ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO QUANTITATIVA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS COLETADOS PELA ASSOCIAÇÃO RECICLANDO PARA A VIDA – ACREVI, MOSSORÓ- RN.

AUTORES: SOUSA JUNIOR, F.S. (UERN) ; SOUZA, L.D (UERN) ; CAMACHO, R.G.V. (UERN) ; EVANGELISTA, J.P.C (UERN)

RESUMO: A UERN vem desenvolvendo um projeto de revitalização e capacitação na ACREVI com base nos princípios da educação ambiental para sociedades sustentáveis, sendo realizado um conjunto de ações para sensibilizar os associados e a comunidade do entorno da associação a respeito da problemática do lixo e da sua importância na preservação ambiental. Após a implantação do programa de coleta seletiva de lixo, realizou-se um trabalho para caracterizar quantitativamente dos resíduos sólidos domésticos coletados pela associação. A partir das ações desenvolvidas na ACREVI, observou-se a importância econômica e socio-ambiental da coleta de resíduos sólidos e seu reaproveitamento, tanto para os associados, quanto para a sociedade sensibilizada sobre os problemas ambientais causados pelo lixo.

PALAVRAS CHAVES: coleta seletiva, reciclagem, recicladores.

INTRODUÇÃO: O aumento da quantidade de resíduos sólidos tem suscitado debates técnicos e políticos, com tentativas diversas de minimização do problema (Martins, 2005). As possíveis soluções para os problemas gerados pelo lixo vão das mais simples, como a deposição a céu aberto, até as mais complexas e discutíveis do ponto de vista ambiental, como a incineração, passando pela deposição em aterros sanitários e reciclagem . Em países em desenvolvimento, como o Brasil, essa situação se conjuga com a existência de setores excluídos da população que literalmente “vivem” do e, em alguns casos, no lixo. Assim, para enfrentar esta situação no contexto social de nosso país, surgem iniciativas individuais e coletivas (grupos associados) que baseiam suas operações no processo de coleta, separação, reuso e ou reciclagem destes materiais. Esta ação, além de minimizar os problemas ambientais, gera trabalho e renda pela comercialização dos resíduos obtidos ou seu reaproveitamento para a produção de novos produtos de maior valor agregado. Em Mossoró (RN), a Associação Comunitária Reciclando para a Vida - ACREVI, é exemplo de sucesso destas iniciativas, mas apesar de estar corretamente apoiada em princípios de educação ambiental, enfrentava enormes problemas para com o descarte adequado dos resíduos e com o processamento correto do material coletado e gerar renda a partir deles. Com a finalidade de alterar este panorama, após a implantação de um programa de coleta seletiva foi elaborado um trabalho de gestão dos resíduos sólidos ACREVI, visando alternativas de tratamento e aproveitamento dos resíduos sólidos urbanos.

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi realizado no período de fevereiro de 2006 a outubro de 2007 na ACREVI em Mossoró (RN) e, constou de um conjunto de ações que visaram o fortalecimento das atividades da associação na coleta, reciclagem e reutilização dos resíduos sólidos e a sensibilização da comunidade sobre a problemática do lixo e preservação ambiental. Foi desenvolvida na comunidade uma campanha de coleta seletiva na comunidade com a participação da ACREVI e, a partir do momento em que a população do bairro estava envolvida na campanha e ciente de sua importância, o lixo doméstico produzido pode ser, devidamente, separado por ela de acordo com os seus quatro principais componentes: papéis e papelões, plásticos, vidros e metais e a ACREVI iniciou a coleta seletiva no bairro. O material adquirido na coleta seletiva foi transportado para o galpão da ACREVI, onde foi realizada a triagem do lixo seco, separando os quatros principais componentes dos outros materiais. Neste processo o material foi pesado antes e após a separação do material aproveitado, com as perdas sendo estimadas por diferença dos pesos. Com base nestes dados foi calculado o peso médio dos resíduos sólidos coletados durante cinco dias e o peso dos itens que podem ser diretamente negociados, estimando-se a margem de lucro destes materiais na internet (CEMPRE, 2003). A participação direta dos bolsistas e professores nas ações de separação permitiu por meio de conversas informais, fornecer algumas instruções básicas sobre segurança nas atividades de separação e prensagem do lixo, como, por exemplo, uso de mascaras e luvas e sobre a importância de deixar os componentes do lixo protegidos da luz solar e das águas das chuvas, pois quanto melhor e mais eficiente for à triagem, maior será o valor obtido com a venda dos materiais.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A reutilização e a reciclagem é a solução mais viável ecologicamente e socialmente para a resolução dos problemas dos resíduos sólidos, pois não apenas reduz a quantidade de resíduos, mas gera trabalho, renda, recupera produtos, economiza matéria-prima, economiza energia, despertam nas pessoas hábitos conservacionistas e reduz a degradação ambiental (Tabela 1). Na Figura 1, observou-se que o percentual de matéria orgânica encontrada foi de 17,34 %, muito abaixo da média brasileira (60 %). Esta redução percentual da média obtida é justificada pelo sucesso da campanha de conscientização feita nos locais de coleta e ao fato de no bairro Nova Vida (classe média/baixa), a comunidade destinar a maior parte dos resíduos orgânicos para a alimentação de alguns animas. A porcentagem de papel/papelão encontrada foi de 30,28 %, ou seja, 5,28 % a mais do que a média brasileira (25 %). A porcentagem de metal (alumínio e aço) - material não degradável - encontrada foi de 12,25 %, ou seja, 8,25 % maior que a média brasileira (4 %); esta diferença se deve provavelmente a coleta ter sido realizada direto nas residências e, a média brasileira ser obtida por meios de coletas de materiais nos lixões, diminuindo a quantidade de metais, devido ao fato deste ser um material bastante disputado entre os catadores. O valor percentual de plástico coletado foi de 6,65 %, ou seja, 3,65 % a mais do que a média brasileira (3 %). Com relação ao vidro, foi coletado em média 33,47 % do total coletado, ou seja, 30,47 % a mais que a média brasileira (3 %); esta diferença justifica-se pelo fato do período de coleta coincidir com a semana-santa, período em que é costume social típico da região o consumo de vinho e outras bebidas alcoólicas, aumentando significativamente a porcentagem de vidros coletados.





CONCLUSÕES: Observou-se a importância econômica, social e ambiental do descarte adequado dos resíduos sólidos para os associados e também a sensibilização da comunidade sobre os problemas ambientais causados pelo destino inadequado do lixo; O envolvimento da comunidade foi significativo, fornecendo excelente oportunidade de percepção do espaço urbano e do exercício da cidadania. Devem-se priorizar práticas realmente integradoras, capazes de promover a real prevenção da poluição, através da minimizacäo de resíduos, isto é, de sua diminuição, a partir da redução na fonte, reutilização e reciclagem.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CEMPRE. Preço do material reciclável. http://www.cempre.org.br/serv_mercado.php. 10 Nov. 2007.

MARTINS, C.H.B. Trabalhadores na reciclagem do lixo: dinâmicas econômicas, socioambientais e políticas na perspectiva de empoderamento. Porto Alegre: UFRGS, 2005. 242p. Tese Doutorado.