ÁREA: Química Analítica

TÍTULO: Determinação de nitrato na Atriplex nummularia

AUTORES: SANTOS. E.V. (UFRN) ; SILVA, M. L. (UFRN) ; ARAÚJO, E. G. (UFRN) ; FERNANDES. N.S. (UFRN)

RESUMO: RESUMO: A erva sal (Atriplex nummularia) é uma das espécies forrageiras da família Chenopodiaceae, originária da Austrália, que tem se adaptado muito bem nas regiões áridas e semi-áridas da América do sul, em particular na Argentina, Chile, Brasil (Nordeste). Neste Trabalho foi determinada a concentração de nitrato na Atriplex numullaria obtida do horto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, utilizando-se a espectrofotometria na região do ultravioleta. Os resultados mostraram a potencialidade da planta na absorção de NO3-, principalmente na suas folhas.

PALAVRAS CHAVES: atriplex nummularia, nitrato, absorção

INTRODUÇÃO: Pessoas adultas podem ingerir quantidades relativamente altas de NO3-, por meio de alimentos e da água, e excretá-lo pela urina sem maiores prejuízos à saúde. Contudo, bebês menores de seis meses de idade possuem bactérias no trato digestivo que reduzem o nitrato a nitrito, podendo haver envenenamento. Quando o nitrito alcança a corrente sanguínea, ocorre reação com a hemoglobina, formando o composto metahemoglobina o qual diminui a capacidade do sangue transportar oxigênio. Nessa situação, a criança pode sofrer asfixia ficando com a pele azulada, especialmente, ao redor dos olhos e da boca, sintomas típicos da metahemoglobina ou síndrome do bebê azul. A doença é letal quando 70% da hemoglobina do corpo é convertida em metahemoglobina, além das altas concentrações de nitrato está associado à ocorrência de câncer estomacal ou de esôfago pela formação de N-nitrosaminas. Em face do risco que representa, a concentração de nitrato na água para consumo humano não deve exceder 10 mgL-1 de NO3- - N ou 44 mgL-1 de NO3-, de acordo com os limites adotados pela Resolução 518 do Ministério da Saúde. O Nitrogênio (N) é um elemento indispensável para a vida das plantas. Está presente nas proteínas, vitaminas, clorofila, etc. O Nitrogênio, sobretudo absorvido pelas as plantas como nitrato (NO3-), é devido à mineralização da matéria orgânica e da aplicação de fertilizantes. O Nitrato-nitrogenio não dura no solo. A grande quantidade necessária para a produção da cultura torna necessária administrar este elemento em quantidades moderadas durante a época de crescimento da cultura. Nesse trabalho foi avaliada a concentração de nitrato na folha, caule fino e caule grosso da atriplex nummularia, utilizando-se a Espectrofotometria no ultravioleta.

MATERIAL E MÉTODOS: As amostras da atriplex nummularia irrigadas com água para consumo humano foram provenientes do horto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e foram separadas em folha, caule grosso e caule fino. Na seqüência foram secas em estufa à temperatura de 70 °C durante uma semana, trituradas e peneiradas para obtenção de uma fração uniforme. Em seguida pesou-se 1 g da cada amostra e pôs-se em um béquer contendo 100 mL de água deionizada e agitou-se em agitadores magnéticos durante 5 h, retirando-se 0,5 mL da amostra a cada hora, que foram postas em balões de 100 mL até aferição com água deionizada. As amostras foram analisadas em relação ao pH, condutividade elétrica e teor de NO3-. Para a preparação da curva de calibração a ser utilizada na determinação de nitrato, preparou-se uma solução estoque de 200 mg/L NO3- utilizando-se o KNO3. Em seguida foram preparadas soluções numa faixa de 10 a 200 mg/L de NO3- a partir da solução estoque, que foram analisadas em um espectrofotômetro UV-visível Thermo-electron comporation e cubetas de 1,0 cm de caminho óptico em comprimento de onda de 305 nm.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: As curvas de calibração apresentaram um coeficiente de correlação 1 e 0,99931 indicando um comportamento linear positivo, conforme visualizado nas Figuras 1 e 2 . Considerando a análise espectrofotométrica da amostra houve um aumento da concentração de NO3-, com decorrer do tempo nas frações da Atriplex, porém foi observada uma maior concentração na folha, variando de 103,96 a 146,76 a mg/L de NO3-. A condutividade elétrica apresentou para as soluções com as folhas de atriplex uma variação de 1,846 a 3, 232 µS.cm-1 e para o pH de 6,20 a 6,80. O Caule fino encontrou-se menores concentrações do analito, variando de 44,55 a 60 mg/L de NO3- , a análise da condutividade elétrica aumentou de 0,721 a 1,00 µS.cm-1 e o seu pH variou de 6,2 a 7,2. Para o caule grosso teve uma concentração inicial de nitrato de 15 mg/L até 40 mg/L ao final da análise, a condutividade elétrica das soluções foram 0,332 a 0,478 µScm-1 e o pH dessas soluções foi de 6,1 a 6,4.














CONCLUSÕES: A partir dos resultados obtidos foi possível perceber que a concentração de nitrato é significativa, principalmente nas folhas da atriplex nummularia, caracterizando a potencialidade dessa planta em absorver nitrato do solo e da água, principalmente em função da propriedade osmótica apresentada pela folha.



AGRADECIMENTOS: PETROBRÁS, Laboratório de Membranas e Colóides e Laboratório de Química Analítica e Meio-Ambiente.









REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MAHAN, M.B. Um curso universitário. São Paulo: Editora Edgard Blucher.,2005.
PORTO, E. R.; AMORIM, M. C. C.; ARAÚJO, O. J. Potencialidades da Erva-sal (atriplex nummularia) irrigadas com o rejeito da dessalinização de água salobra no semi-árido Brasileiro como alternativa de reutilização. XXVII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2000.
SKOOG, D.A., [et al]. Fundamentos de Química Analítica, São Paulo; Editora Thomson, 2006.
CIENFUEGOS, F. Análise instrumental, Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2000.