ÁREA: Ambiental

TÍTULO: O PERFIL DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS/MA

AUTORES: CARVALHO,R.M.S. (UFMA) ; DOURADO,L.D. (UFMA)

RESUMO: RESUMO:O trabalho tem por objetivo pesquisar sobre a EA e traçar o perfil do professor das séries iniciais na Educação Ambiental.No período de março deste ano foram entrevistados 44 docentes das escolas: Pio XII, 2 DE JULHO e Colégio Universitário. Entre outros questionamentos,84,1% declararam abordar alguns temas transversais em sala de aula e 81,8% destacaram o tema meio ambiente. o aspecto negativo desta pesquisa foi que 43,2% dos docentes mostraram desconhecer a "Agenda 21", um marco de referência sobre a problemática ambiental.Os resultados da pesquisa evidenciaram que a EA é trabalhada ainda de forma pontual, mas que o primeiro passo já foi dado para formar futuros cidadãos mais conscientes ambientalmente.

PALAVRAS CHAVES: educação ambiental, professor, aluno.

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO:A Educação Ambiental (EA) surge no cenário como uma área a ser implementada, tendo em vista a crescente conscientização sobre a problemática ambiental, da qual é vitimado todo o planeta, sem distinção entre países ricos ou pobres.
Desde 1997, os professores brasileiros contam com um instrumento oficial de apoio à implementação da EA nas escolas: os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Neles, o tema transversal “Meio Ambiente” sugere a abordagem da EA em todos os ciclos da educação fundamental. Independente da área de ensino, a EA é promovida ao longo de eixos temáticos que norteiam esse tema transversal (REIGOTA, 2002).
Para que os alunos construam a visão da globalidade das questões ambientais é necessário que cada profissional de ensino, mesmo especialista em determinada área do conhecimento, seja um dos agentes da interdisciplinaridade que o tema exige. Essa interdisciplinaridade pode ser buscada por meio de uma estruturação institucional da escola, ou da organização curricular, mas requer, necessariamente, a procura da superação da visão fragmentada do conhecimento pelos professores especialistas.
Trabalhar de forma interdisciplinar significa buscar a transformação dos conceitos, a explicitação de valores e a inclusão de procedimentos, sempre vinculados à realidade cotidiana da sociedade, de modo que obtenha cidadãos mais participantes. Cada professor pode contribuir decisivamente ao conseguir explicitar os vínculos de sua área com as questões ambientais, por meio de uma forma própria de compreensão dessa temática de exemplos abordados sobre a ótica de seu universo de conhecimentos e pelo apoio teórico-instrumental de suas técnicas pedagógicas (SILVA, 2002).



MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAL E MÉTODOS:Foram avaliados quarenta e quatro professores das séries iniciais no município de São Luís/MA, por meio de um questionário com perguntas relacionadas ao tema Educação Ambiental, das seguintes instituições escolares:

• COLUN - Colégio Universitário (UFMA);
• Colégio 2 de julho(administrado pelo corpo de bombeiros do Maranhão);
• Colégio Pio XII(rede publica estadual).



RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÕES:Do universo pesquisado, 62,2% tem mais de 14 anos de magistério e 36,4% dos docentes disseram ter nível superior.
84,1% declararam abordar alguns dos temas transversais em sala de aula e 81,8% trabalham o tema maio ambiente. A baixa porcentagem dos temas sustentabilidade e biodiversidade evidenciou que os professores trabalham a EA ainda de forma pontual.
100% dos entrevistados disseram que é importante a escola dá ênfase a EA e 84,1% deles não demonstraram ter dificuldades com os conteúdos de sua disciplina.
A televisão com 88,6% ainda é o meio mais utilizado pelos docentes para ter informações a respeito do tema meio ambiente e 75% trabalham em sala de aula, e entre outros recursos, aula expositiva com fotos e gravuras para abordar questões ambientais.
O resultado negativo desta pesquisa foi que 43,2% dos professores mostraram desconhecer a "Agenda 21".
É considerado como uma das mais importantes convenções diplomáticas do século XX e reconhece a educação como um processo de desenvolvimento de potencialidades, tanto a nível individual como das comunidades.

CONCLUSÕES: CONCLUSAO:Os resultados da pesquisa de campo indicaram que os professores das séries iniciais nas escolas onde se aplicaram os questionários estão se conscientizando do seu papel na EA, porém, o desconhecimento de quase 50 % dos entrevistados da Agenda 21, evidenciou que estamos ainda engatilhando no processo de implantação da EA e, por conseguinte, de cidadãos conscientes de seu papel como transformador da sociedade.
A importância da formação e capacitação das crianças em EA é que os primeiros anos de vida são fundamentais para a construção de valores, hábitos, atitudes e conhecimentos, constituindo a base para a vida futura.


AGRADECIMENTOS: Agradecemos a Deus por nos ter concedido esta oportunidade de enviarmos este trabalho ao CBQ e também a doutoranda Kiany pelo seu apoio dado neste trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIA:REIGOTA, M. A Floresta e a Escola: Por uma educação ambiental pós-moderna. 2ed. São Paulo; Cortez, 2002.

SILVA, TAÍS BUENO DA. Educação ambiental: uma proposta metodológica para o terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental nas escolas estaduais do município de Estreito-MA. Monografia de Biologia apresentada ao CESI-UEMA. Imperatriz, 2002.