ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS DO PROGRAMA DA PETROBRAS SOBRE A PROBLEMÁTICA DO LIXO: O CASO DO BAIRRO BELOHORIZONTE, MOSSORÓ-RN.

AUTORES: SOUSA JUNIOR, F. S. (UERN) ; REBOUÇAS, B.M. (UERN) ; MARTINS, K.F. (UERN) ; DANTAS J.M (UERN) ; COSTA, M.A.A (UERN) ; SILVA, F.L. (UERN)

RESUMO: Com o objetivo de analisar a problemática do lixo no bairro Belohorizonte em Mossoró, RN, foi realizada uma excursão com as crianças do programa da Petrobras, procurando observar a percepção das crianças com relação à problemática do lixo no seu bairro; No percurso, foram visitadas as ruas das crianças do programa, sendo registradas, em caderno de campo, as observações, as reflexões e as conversas informais com os moradores do bairro sobre a problemática do lixo. Considerando que não existe um programa de coleta seletiva no bairro, concluímos que é de vital importância e urgência que se desenvolva um plano racional de tratamento dos resíduos produzidos pelos moradores do bairro, na tentativa de sanar os problemas de coleta e destinação final do lixo.

PALAVRAS CHAVES: crianças, meio ambiente, coleta seletiva.

INTRODUÇÃO: O modelo capitalista de desenvolvimento que busca transformar todos os recursos naturais em fontes de lucro, gera problemas e graves conseqüências sócio-ambientais, como o aumento de resíduos sólidos. Solucionar estes problemas dentro dos limites impostos pelo sistema capitalista são desafios constantes, atuais e de vital importância para as gerações do presente e garantia de um futuro melhor para as gerações futuras, sendo ponto importante nas modernas teorias e conceitos de desenvolvimento sustentável. Para se ter uma dimensão do problema gerado pelos resíduos sólidos, se considerarmos que cada pessoa gera em média 0,5 Kg de lixo por dia (Vilhena, 2002) os 5,6 bilhões de habitantes do mundo, produzem a espantosa cifra de 2,8 bilhões de quilos de resíduos sólidos diariamente.
Com essa preocupação o programa da criança vem trabalhando com o tema “lixo” em parceria com o Clube dos Empregados da Petrobras (CEPE) e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) que atende a 150 crianças e adolescentes da rede publica de ensino. Tendo em foco os temas transversais abordados pelos PCN (BRASIL, 1998), o programa inclui um núcleo de conteúdos e temas reunidos sob a denominação geral de “Convívio Social e Ética”, em que a ética, a pluralidade cultural, o meio ambiente, a saúde e a orientação sexual devem passar a serem trabalhados no programa transversalmente aos conteúdos tradicionais. Entre os temas proposto pelo PCN, pretende-se nesse trabalho analisar a problemática do lixo com base na percepção das crianças do programa, devido a sua importância para a sociedade e à preservação do ambiente urbano, na tentativa de sensibilizar as crianças e os jovens do programa, em um processo contínuo de educação ambiental, para que eles sejam os protetores do ambiente.


MATERIAL E MÉTODOS: Para atingir os objetivos do estudo, foi realizada uma excursão com as crianças ao bairro Belohorizonte na cidade de Mossoró, RN, onde reside a maioria as crianças do programa. Durante à visita procurou-se despertar o interesse das crianças pelo tema proposto; iniciando-se a investigação inspirados na música “Se essa rua fosse minha”. Durante o percurso, foram visitadas as ruas das crianças do programa da Petrobras, sendo registradas, em caderno de campo, as observações, as reflexões e as conversas informais com os moradores do bairro sobre a problemática do lixo, sendo anotados desde as observações feitas até as impressões subjetivas tidas pelo pesquisador com relação aos fatos ocorridos. Por fim, foi utilizado o método quantitativo, recorrendo-se às entrevistas dirigidas às crianças, com questões sobre o tema lixo e, em seguida foi sugerido que eles construíssem um jornal com fotografias do bairro. Em outro momento, foi sugerido para as crianças pesquisarem e recortar em jornais locais outras ruas de Mossoró com destaque a problemática do lixo.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: No Bairro Belohorizonte, onde residem as crianças do programa da Petrobras é grave e constante o problema de lixo e o acumulado em terrenos baldios, causando mau cheiro e a proliferação de mosquitos e ratos. Quando o acumulo do lixo torna-se insuportável, os moradores que jogam lixo, fazem queimações para “limpar” o terreno e reiniciar a pratica de colocar lixo. De acordo com o relato de alguns moradores, a queima do lixo causa problemas alérgicos para as crianças do bairro. Cerca de 35,71% das crianças observaram que as ruas eram sujas de lixo e tinha muito esgoto a céu aberto; já 14,29 % observaram a presença de arvores, 7,14% descreveram pessoas lavando roupa na rua, 28,57% responderam que o aroma de esgoto e forte e 42,86 afirmam que as ruas tem uma grande quantidade de baratas e ratos.
Deve-se ressaltar que, uma das principais formas de reduzir a quantidade de resíduos sólidos produzidos por uma comunidade, bem como descartá-los corretamente é por meio da educação ambiental da comunidade, sendo que a solução deste problema ambiental passa primeiramente na rua, depois no bairro, na cidade e até chegar à consciência global e, pode começar com um simples gesto de não jogar um papel de bombom no chão ou quem sabe, até um grande movimento público em favor do Meio Ambiente.


CONCLUSÕES: Considerando que não existe um programa de coleta seletiva, concluímos que é de vital importância e urgência que se desenvolva um plano racional de tratamento dos resíduos produzidos pelos moradores do bairro, na tentativa de sanar os problemas de coleta e destinação final do lixo.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SCARLATO, F.C. Do nicho ao lixo: ambiente, sociedade e educação. (Série Meio Ambiente). São Paulo: Atual, 1992.

VILHENA, A.A evolução da coleta seletiva e reciclagem do Brasil. Porto Alegre: CEMPRE, 2002. (Documentos do Recicleshow, 2002).