ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: INFLUÊNCIA DA MASSA DE SÍLICA FUNCIONALIZADA COM PAR E DAS VAZÕES DE PERCOLAÇÃO DA AMOSTRA E DO ELUENTE NA EXTRAÇÃO SÓLIDO-LÍQUIDO DE Mn2+

AUTORES: BORGES,C.H.R. (UFU) ; ALMEIDA,E.S. (UFU) ; SOUZA,J.C. (UFU) ; IAMAMOTO,M.S (UFU) ; EIRAS,S.P. (UFU)

RESUMO: A influência da massa de sílica funcionalizada com PAR e das vazões de percolação da solução de Mn2+ e da eluição do íon na extração sólido-líquido é apresentado. Para a extração percola-se solução de Mn2+ 1,0mg.L-1 em uma coluna de vidro contendo a sílica. A seguir, o íon é removido por eluição de solução de HNO3 0,01mol.L-1. A determinação de Mn2+ extraído e o balanço de massa foi terminado por conversão de Mn2+ a MnO4-, a 526nm. Avaliou-se a eficiência da extração em função da massa de sílica funcionalizada e das vazões de percolação das soluções de Mn2+ e do eluente HNO3. Observou-se que a extração de Mn2+ é quantitativa e independente das variáveis estudadas nos seus respectivos intervalos avaliados. Assim, estudo para pré-concentração do íon será avaliado em trabalhos futuros.

PALAVRAS CHAVES: sílica funcionalizada, par, mn2+

INTRODUÇÃO: A sílica gel é um óxido inorgânico que apresenta, distribuídas aleatoriamente, pontes de siloxanos, em seu interior e grupos silanóis vicinais que permitem a sua modificação e a imobilização de moléculas organofuncionais em sua superfície. A sílica organofuncionalizada é muito utilizada na detecção de metais e em processos de extração e em pré-concentração.
O objetivo deste trabalho é estudar a influência das variáveis: massa de sílica funcionalizada com PAR e das vazões de percolação tanto da solução aquosa de Mn2+ para sua reação com PAR (extração) como também da solução aquosa de HNO3 0,01 mol L-1 para a eluição do íon metálico inicialmente complexado com o PAR.


MATERIAL E MÉTODOS: Obtém-se a sílica funcionalizada misturando-se, sob aquecimento a 100 °C e agitação por 6 horas, 15,0g de sílica previamente silanizada com 3-cloropropiltrimetoxisilano, 20,0g de PAR e 150,0mL de etanol 95%. Após resfriamento, a mistura é filtrada e seca em estufa a 150ºC, durante 6 horas1.
A extração é realizada percolando-se 50,0mL de solução 1,0 mg L-1 de Mn2+, a pH 5,501, através de uma coluna de vidro contendo lã de vidro e uma determinada massa de sílica funcionalizada com PAR. O filtrado é recolhido em balão volumétrico de 100,0mL.
Posteriormente, a remoção do Mn2+ retido na sílica funcionalizada com PAR é realizada percolando- se 30,0 ml de solução de HNO3 0,01 mol. L-1 na coluna de vidro. O filtrado é recolhido em balão volumétrico de 50,0mL. Os volumes dos balões são completados com água e a quantidade de Mn2+ é determinada por espectrofotometria.
Para a determinação de Mn2+ extraído e o balanço de massa, transferiu-se alíquotas, respectivamente, de 10,0 mL do balão de 50,0 mL e 20,0 mL do balão de 100,0mL para béqueres de 50,0 mL, separados. Converteu-se Mn2+ a MnO4- utilizando (NH4)2S2O8 e Ag+, como catalisador. Em uma curva padrão de íons MnO4-, a 526 nm, obtida com o mesmo processo de conversão. Empregando-se a relação entre os íons Mn2+ e MnO4- determinou tanto a % de Mn2+ extraído na sílica funcionalizada com PAR como também o balanço de massa do experimento.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Para o estudo da extração sólido-líquido com a sílica fucionalizada com PAR empregou-se o sistema ilustrado na figura 1.
Empregando-se o sistema de extração da figura 1, e mantendo-se constante o volume de 50,0mL da solução de Mn2+ avaliou-se a eficiência da extração em função de: a) variação da massa de sílica funcionalizada com PAR no intervalo de 80-220mg; b) vazão de percolação de solução de Mn2+ no intervalo 0,80-12,50mL.min-1 e c) vazão da solução do eluente HNO3 no intervalo 1,25-16,36mL.min-1. Os resultados obtidos estão apresentados na figura2.
Observando a figura 2, podemos notar que a extração de Mn2+ é quantitativa e independente das variáveis estudadas nos seus respectivos intervalos avaliados.





CONCLUSÕES: Conclui-se que o procedimento proposto utilizando qualquer valor das variáveis nos intervalos avaliados pode-se ser empregado para a extração sólido-líquido de Mn2+. Assim, um estudo para pré-concentração do íon será avaliado em trabalhos posteriores.

AGRADECIMENTOS: - IQUFU
- Aos amigões de laboratório



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1 - BORGES, C.H.R.; SILVA, M.F; SILVA,R.A.B; IAMAMOTO, M.S; EIRAS,S.P; Estudo de Extração Sólido-Líquido empregndo sílica funcionalizada com 4-(2-PIRIDILAZO)-RESORCINOL E Mn2+ .IN XXI ERSBQ-MG. UFU 01 a 04 de novembro de 2007.