ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS PROFESSORS DE QUÍMICA DA GRANDE BELÉM
AUTORES: MOREIRA,R.R (UVA) ; MACIEL,A.A. (UFPA) ; SANTOS,C.B.R. (UFPA)
RESUMO: ESTE TRABALHO ANALISA AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS PROFESSORES DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA DA GRANDE BELÉM DO PARÁ.USANDO COMO REFERENCIAL METODOLÓGICO Á ANÁLISE QUALITATIVA DAS ENTREVISTAS REALIZADAS JUNTO AOS PROFESSORES DA ESCOLA,VERIFICA QUAIS AS VISÕES QUE OS REFERIDOS PROFESSORES TÊM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E QUAIS AS FORMAS DE ABORDAGEM DOS ASSUNTOS REFERENTES Á TEMÁTICA AMBIENTAL.UTILIZA COMO PARÂMETRO DE COMPARAÇÃO OS DOCUMENTOS OFICIAIS ELABORADOS E DISPONIBILIZADOS PELO MEC,PRINCIPALMENTE OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - PCNs.O TRABALHO REVELA QUE AS PRÁTICAS DOS PROFESSORES ENTREVISTADOS DIFERENCIAM-SE MUITO DO QUE É RECOMENDADO PELOS DOCUMENTOS OFICIAIS,ALÉM DE MOSTRAR QUE O ASSUNTO DA TEMÁTICA AMBIENTAL NÃO É PRÁTICO FREQUENTE NAS AULAS DOS PROFESSORES PESQUISADOS.
PALAVRAS CHAVES: educação ambiental,parâmetros curriculares nacionais
INTRODUÇÃO: AS MUDANÇAS OCORRIDAS COM A APROVAÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL(LDBEN),TROUXERAM ALTERAÇÕES QUE ATÉ HOJE NÃO FORAM ASSIMILADAS POR GOVERNOS,POR ESCOLAS E PROFESSORES(BRASIL,1996). MESMO HOJE SECRETARIAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS, OS PROFESSORES AINDA NÃO CONSEGUIRAM ENTENDER DE FORMA CONCISTENTE A REFORMA EDUCACIONAL DO ENSINO. NOVOS CONCEITOS SURGIRAM EM METOLOGIAS MODIFICADAS E SE MOSTRARAM DE DIFÍCIL IMPLANTAÇÃO, DENTRO DE UM SISTEMA QUE JÁ SE MOSTRAVA BASTANTE ABALADO COM MUDANÇAS, QUE VIAM A EDUCAÇÃO COM OS MAIS DIFERENTES OBJETIVOS E FINALIDADES(DIAS,G.F.1993).UMA DAS GRANDES NOVIDADES TRAZIDAS COM A NOVA LDBEN(LEIN°9394/96)FORAM OS TEMAS TRANSVERSAIS. OUTRO ASPECTO CONSIDERADO É SUA IMPORTÂNCIA, QUE DÁ AO ASPECTO SOCIAL,COM UM CARÁTER PLANETÁRIO.POR ISSO UM DOS TEMAS ELEITOS, FOI A EDUCAÇÃO AMBIENTAL,TEMA DISPERÇO E INDEFINIDO NA LEI ANTERIOR, QUE VEIO COMO TEMA PERMEÁVEL A TODA EDUCAÇÃO,DESDE A BÁSICA ATÉ O ENSINO SUPERIOR,COMO UM NOVO RAMO INOVADOR.A INTRODUÇÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS, SEGUNDO OS PCNs TEM A (E.A.), DENTRE OS VÁRIOS TEMAS FIXADOS E OU PRETENDIDOS, PRETENDE COMPARAR NESTA PESQUISA, COMO OS PROFESSORES ABORDAM A (E.A.) NO QUE DIZ RESPEITO AOS CONTEÚDOS, METODOLOGIAS E TAMBÉM O NÍVEL DE ADEQUAÇÃO, DESTES EM RELAÇÃO AO PÚBLICO.
MATERIAL E MÉTODOS: PARA ELABORAÇÃO DESTE TRABALHO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUE CONSISTIRAM EM ETAPAS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, ONDE FOI CARACTERIZADA PELO ESTUDO TEÓRICO SOBRE AS QUESTÕES QUE DEFINIRAM OS RUMOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DENTRO DO ASPECTO NÃO FORMAL, EM SEGUIDA PARTIU-SE PARA O LEVANTAMENTO DE CAMPO, ONDE FORAM COLETADOS DADOS A PARTIR DE ENTREVISTAS GRAVADAS COM SEIS PROFESSORES DE QUÍMICA, DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BELÉM, COMO ALVOS DESTA FASE DO PROCESSO. EM FATO OBSERVADO QUE MESMO LICENCIADOS, ESSES PROFESSORES OBRIGATORIAMENTE NÃO TINHAM A SUA FORMAÇÃO EM QUÍMICA. PROCUROU-SE UTILIZAR COMO PARÂMETROS PARA ENTREVISTAS, QUESTÕES ELABORADAS NA FORMA DE SETE PERGUNTAS, ABRANGENDO A TEMÁTICA AMBIENTAL NAS SUAS DIVERSAS FORMAS DE ABORDAGENS, A PARTIR DO QUE FOI RELATADO PELOS PROFESSORES, FORAM FEITAS AS TRANSCRIÇÕES DE FORMA A REPRODUZIR OS POSICIONAMENTOS RELATADOS NAS FALAS. A ESCOLA ESCOLHIDA PARA ESSE LEVANTAMENTO SITUAVA-SE EM AMBIENTE QUE NÃO POSSUÍA ESPAÇOS VERDES EM SUA ÁREA DE ABRANGÊNCIA, QUE PUDESSEM SERVIR COMO AMBIENTES DE AULA. OS DADOS OBTIDOS FORMA ANALISADOS BUSCANDO-SE VISUALIZAR COMO O PROBLEMA ENCONTRAVA-SE CONFIGURADO, OU SEJA, COMO OS CONTEÚDOS E METODOLOGIAS ESTAVAM SENDO RELACIONADOS DE FORMA A PERMEAR ESTE TEMA TRANSVERSAL (EDUCAÇÃO AMBIENTAL).
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A PARTIR DA PERGUNTA INICIAL "COMO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PODE SER TRABALHADA NOS CONTEÚDOS CURRICULARES DE ENSINO?" PROCUROU-SE VISLUMBRAR A OPINIÃO DOS PROFESSORES SOBRE ESTE TEMA TRANSVERSAL, ONDE SE OBSERVOU QUE MUITOS TINHAM UMA CONCEPÇÃO DE CUNHO AMBIENTALISTA, USANDO DE FORMA INDISCRIMINADA OS TERMOS: PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO. QUANDO SE PERGUNTOU COMO ERA A ABORDAGEM A RESPEITO DO ACÚMULO DO LIXO, A QUESTÃO DA ÁGUA E OUTRO O QUE SE VERIFICOU FORAM QUE ESTES EM FUNÇÃO DE ESTAREM INCLUÍDOS NOS TÓPICOS DO VESTIBULAR, SERIAM CONTEMPLADOS NO PROCESSO. ISTO EVIDENCIA QUE O VESTIBULAR ESTARIA INFLUENCIANDO A PRATICA DA ABORDAGEM AMBIENTAL EM FUNÇÃO DAS NECESSIDADES CONTEXTUAIS. SEUS TEMAS TRANSVERSAIS SURGIRAM COMO UMA INOVAÇÃO PARA ABORDAGEM DE TEMAS DIVERSOS, ABRINDO ASSIM CAMINHOS PARA AÇÕES INOVADORAS NO ENSINO, MESMO ASSIM, VERIFICOU-SE QUE HÁ PROFESSORES QUE NÃO SE APROPRIAM DESSAS POSSIBILIDADES, DEIXANDO-SE LEVAR "PELO QUE ESTIVEREM FAZENDO", COMO REVELARAM AS FALAS. OUTRO FATO CONSTATADO É QUE NÃO HAVIA TRABALHOS COLETIVOS, E SIM MAIS NA FORMA DE EVENTOS PONTUAIS. COM RELAÇÃO AOS ALUNOS, SE PROFESSORES PROPUSESSEM, ESTES SE ENGAJARIAM POR SE TRATAREM DE QUESTÕES DO SEU COTIDIANO. MAIS DE MODO GERAL O QUE ORIENTOU MESMO A ABORDAGEM AMBIENTAL, FORAM OS PROCESSOS SELETIVOS DAS UNIVERSIDADES.
CONCLUSÕES: A QUESTÃO AMBIENTAL, NÃO SE AFIRMOU COMO UMA QUESTÃO RELEVANTE PARA OS PROFESSORES. A MAIOR CONTRIBUIÇÃO PARA A SITUAÇÃO REVELADA É QUANTO À FORMAÇÃO DOS MESMOS PARA ESSAS QUESTÕES, DEMONSTRANDO QUE É NECESSÁRIO QUE SE FAÇAM INTERVENÇÕES EM SUA FORMAÇÃO. O INDIVIDUALISMO TEM SIDO UM DOS ENTRAVES PARA A IMPLANTAÇÃO DE TRABALHOS COLETIVOS, ESTABELECENDO POSSÍVEIS PRÁTICAS QUE MOSTREM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, FERRAMENTA DE FORMAÇÃO DE CIDADANIA. EXISTINDO FALTA DE COMPROMISSO DOS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS PARA ACOMPANHAR AS ATIVIDADES DOS FILHOS NAS ESCOLAS, “NÃO ROMPENDO OS MUROS QUE A CERCAM”.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasilia: 1996.
Dias, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: Principios e praticas. São Paulo: Gaia, 1993
Gallo, Silvio. Transversalidade e Meio Ambiente. Brasilia: MEC/SEF/COEA, 2001.Ciclo de Palestras sobre meio ambiente
Grün, Mauro.Ética e Educação Ambiental: A conexão necessária. Campinas: Papirus, 1996