ÁREA: Ambiental

TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DE MACRONUTRIENTES CONTIDOS EM ADUBO ORGÂNICO OBTIDO A PARTIR DE HORTALIÇAS

AUTORES: LACERDA, S. M. (UERJ) ; SANTA MARIA, L. C. DE (UERJ)

RESUMO: RESUMO: Com o intuito de comprovar que a prática da agricultura orgânica a partir de poucas variedades é eficaz e econômica, ao pequeno agricultor e aos consumidores, foram feitas duas compostagens usando cinco hortaliças. Dos compostos formados C1 e C2 foi determinada a umidade, que está relacionada com a estabilidade, qualidade e composição do alimento,cujos valores obtidos foram altos. Para a determinação dos nutrientes Ca, Mg, P e N,foi realizada a mineralização das amostras pelo método de Kjeldhal,e então, por método espectrométrico foram determinados os teores de N,P e Mg. A titrimetria foi empregada para a determinação de Ca e Mg, a partir da titulação com EDTA, para Ca e Mg e, titulação com KMnO4 para Ca.

PALAVRAS CHAVES: hortaliças, adubo orgânico, macroutrientes

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: A necessidade da produção agrícola de forma sustentável e os altos custos da agricultura convencional para os pequenos agricultores tornaram necessários estudos sobre a produção e benefício que os adubos orgânicos podem trazer para o meio ambiente e a sociedade consumidora como um todo. Acredita-se que um composto orgânico produzido a partir de materiais mais diversificados é melhor quanto ao quantitativo e variedade de nutrientes. Entretanto, o composto orgânico feito com poucas variedades de hortaliças e sem adição de fontes extras de nitrogênio (fontes naturais ou químicas) pode ser produzido a custos mínimos e gerar grandes benefícios para o solo, as plantas e a saúde dos seres humanos. O trabalho foi desenvolvido a partir da compostagem de cinco hortaliças : alface crespa (Lactuca sativa L.), couve mineira (Brassica oleraceae L.), couve chinesa (Brassica chinensis L.), chicória crespa (Chicorium intybus) e cebolinha (Allium fistulosum). O composto orgânico é o resultado da degradação biológica da matéria orgânica em presença de oxigênio do ar. Como produtos do processo de degradação se têm dióxido de carbono, calor, água e matéria orgânica. O composto orgânico decomposto fornece nutrientes minerais tais como N, P, K, Ca, Mg e Fe, dentre outros.

MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAIS E MÉTODOS: Duas compostagens (C1 e C2) foram feitas a partir de cinco hortaliças, couve manteiga (A), cebolinha (B), chicória crespa (C), couve chinesa (D)e alface crespa (E). As hortaliças de partida foram cultivadas em sistema orgânico. Os compostos C1 e C2 tiveram as seguintes composições: C1 - 20%D;20%E; 30%A;15%B;15%C e C2 - 20%D;20%E;15%A;15%B;30%C. A umidade de C1 e C2 foram determinadas à temperatura de 105°C por 5h em cápsula de porcelana. Para cada composto, foram pesados cerca de 2,0g de cada amostra em duplicata. As análises dos macronutrientes N, P, Ca e Mg foram realizadas a partir das soluções obtidas pelo método de Kjeldhal ocorrendo a mineralização de nutrientes orgânicos em ácido sulfúrico. Em um balão de Kjeldhal, adicionaram-se a amostra, a mistura catalítica(HgSO4,K2SO4 e Se)e o ácido sulfúrico concentrado. Após a completa mineralização,cerca de 3h, a solução foi neutralizada com NaOH 2M, transferida para um balão volumétrico de 250mL. Uma alíquota de 10mL foi transferida para um balão volumétrico de 100mL e completado o volume (solução A). Para a quantificação de N, foi empregado o reagente de Nessler e a absorbância/transmitância foi observada no comprimento de onda de 525nm. A quantificação de fosfato foi a partir de uma alíquota de 25mL da solução A adicionada a 5mL da solução aquosa de molibdato e 2mL da solução aquosa de hidrazina. Os frascos contendo as amostras foram mergulhados em banho-maria fervente por 30min, resfriados e transferidos para um balão volumétrico de 50mL, ajustados os volumes e medida a absorbância a 830nm,contra um branco de reagente. O Ca foi quantificado pelo EDTA 0,05M e pelo KMnO4 0,02M e o Mg foi quantificado também, pelo EDTA 0,05M e pelo espectrofotômetro (a 520nm) na presença do negro de eriocromo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO: A decomposição da matéria orgânica levou cerca de 50 dias para se completar. O composto foi considerado pronto quando não se observou mais o desprendimento de calor (aumento de temperatura), apresentou-se com cheiro agradável de terra úmida apresentando seus componentes como uma massa escura em que não pôde mais distinguir um material do outro (EMATER,2005). Não houve necessidade de irrigação do material. Foi retirada uma pequena porção aleatória e colocada num Becher com água e se observou que as partículas permaneceram em suspensão, indicando que o composto estava pronto para o uso. Os teores de umidade obtidos dos compostos C1 foi 61,2% e 66,8% e C2 foi 73,5% e 73,3%, os valores foram altos como esperado, as hortaliças são vegetais ricos em água. Os teores de N e P determinados por meio de análise espectrométrica das amostras mineralizadas pelo método de Kjeldhal, foram 6,03% e 6,65%,para C1 e C2 respectivamente, e os teores de P foram 2,79 para C1 e 2,75 para C2. A proporção média na literatura para compostos orgânicos é de 0,8 a 1,6% para o N e de 0,6 a 2,0% para P. Os teores obtidos apresentaram-se acima da faixa média para compostos orgânicos. Os valores de Ca obtidos, seja pela titulação com EDTA 0,05M usando como indicadores, separadamente, o negro de Solocromo e a Murexida seja a partir da titulação com KMnO4 0,02M foram baixos, 0,05%(C1) e 0,06%C2). O valor obtido para Mg pelo método espectrométrico e na titulação com EDTA 0,05M foram 0,18%(C1) e 0,19%(C2), ficaram dentro da faixa média. A proporção média na literatura para Ca é na faixa de 0,4 a 0,8% e para Mg é 0,1 a 0,3%. Observou-se que os valores obtidos de Ca foram abaixo da faixa média e os valores obtidos para Mg estão dentro da faixa média para compostos orgânicos.

CONCLUSÕES: CONCLUSÕES: Dentre os métodos de determinação de Ca, a titulação com KMnO4 se mostrou mais nítida no ponto de viragem. As determinações de Ca e Mg pelo EDTA usando negro de Solocromo como indicador e as determinações de P, N e Mg (este na presença do indicador negro de Solocromo) pelo espectrofotômetro foram satisfatórias. A determinação para umidade em estufa seguiu a literatura específica para análise de alimentos. Os teores de umidade foram altos como o esperado. Os teores obtidos de N, P e Mg foram satisfatórios.

AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem à CAPES, à FAPERJ e ao CNPq pelo apoio financeiro e à técnica Maria de los Dolores J.F. Ferreira pela colaboração nas análises.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CECCHI,H.M.Fundamentos Teóricos e Práticos em Análise de Alimentos.2a.ed. Campinas,SP: Ed.UNICAMP,2003.
EMATER-RIO. Horta Doméstica. 1a.ed.Rio de Janeiro,RJ.2005.