ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: CONHECENDO A TABELA PERIÓDICA, PROPRIDADES E APLICAÇÃO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS NO COTIDIANO COM O JOGO DIDÁTICO “BATALHA NAVAL COM A TABELA PERIÓDICA”
AUTORES: MORAES, G.L. (UEPA) ; OLIVEIRA, R.L.S. (UEPA) ; SILVA, L.P. (UEPA) ; RANIERI, H.S.C. (UEPA) ; MARQUES, J.Q.P. (UEPA) ; RENDEIRO,C.C.G (UEPA) ; LIMA,J.F (UEPA) ; FURTADO,C.A.G (UEPA)
RESUMO: Os jogos constituíram sempre uma forma de atividade inerente ao ser humano, daí o porquê da prática lúdica ser uma interessante forma de ensinar, pois é uma metodologia envolvente capaz de levar o educando a interagir no processo de ensino. Um dos grandes desafios do ensino de química é despertar nos discentes o interesse por esta ciência, em escolas de todo país a maioria dos estudantes não gostam de estudar química. Este trabalho visa facilitar o processo de ensino aprendizagem de química, em escolas de ensino médio, com a utilização do jogo didático “Batalha Naval com a Tabela Periódica”. Neste pode-se trabalhar de forma dinâmica o tema tabela periódica, conceitos referêntes as propriedades periódicas e aperiódicas, e a aplicação dos elementos químicos no cotidiano.
PALAVRAS CHAVES: ensino de química, jogo didático, batalha naval com a tabela periódica.
INTRODUÇÃO: Os jogos constituíram sempre uma forma de atividade inerente ao ser humano. Desde a Antiga Grécia, Platão já chamava atenção para a importância dos jogos educativos, ele introduziu, inclusive, a prática lúdica muito enfatizada nos dias atuais, ele aplicava o conhecimento científico a problemas diários. Um dos grandes problemas no ensino de química é despertar nos discentes o interesse por esta ciência, de fato em escolas de todo país a maioria dos estudantes parecem não gostar das aulas de química. Isso poderia ser diferente se ao invés de aulas e métodos avaliativos tradicionais, utilizássemos metodologias mais envolvente que levassem o educando a interagir no processo de construção do conhecimento. Neste sentido o jogo didático “Batalha Naval com a Tabela Periódica” é bastante benéfico, pois de forma dinâmica introduz a tabela periódica, os conceitos referentes as propriedades periódicas e aperiódicas, e aplicação dos elementos químicos no cotidiano. Além disso, o jogo didático pode ajuda a esclarecer conceitos que podem ter ficado mal compreendidos durante o processo de ensino-aprendizagem.
MATERIAL E MÉTODOS: O jogo didático “Batalha Naval com a Tabela Periódica”, foi realizado com materiais de baixo custo: caneta colorida, cola de isopor, folhas de isopor, lápis de cor, papel 40 quilos, percevejos, régua e tesoura. Este jogo poderá ser realizado como um momento de avaliação coletiva onde os conteúdos referentes à Tabela periódica e, as propriedades e aplicação dos elementos químicos no cotidiano serão exercitados através da pergunta: “Que elemento químico é esse?”. O jogo é composto por duas tabelas periódicas incompletas e os elementos ausentes estarão dispostos aleatoriamente e ocultos em um quadro de batalha naval à disposição das equipes. Deve-se dividir a turma de alunos em duas equipes e, para iniciar o jogo uma equipe escolherá um elemento no quadro da batalha naval, endereçando uma linha e uma coluna. Sobre este elemento será fornecida a primeira pista. Se a equipe acertar que elemento é este, um integrante deverá colocá-lo na posição correspondente da tabela periódica pertencente à sua equipe e escolherá um novo endereço no quadro da batalha naval. Se a equipe errar a resposta, passa a vez para a equipe adversária, e será lida uma nova dica. E assim ocorrerá até que uma das equipes acerte que elemento químico apresenta as propriedades citadas, então esta equipe poderá escolher um novo elemento e assim ocorrerá até o final do jogo. Para auxiliar os alunos, serão fornecidas pistas referentes ao tema proposto. As equipes poderão consultar uma tabela periódica completa, e o tempo para responder será de 30 segundos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O resultado obtido foi a construção de um jogo didático bastante dinâmico, que visa mobilizar conhecimentos e, portanto desenvolver competências. As informações fornecidas nas pistas foram selecionadas criteriosamente. Elas têm por objetivo testar se o educando consegue utilizar a tabela periódica, identificando e compreendendo a simbologia e as informações dispostas sobre os elementos, compreende os critérios de classificação, contextualizar os conhecimentos teóricos referentes às propriedades e aplicação dos elementos químicos no cotidiano. Outro objetivo muito importante é ensinar os estudantes utilizarem à tabela periódica de maneia adequada, pois o importante não é que eles decorem a mesma nem a literatura existente sobre o tema em questão, mas compreendam e saibam utilizar as informações que lhes são fornecidas na tabela.
CONCLUSÕES: O jogo didático “Batalha Naval com a Tabela Periódica” é uma ferramenta ideal para avaliar a aprendizagem do tema Tabela periódica e suas propriedades, na medida em que alia os aspectos lúdicos aos cognitivos possibilitando a aplicação de conceitos abstratos e complexos, favorecendo a motivação interna, o raciocínio, à argumentação, a interação entre alunos e entre professor e alunos. Mais do que testar a aquisição de conhecimento, impulsiona a mobilização das informações referentes ao tema proposto, o que sugere o desenvolvimento de competências e habilidades.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos a Profª. Msc.Lucicléia Pereira da Silva pela atenção e dedicação ao nos orientar.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GOMES, R. R.; FRIEDRICH, M. A Contribuição dos jogos didáticos na aprendizagem de conteúdos de Ciências e Biologia. In: EREBIO,1, Rio de Janeiro, 2001, Anais..., Rio de Janeiro, 2001, p.389-92.
MIRANDA, S. No Fascínio do jogo, a alegria de aprender. In: Ciência Hoje, v.28, 2001 p. 64-66.
PERUZZO, Tito M. & CANTO, E. L. Química na abordagem do cotidiano. Moderna: São Paulo, 1999.
SANTOS, Widson L. & MÓL, Gérson de S. Química e Sociedade. Volume Único, Ensino Médio – São Paulo: Nova Geração, 2005.