ÁREA: Ambiental
TÍTULO: SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS PRESENTES NO MEIO AMBIENTE DOMÉSTICO
AUTORES: DAMASCENO, G.T. (UFPA) ; FARIAS, F.A. (UFPA) ; BITTENCOURT, R.M. (UFPA) ; FIGUEIREDO, M.T. (UFPA) ; SILVEIRA, A.J.A. (NMT/UFPA) ; PINHEIRO, M.C. (NMT/UFPA)
RESUMO: O trabalho teve por objetivo investigar o tipo de substancias químicas que estão presentes na composição química de produtos utilizados na limpeza domestica,tais como:sabão em pó,desinfetante,desorizante de sanitários,inseticidas,desengordurante,ceras e detergentes que possuem em sua constituição Benzenos e derivados.A composicão química contida na embalagenm de cada produto investigado foi analisada minuciosamente.Após exaustiva análise foi verificada que a utilização de produtos que contém benzeno e derivados é muito grande.Segundo a literatura a exposição prolongada ao benzeno causa depressão da medula óssea e conseqüentemente leucopenia (diminuição do número de glóbulos brancos). (John McMurry, 2006).O resultado desta investigação servirá para orientar a população com relação a forma de utilização destes produtos.
PALAVRAS CHAVES: compostos aromáticos, produtos de limpeza, saúde
INTRODUÇÃO: Atualmente o homem vem empregando a química em grande escala nas indústrias de matérias de limpeza e alimentos, buscando sempre seu conforto. Normalmente, as pessoas quando compram os produtos de limpeza desconhecem o conteúdo de sua composição e acreditam que estão levando para casa a limpeza e bem-estar do ambiente, sendo assim, por falta de informação desconhecem que atrás de um produto perfumado pode se esconder uma substancia química maléfica à saúde.O consumidor não tem o hábito de ler a composição química de produtos de limpeza domestico ou até mesmo quando lêem não tem o conhecimento técnico sobre efeitos maléficos que esses componentes químicos podem causar ao meio ambiente e a sua saúde. Para suprir falta de informação sobre os malefícios que determinadas substancias provocam ao homem, procuramos investigar a composição química dos produtos de limpeza, dando ênfase ao benzeno e seus derivados. Procuramos investigar quais seriam as influencias destes produtos na contaminação do homem no meio ambiente domestico, pois foi comprovado que tais substâncias em baixas concentrações em tempo de exposição prolongado podem trazer efeitos nocivos ao organismo humano.
MATERIAL E MÉTODOS: Foi aplicada a pesquisa de campo nas redes de supermercados do Estado do Pará, visando o objetivo de verificar a composição química dos produtos utilizados em limpezas domésticas. Os 1 compostos aromáticos, frequentimente encontrados nos produtos de limpeza foram: Alquilbenzeno sulfonato de sódio, Acido dodecilbenzeno sulfonato de sódio, Dodecilbenzeno sulfonato de monoetanolamina, Nonilfenol etoxilado, Cloreto de alquil dimetil benzil amônio, Paradiclorobenzeno, 1,2-Bezoatiazolin-3-ona, orto-benzil-para-clorofenol, Alquilbenzeno sulfonato de trietanolamina, Butilhidroxitolueno(BHT), Tolueno sulfonato de sódio, Cloreto de benzalcônio e EDTA. De acordo com composição química apresentada nos produtos de limpeza doméstica, foram analisadas as percentagens dos produtos portadores de compostos aromáticos descritas na tabela abaixo.
1 Composição química de acordo com os rótulos dos produtos pesquisados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Verificou-se que a maioria dos produtos utilizados em limpezas do ambiente domestica são constituídos de compostos de benzeno e derivados, como observado na figua 1 .
Dos sete tipos foram mais encontrados os seguintes compostos aromáticos: Alquil benzeno sulfato de sódio, encontrado em sabão em pó (90%), desinfetante (13,64%), desingordurante (14,29%), a cera (10%), detergente (70%), o desorizante de sanitário e os inseticidas não apresentaram esta substancia em sua composição(Figura 2); Dodecilbenzeno sulfonato de sódio, encontrados em desinfetante (13,64%), desorizante de sanitários (52,94%), cera (10%), detergente (20%), nos demais produtos não foram encontrados esta substancia; Dodecilbenzeno sulfonato de monoeltilamina, encontrado em desengordurante (10%), sendo que os outros produtos não apresentaram em sua composição este aromático; o desinfetante com 18,18% foi o único produto que apresentou em sua composição o nonilfenol etoxilado; o único produto que contem o cloreto de alquil dimetil benzil amônio é o desinfetante; o único produto que contem o paradiclorobenzeno é o desorizante de sanitário; 1,2-benzotiazolin-3-ona, encontrado em desinfetante (9,09%), a cera (20%), os demais produtos não apresentam.O único produto que apresentou o orto-benzil-para-clorofenol foi o desinfetante(9,09%). O detergente foi o único produto que apresentou alquilbenzeno sulfonato de trietandamina(10%).O composto Butilhidroxitolueno(BHT),permetrina e ciflutrina foi encontrado nos inseticidas(18,18%,50% e 20%, respectivamente) e o Tolueno sulfonato de sódio,Cloreto de benzalcônio e o EDTA foram encontrados na composição quimica dos desinfetantes(4,54%, 4,54% e 9,09% respectivamente)e essas substancias não fazem parte da composição dos demais produtos. De posse dessas informações, construiu-se um gráfico para mostrar as substancias mais presentes nos produtos analisados.
CONCLUSÕES: Esta pesquisa mostra que o benzeno e seus derivados fazem parte da constituição de vários produtos e por este motivo estes devem ser manuseados de forma cuidadosa.Pois segundo a doutora Conceição Pinheiro da Universidade Federal do Pará, os desinfetantes domésticos podem ocasionar renites e bronquites, tratando-se das vias respiratórias e dermatoses e/ou dermatites no contato com a pele.Assim podemos demonstrar que os produtos de limpeza analisados nem sempre são associados ao bem estar do ambiente e da saúde,verificar a composição química dos produtos que entram em nosso ambiente doméstico.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: McMurry, John. Química orgânica – Combo. Tradução da Sexta Edição Norte – Americana. Editora Thomson. São Paulo – SP, 2006
Becker, Heinz G. O... [ et al ]. Organikum: Química Orgânica Experimental. Edição Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa, 1997
Larini, Lourival. Toxicologia dos inseticidas. Editora Sarvier. São Paulo – SP, 1979
Solomons T. W. Graham e Fryhle, Craig B. Química Orgânica-vol. 1, 7ª edição, tradução Whei Oh Lin. Editora LTC. Rio de Janeiro, 2000
Allinger, Norman L. Química Orgânica, 2ª edição. Editora LTC. Rio de Janeiro, 1976