ÁREA: Ambiental

TÍTULO: ESTUDO DO IMPACTO DE TRIBUTÁRIOS NAS ÁGUAS DA REPRESA DE CAPIVARA/PR

AUTORES: DEDUCH, E.M. (UEL) ; ZANONI, K.P.S. (UEL) ; BARRETO, S.R.G. (UEL) ; ISHIKAWA, D.N. (UEL) ; BARRETO, W.J. (UEL)

RESUMO: Resumo. A caracterização da água de lagos pode ser realizada através de parâmetros que traduzem as suas principais propriedades. O objetivo deste estudo foi determinar o impacto de tributários com cidades no entorno, nas águas da represa hidrelétrica de Capivara, Pr. Os resultados das análises de 9 propriedades de águas amostradas em 19 pontos de coletas, estudadas utilizando a Análise das Componentes Principais, mostraram que as cidades que ficam às suas margens e dos seus tributários tem forte influência sobre esses parâmetros. Nas partes centrais do lago, no entanto, esses efeitos são atenuados devido à diluição. As águas próximas às cidades nas quais foram verificadas influências antrópicas não contribuem com os mesmos parâmetros físico-químicos para sua discriminação.

PALAVRAS CHAVES: água, pca, lago

INTRODUÇÃO: Introdução. A composição química das águas naturais é determinada por várias fontes, sendo uma mistura complexa de espécies inorgânicas e orgânicas. A crescente urbanização tem aumentado a pressão humana sobre ecossistemas aquáticos situados nas áreas ocupadas. Rios recebem cargas de esgotos domésticos e efluentes industriais e da lavoura, diminuindo a qualidade dos serviços que tais ecossistemas fornecem. A qualidade da água pode ser representada através de parâmetros que traduzem as suas principais características. Entre outros: a turbidez que mostra o grau de interferência com a passagem da luz através da água, o pH e pE que representam a concentração de íons H+ e o potencial redox da água, a alcalinidade que é uma medição da capacidade da água de neutralizar os ácidos, a condutividade elétrica que freqüentemente usada para expressar o conteúdo mineral da água, o material particulado, que é o material sólido em suspensão, a clorofila que representa a biomassa fitoplanctônica e a matéria orgânica, responsável pelo consumo de oxigênio dissolvido, que por meio da espectroscopia UV-Vis fornece através das razões de absorvância A(253)/A(203) e A(250)/A(365) um indicador semiquantitativo da concentração de matéria orgânica natural. O estudo destes parâmetros é importante para caracterizar a contribuição dos tributários (rios Paranapanema, Tibagi entre outros) no lago da represa de Capivara situada no norte do Paraná. A Análise das Componentes Principais (ACP) foi utilizada para evidenciar as correlações entre os parâmetros estudados e os pontos de coleta de águas. O objetivo deste estudo foi determinar o impacto de tributários com cidades no entorno, isto é, com ação antropogênica, nas águas da represa de Capivara.

MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAIS E MÉTODOS. A represa de Capivara situada ao norte do PR é uma represa hidrelétrica construída em 1970 com área inundada de 576 km2 e volume de 10,5 bilhões m3 de água proveniente principalmente dos rios Paranapanema e Tibagi. Para este estudo foram determinados 19 pontos de coletas, situados nos tributários e no centro da represa. Os locais foram escolhidos e identificados através do Google Earth e localizados em campo com o auxílio de GPS. As amostras de águas foram coletadas em frascos de água mineral de 5L, lavados com água do local e retiradas da profundidade de 30 cm abaixo da interface ar-água. No laboratório as águas foram filtradas em membrana de éster de celulose com poro de 0,45 um. Os filtrados foram armazenados em frascos de polietileno e as membranas com os resíduos destinados à determinação da clorofila foram embrulhadas em folhas de alumínio, mantidos em freezer até análise. As medidas pH, pE e condutividade elétrica foram realizadas com medidor de campo e a transparência da água com um disco de Secchi. As membranas para a determinação do material particulado foram mantidas em estufa a 60°C por 2,30 h, colocadas em dessecador até atingir a temperatura ambiente e então determinada as suas massas. A quantidade de material particulado em suspensão foi determinada por diferença de massa entre a massa da membrana com o resíduo, menos a massa da membrana. Após a filtração de 750 mL de água, as membranas com os resíduos foram transferidas para estufa a 60°C por 2,30 h. A clorofila a foi extraída com 10 mL de acetona 90% e quantificada por espectrofotometria UV-Vis. As absorvâncias das águas em 253, 203, 250 e 365 nm foram medidas dos espectros UV-Vis obtidos de 200 a 800 nm. Para os cálculos de ACP foi usado o programa computacional TANAGRA.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO. A Figura 1 mostra que ACP discriminou o grupo IV dos grupos I, II, III e V. O grupo IV (S10; S11; S14 e S16) são locais de maior profundidade da coluna de água (40 a 50 metros) ao longo da região central do lago, resultante da mistura das águas dos rios Paranapanema, Tibagi, Primeiro de Maio e Congonhas, entre outros. A principal característica deste grupo foram os elevados valores de pH (7,38; 7,03; 7,53; 7,4), CE (89,2; 70,6; 69,3; 85,3;), e razão A250/A365 (4,24; 6,6; 3,88; 5,33), Figura 2. Os grupos I (S18 e S19), II (S12 e S15) e III (S1; S2; S3, S4 e S17) são locais de coletas de águas próximos de cidades de porte pequeno e médio, Porecatu, Alvorada do Sul, Primeiro de Maio, Cruzália e Pedrinhas Paulista. Para os grupos I e II o quadrante é influenciado principalmente pelas medidas do disco de Secchi e as razões A253/A203. Para o grupo III, na CP1 à direta, o parâmetro com maior contribuição para discriminação foi a concentração de clorofila, indicando que o crescimento da biomassa fitoplanctônica e a matéria orgânica podem ter sido favorecidos por substancias originadas de atividades antrópicas provenientes da cidade ou devido à presença de criação de peixes em gaiolas que são encontradas naquela região. O ponto S13 foi discriminado de todos os demais ficando na extremidade esquerda da PC1 e na parte superior da CP2. Esta amostragem foi realizada próximo à cidade de Alvorada do Sul, e sofreu forte influência da cidade com elevados valores de pH (7,6), CE (158uS) e razão A250/A365 (6.46 ), Figura 2.






CONCLUSÕES: CONCLUSÃO. As análises físico-químicos das águas do lago da represa da hidrelétrica de Capivara,Pr amostradas em 19 pontos de coletas, mostraram que as cidades que ficam às suas margens e dos seus tributários tem influência sobre esses parâmetros. No entanto, ao longo do lago, em suas partes centrais, esses efeitos são atenuados devido à diluição, não se discriminando as águas em toda a sua extensão. Verificou-se também que as águas próximas às cidades nas quais foram verificadas influências antrópicas não contribuem com os mesmos parâmetros físico-químicos para sua discriminação.


AGRADECIMENTOS: AGRADECIMENTOS. Ao CNPQ, Fundação Araucária e FAEPE/UEL pelo apoio financeiro e à Fundação Araucária pela bolsa IC e à CAPES pela bolsa de mestrado.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
BARRETO, S. R. G. ; BARRETO, Wagner José ; SCARMINIO, Ieda Spacino ; OLIVEIRA, Elizabeth de ; NOZAKI, Jorge ; SOLCI, Maria Cristina ; RIBEIRO, Maira Reche . Interpretation of seasonal variation of metals and abiotic properties in a tropical lake using multivariate analysis and Minteqa2 program. Analytical Sciences, Japan, v. 21, n. 3, p. 209-214, 2005.
BARRETO, W. J. ; ISHIKAWA, Dilson Norio ; SCARMINIO, Ieda Spacino ; Nora P. S. ; SOARES, Miriam de Fátima ; NICOLAU, Romilane ; GONÇALVES, Adriana Celeste Esteves ; BARRETO, Sônia Regina Giancoli . Fe, Mn, P and S Speciation in Sediments from the Capivara Hydroelectric Dam Lake (Brazil) as an Indicator of Anthropogenic Influence. Clean - Soil, Air, Water, v. 36, p. 353-359, 2008.
BARRETO, W. J. ; SCARMINIO, Ieda Spacino ; SOLCI, Maria Cristina ; ISHIKAWA, Dilson Norio ; OGASAWARA, Melissa T ; NOMI, Sônia N ; BARRETO, Sonia Regina Giancoli . Analysis of the Physical and Chemical Parameters for Discrimination of Water Origin in a Hydroelectric Reservoir. Clean- Soil, Air, Water, v. 35, p. 239-245, 2007.