ÁREA: Química Inorgânica

TÍTULO: SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DO BENZILATO DE BUTILDICLOROESTANHO(IV)

AUTORES: BARBIÉRI, ROBERTO S. (FAMINAS) ; TERRA, V. R. (UVV) ; VIEIRA; C. A. (UNIFENAS/UNA) ; ALVES, R. S. (UNIFENAS) ; PRATTE-SANTOS, R. (UVV)

RESUMO: Descreve-se no presente trabalho a síntese e a caracterização de um composto butilestânico derivado do ácido benzílico - (C6H5)2C(OH)COOH - o qual pode ser formulado como [BuSnBCl2] {B = (C6H5)2C(O-)COO-}. Para a caracterização do composto foram empregados os seguintes métodos físicos de análise: análise elementar de carbono, hidrogênio, cloro e estanho, espectroscopia no IV, espectrometria Mössbauer e ressonância magnética nuclear de Sn-119. Foi proposta uma estrutura pentacoordenada para o composto, com os átomos de cloro nas posições axiais e o ligante benzilato coordendado de forma bidentada ao átomo de estanho através das hidroxilas alcoólica e carboxílica desprotonadas.

PALAVRAS CHAVES: compostos organoestânicos; ácido benzílico; química bioinorgânica

INTRODUÇÃO: A química de compostos organoestânicos (CO) é conhecida há cerca de 150 anos e, durante 75 anos, despertou apenas interesse acadêmico. No campo tecnológico, CO são usados como estabilizadores do PVC e de outros polímeros vinílicos, diante da ação da luz e do calor, além de serem empregados em processos de tratamento de água e na preservação de produtos têxteis e de madeira. CO podem atuar como catalisadores na produção de espumas poliuretânicas, em reações de esterificação ou de transesterificação, na produção de silicones, e na polimerização de olefinas A partir de 1950, investigações sistemáticas demonstraram a ação de compostos organoestânicos em relação a fungos e bactérias, organismos marinhos, vermes parasíticos, insetos e caracóis aquáticos, entre outros. Atualmente são estudados compostos fitossanitários (fungicidas, bacterianos, helmínticos, inseticidas, repelentes e biocidas em geral), com conseqüentes aplicações em agricultura, veterinária, farmácia e medicina (TERRA, 1997).
No meio ambiente, CO tendem a degradar-se em dióxido de estanho - SnO2. Se esta degradação ocorrer rapidamente, então o uso de pesticidas baseados em CO torna-se mais interessante que outras substâncias, como os biocidas cúpricos, mercuriais ou fosfóricos (FILGUEIRAS, 1998). No entanto, em ambientes marinhos, têm sido observado o surgimento de órgãos sexuais masculinos em fêmeas de caramujos, fenômeno que tem sido denominado de imposex ou pseudo-hermafroditismo, o qual tem sido associado à absorção de compostos tributil- e trifenilestânicos (FERNANDEZ et al, 2002; FERNANDES, 2004)
Visando a síntese de CO que possam ter propriedades não agressivas ao meio ambiente, no presente trabalho descreve-se a preparação e caracterização do composto [BuSnCl2B] {B = (C6H5)2CH(O-)COO-}.

MATERIAL E MÉTODOS: O composto título pode ser obtido por duas rotas distintas:
Rota 1: Dissolvem-se 0,250 g (1,10 mmoles) de ácido benzílico e 0,297 g (1,05 mmoles) de tricloreto de butilestanho - BuSnCl3 - em 20 mL de de acetonitrila, contida em um frasco de Schlenck, sob refluzo e agitação magnética durante 24 horas. Evaporou-se o solvente e tratou-se o sólido obtido com mistura de hexano e clorofórmio 1:1, que foi seco sob vácuo, em uma pistola de Abderhalden.
Rota 2: Repete-se o procedimento anterior, promovendo-se a substituição da acetonitrila por clorofórmio.
O composto obtido foi caracterizado por análise elementar de carbono, hidrogênio, cloro e estanho, determinação de ponto de fusão, espectroscopia vibracional no infravermelho, espectroscopia Mössbauer e resssonância magnética nuclear de estanho 119.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O composto obtido, um sólido microcristalino branco, apresentou intervalo de fusão 108-110 oC. Os resultados de análise elementar foram os seguintes: C = 46,15%; H = 3,97; Cl = 12% e Sn = 25,00%, concordantes com a fórmula molecular [BuSnBenzCl2], para os quais os valores teóricos correspondem a: C = 45,62%; H = 4,25; Cl = 14,9% e Sn = 25,04%, destacando-se que o valor correspondente ao cloro foi obtido por ativação neutrônica, enquanto aquele correspondente ao estanho foi estabelecido por análise termogravimética.
O espectro IV do composto apresenta uma banda em 270 cm-1, atribuída aos estiramentos das ligações Sn-Cl; a banda da do estiramento assimétrico da carboxila, que no ácido benzílico livre aparece em 1725 cm-1, mostra um desdobramento a 1720 e 1590 cm-1, indicando sua participação na coordenação ao metal; enquanto a banda da hidroxila alcoólica em 3400 cm-1 aparece mais alargada que no espectro do ligante livre, indicando sua coordenação ao átomo de estanho.
Os parâmetros Mössbauer obtidos para o composto foram: desdobramento quadrupolar = 2,53 mm s-1; e deslocamento isomérico = 1,16 mm s-1.
Para o composto pode ser obtido o seu espectro de ressonância magnética nuclear de Sn-119, em meio de clorofórmio deuterado, apresentado na Figura 1, que apresentou um único sinal a -12,26 ppm.
Dos resultados obtidos pode ser proposta a estrutura pentacoordenada para o composto [BuSnCl2B] indicada na Figura 2.





CONCLUSÕES: Os resultados obtidos possibilitaram a proposição de uma estrutura pentacoordenada para o composto [BuSnCl2B] obtido, na qual os átomos de cloro se encontram nas posições axiais, com o ligante B {(C6H5)2(CO-)(COO-)} coordenado de forma bidentada pelas hidroxilas alcoólica e carboxílica desprotonadas.

AGRADECIMENTOS: À FAMINAS, UVV, UNIFENAS e UNA pelos apoios concedidos

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FERNANDES, Thaís. Transformação sexual no mar. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, v. 35, n. 207, 34-35, ago. 2004.
FERNANDEZ, Marcos Antonio et al. Occurence of imposex in Thais haemastoma: possible evidence of environmental contamination derived from organotin compounds in Rio de Janeiro and Fortaleza, Brazil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, p. 463-476, mar.-abr. 2002.
FILGUEIRAS, Carlos A. L. A nova química do estanho. Química Nova, São Paulo, v. 21, n. 2, 176-192, mar.-abr. 1998.
TERRA, V. R. Compostos organoestânicos com ácidos alfa-hidroxicarboxílicos e alfa-aminoácidos. 1997. 109 f. Tese (Doutorado em Química Inorgânica) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.