ÁREA: Iniciação Científica
TÍTULO: ESPECIAÇÃO DE METAIS POTENCIALMENTE TÓXICOS (Cu, Cr, Pb e Fe ) EM SEDIMENTOS SUPERFICIAIS DO RIACHO CAPIVARA NA ÁREA URBANA DE IMPERATRIZ/MA.
AUTORES: COSTA, G.P. (CESI/UEMA) ; SILVA, K.P. (CESI/UEMA) ; VIEIRA, K.L. (CESI/UEMA) ; AIRES, M.L.R. (CESI/UEMA) ; LACERDA, A.L. (CESI/UEMA) ; SOUSA, G.S. (CESI/UEMA) ; OLIVEIRA, J.D. (CESI/UEMA)
RESUMO: RESUMO: Os sedimentos desempenham um papel importante nos ecossistemas aquáticos. Além de fornecerem habitat para muitos organismos aquáticos, atuam como fonte de depósitos de matéria orgânica e inorgânica. Em virtude disto podem refletir a qualidade de um ambiente aquático. Este trabalho foi realizado no riacho Capivara na cidade de Imperatriz/MA, Brasil, com o objetivo de determinar a concentração de metais potencialmente tóxicos (MPT) em sedimentos e para avaliar a distribuição destes em suas fases que compõem os sedimentos. As determinações dos metais foram feitas por espectrometria de absorção atômica em chama (FAAS). Os resultados obtidos permitiram concluir que os sedimentos do riacho Capivara sofrem interferências da urbanização no aumento da concentração dos metais analisados.
PALAVRAS CHAVES: palavras chaves: sedimentos, mpt, disponibilidade
INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: Analisar os sedimentos dos corpos hídricos é de grande importância, pois através dos sedimentos pode-se avaliar a capacidade como os metais estão sendo liberados para a biota aquática. Estudos envolvendo a contaminação por metais potencialmente tóxicos (MPT) em corpos hídricos têm possibilitado o modelamento de emissões e disposição desses metais, contribuindo assim para o desenvolvimento de estratégias de controle. A determinação de metais totais em sedimentos não fornece informações suficientes sobre a mobilidade dos elementos, pois estes possuem diferentes formas físico-químicas que determinam seu comportamento. O objetivo deste trabalho foi determinar a concentração de metais nas diferentes fases que compõem os sedimentos do riacho Capivara, Imperatriz/MA, a fim de observar a influência da urbanização na concentração de MPT. O município de Imperatriz está localizado na região sudoeste do estado do Maranhão a 620 km da capital São Luis, e se estende pela margem direita do rio Tocantins.
MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAIS E METÓDOS: As amostras dos sedimentos foram coletadas em fevereiro/2008 em dois pontos de coleta: entrada (ponto1) e saída (ponto2) do perímetro urbano da cidade de Imperatriz. Os sedimentos foram acondicionados em embalagens plásticas e transportados para o laboratório sob resfriamento em caixa térmica, foram secos em estufa a 60ºC, logo após a secura foram triturados e fracionados usando peneiras de 0,35mm. O material fracionado foi guardado em frasco de polietileno de cor escura até o momento das analises. Nos sedimentos foram determinados matéria orgânica por calcinação e capacidade de troca catiônica (CTC) de acordo com o método usado por Cotta et.al. 2006. As diferentes formas químicas em que os metais podem estar associados aos sedimentos foram realizadas de acordo com a metodologias proposta por “Europan Communites Bareau of Reference”(BCR) que consiste em submeter a amostra e quatro etapas seqüenciais ( trocáveis, fase óxidos de Fe e Mn, fase matéria orgânica , residual). A concentração dos metais foi determinada por espectrometria de absorção atômica em chama (FAAS), com corretor de fundo com lâmpada de deutério.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCURSSÃO: Os teores de matéria orgânica foram 3,5% e 1,3% respectivamente nos pontos 1 e 2, indicando que os sedimentos analisados podem ser considerados inorgânicos com predominância de sílica e argila e compostos como ferro e manganês . Quanto a CTC os sedimentos possuem pouca capacidade retenção de cátions metálicos. Pois apresentaram valores 5,0 e 4,4 respectivos aos pontos de coleta 1 e 2. A concentração de MPT das frações consideradas lábeis ou não inertes ( as três primeiras frações ) é um indicador da quantidade de metais disponíveis para o ciclo biológico do ambiente aquático. Nos gráficos 1 e 2 estão representados as porcentagens das frações em cada ponto de coleta, o cromo foi o único metal que não sofreu influência da urbanização em sua concentração, visto que a concentração nos dois pontos não sofreram alterações significativas durante o período amostrado. Dentre os metais investigados o Cr foi o que apresentou maior porcentagem na fração residual.
CONCLUSÕES: CONCLUSÃO: Os resultados obtidos para o Fe, Pb e Cu na extração sequencial demonstram que esses metais encontram-se ligados a óxidos, à materia orgânica e sulfetos, correspondentes as três primeiras frações.Sendo assim a concentração destes metais apresentam um fator de risco ambiental, pois eles encontram-se facilmente disponíveis para a coluna d'água dependendo de variáveis físico-químicas (pH, potencial redox e sais dissolvidos). A urbanização tem significativa contribuição com o aumento da concentração de Fe, Cu e Pb com exceção do Cr que é característico dos sedimentos do riacho Capivara.
AGRADECIMENTOS: AGRADECIMENTOS: FAPEMA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ANDRADE, J. C.; ROCHA, J. C.; BACCAN, N. Analyst, 110, 197-199, 1985.
LIMA, M. A.; GIACOMELLI, M. B.; STÜPP, V.; ROBERG, F. D. ; BARRERA, P.B.; Química Nova, vol 24, n° 6, 742, 2001
RAMALHO, J. F. G. P.; SOBRINHO, N. M. B. A.; VELLOSO, A. C. X. ; Pesquisa Agropecuária Brasileira, v 35, nº 7, 1303, 2000.
VALENTE, J. P.S., PADILHA, P.M., SILVA, A. M., Eclética Química., 1997a, 22, 66.