ÁREA: Química Analítica
TÍTULO: REDUÇÃO DOS RESÍDUOS QUÍMICOS GERADOS NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALITICA QUALITATIVA UTILIZANDO A ENERGIA SOLAR
AUTORES: HILÁRIO, L. S. (IC) (UFRN) ; LIMA, E. C. DE A. (IC) (UFRN) ; PESSOA, T DE L. (IC) (UFRN) ; FERNANDES, N. S. (PQ) (UFRN)
RESUMO: RESUMO: Neste trabalho é apresentado o tratamento de redução dos resíduos químicos gerados nas aulas da disciplina de Química Analítica Qualitativa ministrada para os cursos de Química, Farmácia e Engenharia Química da UFRN, utilizando energia solar.
PALAVRAS CHAVES: palavras chaves: resíduos químicos, laboratório, tratamento
INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO E OBJETIVOS: Atualmente sabe-se que as indústrias não são as únicas responsáveis pelo quadro atual de contaminação do ambiente por substâncias tóxicas. As universidades, escolas e institutos de pesquisa colaboram com o quadro atual nos descartes de substâncias tóxicas, mesmo que em pequenas proporções. Considerando que essas instituições exercem papel fundamental quando avaliam os impactos ambientais provocados por outras unidades geradoras de resíduos, torna-se necessário que os tratem adequadamente, para não verem sua credibilidade comprometida perante a sociedade e os órgãos públicos. A disciplina de Química Analítica Qualitativa na UFRN é ministrada para os cursos de Química, Farmácia e Engenharia Química e durante as aulas experimentais são gerados uma quantidade considerável de resíduos químicos. Os ensaios analíticos realizados envolvem o uso de diferentes íons metálicos, como Ag, Pb, Hg, Zn, Ni, Mn, Fe, Co, Cu, Cr, Cd, Bi, Ca, Sr, Ba, Sn, As, Sb, Mg, Na e K. Vários desses íons apresentam alta toxicidade, ou seja, causam danos a saúde humana. Uma vez que o campus universitário da UFRN está situado em um aqüífero Dunas/Barreiras que abastece grande parte da cidade de Natal, este poderia ser comprometido caso estes resíduos fossem descartados de forma incorreta. Dessa forma, no laboratório todos os resíduos são armazenados em frascos apropriados e rotulados. Além disso, considerando que o acúmulo de resíduos é grande, no presente trabalho, foi elaborado um sistema para reduzir a quantidades desses resíduos, utilizando a energia solar.
MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAIS E MÉTODO: Os resíduos químicos obtidos nas aulas da disciplina de Química Analítica Qualitativa são armazenados em frascos de 20 litros e rotulados de acordo com o tipo de íon metálico envolvido nas aulas experimentais. Em seguida, são colocados em bandejas de plástico, protegidas por um recipiente de vidro construído nas dimensões (80 x 60 x 50) cm, conforme mostrado na figura 1, que ficam expostos sob o sol, permitindo pelo processo de evaporação promover uma diminuição na fração líquida. Após eliminação da fração líquida, os resíduos sólidos são colocados em cápsulas de porcelana e são levados para uma chapa aquecedora modelo 186 FANEM para finalizar o processo de secagem.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO: O tratamento de redução dos resíduos químicos gerados no laboratório de Química Analítica Qualitativa após processo de evaporação são armazenados em frascos de vidro e rotulados (Figura 2). É importante ressaltar que esse tratamento prévio, reduz substancialmente os resíduos gerados no laboratório, além de permitir a possibilidade de aproveitamento como forma de promover a reutilização dessas substâncias obtidas em outras aulas experimentais.
CONCLUSÕES: CONCLUSÕES
A partir do trabalho realizado, foi possível perceber a potencialidade do uso da energia solar abundante na região nordeste, como forma de diminuir a quantidade de resíduos gerados nas aulas experimentais da disciplina de Química Analítica Qualitativa, o que é comprovado pela diminuição na estocagem desses resíduos no laboratório.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIAS
1) NOLASCO et al. Implantação de programas de gerenciamento de resíduos químicos laboratoriais em universidades: Análise crítica e recomendações. Eng. Sanit. Ambient. São Paulo, v. 11, n. 2 – abr/jun p. 118 – 124, 2006.
2) Jardim, W. F. Gerenciamento de resíduos químicos em Laboratórios de ensino e pesquisa. Química Nova, São Paulo, v. 21, n.5, p. 671-673, maio 1998.