ÁREA: Ambiental
TÍTULO: O USO DO CABELO COMO BIOINDICADOR DAS CONDIÇÕES NUTRICIONAIS DA POPULAÇÃO DA CIDADE DE ALTAMIRA-PA
AUTORES: OLIVEIRA. J. S. (UFPA) ; PEREIRE, S. F. P. P. (UFPA) ; SILVA, J. S. (UFPA) ; OLIVEIRA, G. R. F. (UFPA)
RESUMO: De acordo com sua atividade biológica, os metais podem ser divididos em 3 grupos. Estes são: metais essenciais, aqueles com funções biológicas conhecidas e específicas; metais tóxicos; e metais eventualmente presentes nas células, sem funções definidas, podendo indicar um mau-funcionamento das mesmas (Beveridge et al., 1997). O cabelo é uma matriz analítica interessante para a determinação nutricional de indivíduos, podendo ser estocadas e transportadas sem cuidados especiais como refrigeração, controle de pH e etc. Altamira é uma típica cidade do interior do Pará, também é conhecida como a "capital da Transamazônica". Distante a 720 km de Belém é o centro urbano mais importante localizada no rio Xingu, um dos maiores afluentes da margem direita do rio Amazonas.
PALAVRAS CHAVES: cabelo, elementos essenciais e condições nutricionais
INTRODUÇÃO: Os metais com funções essenciais na matéria viva são Na, K, Mg, Ca, V, Mn, Fe, Co, Ni, Cu, Zn, Mo, e W. Os quatro primeiros são requeridos como elementos construtores no meio intracelular e, por isso mesmo sua concentração costuma ser elevada, sendo conhecidos como macronutrientes. Já os metais como Co, Ni, Zn, e Mo são necessários em baixíssimas concentrações, acima das quais passam a ser tóxicos. São por isso mesmo, chamados micronutrientes.(Adams, 1993). Os metais essenciais desempenham diversos papéis. Os elementos de transição e o zinco ligam-se firmemente a macromoléculas, particularmente proteínas, e estão envolvidos em processos como catálise enzimática de hidrólise ou reações de oxidação e/ou redução. Estes elementos são igualmente importantes no transporte e armazenamento de moléculas menores, tais como oxigênio. Os cátions dos grupos 1 e 2 também participam de catálise enzimática, particularmente o magnésio. Outras funções conhecidas são mecanismos de controle de reações, estabilização de estruturas, neutralização de cargas e controle de pressão osmótica. Os cátions monovalentes são de particular importância nas duas últimas funções devido a seu caráter de fracos ligantes. A população residente na área de Altamira sofre de problemas nutricionais e a análise do cabelo desta população visa estabelecer parâmetros que possam avaliar nutricionalmente uma população da Amazônia. Este trabalho teve como objetivo analisar os teores de elementos essenciais em cabelo da população residente na região localizada na cidade de Altamira-Pará visando o estabelecimento das condições nutricionais dos indivíduos residentes em áreas ribeirinhas da região Amazônica.
MATERIAL E MÉTODOS: A. Amostragem
As amostras de cabelos da população foram coletadas levando em consideração o local de residência, o sexo, a raça e a faixa etária dos indivíduos.
A cidade de Altamira foi subdividida em 13 áreas: São Sebastião, Brasília, Esplanada do Xingu, Liberdade, Aparecida, Catedral, Açaizal, Sudam I, Independente II, Jardim Oriente, Jardim dos Estados, Centro e Premem. Foi necessário coletar, aproximadamente, 0,5 g de tecido capilar da região acima da nuca, com tesoura de aço inoxidável, limpa com pano úmido e as mãos protegidas por luvas. As amostras foram acondicionadas, individualmente, em sacos plásticos padronizados para minimizar a influência de contaminações.
B. Tratamento e solubilização do cabelo
O cabelo destinado à análise foi lavado para a remoção de partículas de poeira, suor, gordura, etc. A metodologia utilizada neste trabalho para a lavagem dos cabelos foi o método de lavagem desenvolvido pelo IAEA, e que atualmente é utilizado em muitos laboratórios (Sachs,1997). o procedimento para a obtenção da solução análise compreendeu os seguintes passos: (1) cerca de 0,3g de amostra de cabelo picotado foi pesado; (2) adicionou-se 1,5 mL de ácido nítrico suprapuro 65% e 0,25 mL de peróxido de hidrogênio PA 30%; (3) após vedar o reator, este foi levado para o microonda; (4) Após o término do programa retirou-se os reatores do microonda e deixou-se resfriando a -10 °C por 50 minutos; (5) Depois do resfriamento, os reatores foram abertos e as soluções resultantes foram transferidas e aferidas em balões de 50 mL; (5) As amostras não analisadas foram mantidas sob refrigeração a 4°C até a realização da análise.
C. Análise instrumental
A análise foi realizada através da técnica de espectrometria de emissão atômica com fonte de plasma indutivamente acoplado ICP-AES.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A faixa de concentração dos elementos no cabelo da população analisada da cidade de Altamira foi de: 0,01-292,30 g/g para o sódio, 9,35-588,50 g/g para o potássio; 0,02-922,74 g/g para o cálcio; 0,00-48,55 g/g para o ferro; 33,70-1.321,02 g/g para o zinco, 0,00-18,04 g/g para o níquel, 0,00-114,96 g/g para o magnésio.
Na Tabela 1 são apresentados os resultados das análises das amostras de cabelo para a cidade de Altamira e para cada bairro onde foram feitas as coletas. Foram analisadas 81 amostras e os resultados estão expressos em termos de média.
Na Tabela 2 é mostrada a concentração normalmente encontrada dos elementos em cabelo.
Em termos de média os moradores dos bairros Esplanada do Xingu; Açaizal; Sudam I; Jardim Oriente; Jardim dos Estados; Centro e Premem estão com níveis de Mg abaixo dos níveis considerados normais para a população humana. O magnésio é um mineral essencial importante em inúmeras reações do organismo, por exemplo, nas reações de uso de fosfatos de alta energia, bem como no controle da dilatação de artérias. Com relação ao Ca os moradores dos bairros Sudam; Jardim Oriente; Jardim dos Estados; Centro e Premem encontram-se com mínimo abaixo da concentração normal para esse elemento. O cálcio é um elemento essencial importante para ossos, porém também igualmente importante para contração muscular, função neuronal e produção de ceramidas na pele. A falta de cálcio pode causar problemas como osteoporose, problemas odontológicos, irritabilidade, insônia e depressão. Com relação ao Na e K em todos os bairros analisados os níveis encontrados se encontram dentro da faixa de normalidade.
CONCLUSÕES: Neste trabalho foi possível verificar que a população avaliada, principalmente os indivíduos residentes nos bairros Jardim Oriente; Jardim dos Estados; Centro e Premem, estão com problemas de deficiência dos metais Fe; Ca; Mg e Zn causada provavelmente por hábitos alimentares que não contemplam estes elementos e por atividades de risco, como a mineração e agricultura onde os indivíduos entram em contato com produtos químicos perigosos. O Ni está em excesso na população provavelmente devido ao uso de água de poço sem tratamento onde o elemento pode estar em altos níveis.
AGRADECIMENTOS: Ao TQUILA, ao LAQUANAM e ao CNPQ pelo incentivo dado as minhas pesquisas...
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: [1]. Adams MWW. Enzymes and proteins from organisms that grow near and above 100ºC. Ann. Rev. Microbiol., 47: 627-658, 1993.
[2]. Bencze, K.; Fresenius J. Anal. Chem. 338, 58, 1990b.
[3]. Bencze, K.; Fresenius, J. Anal. Chem. 337, 867, 1990a.
[4]. Beveridge TJ. Role of cellular design in bacterial metal accumulation. Ann. Rev. Microbiol., 43: 293-316, 1989a.
[5]. Borella, P.; Rovesti, S., Caselgrandi, E; Bargellini, A.; Mikrochim. Acta, 123, 271, 1996.
[6]. Bozsai, G.; Microchem. J., 46, 159, 1992.
[7]. Burrows, D. Mischievous metals - chromate, cobalt, nickel and mercury. Clinic Exp Dermatology ,14:266-272, 1989.
[8]. Caroli, S.; Senofonte, O.; Violante, N.; Fornarelli, L.; Powar, A.; Microchem. J., 46, 174, 1992.
[9]. Chatt, A. e Katz, S. A.; Hair Analysis, Applications in the Biomedical and Environmental Sciences, VCH Publishers, New York, 5-10, 1988.
[10]. Gordus, A.; J. Radioanal. Chem. 15, 229, 1973.
[11]. Katz, S. A.; Katz R. B.; J. Appl. Toxicol. , 12, 79, 1992.
[12]. Neilands JB. Siderophore systems of bacteria and fungi. In: T.J. Beveridge & R.J. Doyle (eds.), 1989. Metal Ions and Bacteria. John Wiley & Sons, New York, pp: 141-163.
[13]. Nemery, B. Metal toxicity and the respiratory tract . European respiratory Journal. 3: 202-219, 1990.
[14]. NRC-National Research Council. Recommended Dietary Allowances, 10th, Washington, National Academy Press, 1989.
[15]. Sachs, H.; Forensic Sci. Int., 84, 7, 1997.