído o experimento, observou após alguns minutos que a solução saturada de açúcar aumentou seu volume na pipeta. Por que isso ocorreu? A água que está na garrafa “pet” funciona como solvente, ocorrendo sua difusão através da membrana semipermeável (cenoura), para o interior da mesma, aumentando conseqüentemente o volume da solução de açúcar evidenciado pelo aumento do volume de solução na pipeta (figura 02).
No decorrer do trabalho foram observados fatores que influenciaram positivamente o estudo do conteúdo osmose. Tais fatores foram: verificação, identificação e compreensão de fenômenos na natureza, comparações de diferentes situações do cotidiano, pois foram utilizados outros materiais como a ameixa, soluções de problemas relacionados ao cotidiano do aluno etc. Todos os fatores foram relacionados com os objetivos de ensino da Química.





CONCLUSÕES: Com a realização do experimento concluiu que houve uma melhor compreensão do conteúdo abordado influenciando sobremaneira no aprendizado dos alunos. Os experimentos ao serem executados motivaram os alunos a observar, comparar, opinar e questionar sobre os fatos.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRAGA, R. S. Atividades experimentais de fisico-química com a utilização de materiais alternativos para a aplicação no ensino médio. Monografia de conclusão de curso, UFMA. São Luís, 2002.
CASTELLAN, G. W. Físico-Química, vol.1, LTC, Rio de Janeiro, 1984.
FELTRE, R. Química: físico-quimica, vol.2, 5ª ed., Editora Moderna, São Paulo, 2000.