ÁREA: Ambiental
TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM TRABALHO ECOLÓGICO EM DEFESA DO LAGO PAUXIS - ÓBIDOS/PARÁ
AUTORES: GUIMARÃES, J. S. (UEPA) ; COSTA, J. V. M. (UEPA) ; PEREIRA, M. I. M. (UEPA) ; SILVA, M. D. B. (UEPA)
RESUMO: O presente trabalho objetivou conhecer as conseqüências danosas que o lixo e as excretas despejadas a céu aberto no Lago Pauxis, pode causar para a população de Óbidos/Pa, no que se refere aos problemas relacionados à saúde pública e o meio ambiente. A pesquisa foi realizada na orla do Lago Pauxis, tendo sido entrevistados 30 pessoas do município, entre elas moradores, pescadores e comerciantes com o intuito de verificar a consciência ecológica da população a respeito do Lago, sendo necessário que ações efetivas sejam concretizadas para equilibrar e sanear os problemas existentes.
PALAVRAS CHAVES: lago pauxis, educação ambiental, problemas.
INTRODUÇÃO: A Educação Ambiental há poucas décadas discutida no Brasil, vem assumindo novas dimensões a cada ano, principalmente no que diz respeito ao quadro de deterioração do meio ambiente, uma vez que vários problemas estão surgindo em decorrência dos prejuízos ocasionados pelo homem. Foi neste sentido que desenvolvemos a pesquisa para que pudéssemos conhecer as conseqüências danosas ocasionadas pela grande quantidade de lixo e de excretas despejadas no Lago Pauxis, localizado no município de Óbidos/Pa. O lixo produzido contribui para uma série de problemas de ordem sanitária, ambiental, econômica e social, sendo colocados geralmente em locais inadequados, provocando alterações para o solo, água, ar e principalmente danos à saúde, devido às condições favoráveis para a proliferação de vetores biológicos e, conseqüentemente transmissores de doenças. A nossa preocupação se deu em decorrência dos problemas surgidos, principalmente para os moradores que vivem no entorno do Lago Pauxis, pois como educadores e integrantes da comunidade, precisamos conservar e garantir a continuidade do Lago e das espécies que nele habitam.
MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi realizada inicialmente através de leituras em livros e reportagens em jornais e revistas. Posteriormente foi desenvolvida a pesquisa de campo do tipo diagnóstica, tendo sido entrevistadas 30 pessoas da comunidade do Bairro da Cidade Nova, no município de Óbidos/Pa, local onde onde foram coletados os dados que deram subsídios à elaboração dos resultados para a conclusão do trabalho.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os dados obtidos foram avaliados de forma qualitativa e quantitativa, onde tivemos a oportunidade de verificar se os moradores, educadores, representantes do poder público e demais setores da sociedade tem as informações necessárias para que se possa defender o Lago Pauxis de um futuro drástico. Do universo de 100% dos entrevistados, 95% relataram que o Lago Pauxis traz grandes benefícios para a comunidade como pesca, transporte, lazer e outros. Apenas 5% dizem que o Lago não oferece benefícios para a comunidade. Para que possamos reverter o problema, se faz necessário à realização de mutirões de limpeza regularmente na área do Lago, principalmente pelos trabalhadores dos pequenos estaleiros localizados as margens do Lago, drenagem, reflorestamento de grande parte do Lago e principalmente trabalhar a educação ambiental junto à população com incentivo do poder público e a comunidade em geral.
CONCLUSÕES: Com base nos dados levantados no decorrer da pesquisa, verificamos a necessidade da efetivação de ações como palestras, oficinas e visitas aos moradores, no sentido de amenizar os problemas do Lago Pauxis, pois se cada pessoa desenvolver um trabalho de sensibilização entre a comunidade, talvez haja uma formação abrangente da consciência ambiental, sem esquecer que o poder público também deve desenvolver atitudes que proporcionem melhores condições de vida para a população através de projetos que visem beneficiar as comunidades e principalmente ajudar a conservar o Lago Pauxis.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: IBGE. Pesquisa Nacional de amostras por domicílio. Pinad, 2000.
GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. Campinas: Papiros, 1995.