ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: Avaliação ambiental dos recursos hídricos urbanos da cidade de Vitória da Conquista - BA com base nas características físico-químicas

AUTORES: FERNANDES, T.E.C.L. (UESB) ; SANTOS, S. N. DOS (UESB) ; SANTOS, J. S. DOS (UESB) ; SANTOS, M. L. P. DOS (UESB)

RESUMO: Dentre os recursos naturais mais afetados pelas ações antrópicas em ambientes urbanos,encontram-se as águas superficiais.O Córrego Verruga e a Lagoa das Bateias são os recursos hídricos urbanos mais importantes de Vitória da Conquista.O objetivo desse trabalho foi realizar uma avaliação espacial dos impactos provocados pelo aporte de esgoto sanitário e drenagem de águas pluviais em recursos hídricos urbanos.Determinou-se as concentrações de Ca, Na, Cl-,K, pH e condutividade elétrica em amostra de água coletadas diariamente nos períodos de 14 a 24/01/2006 e 06 a 15/12/2007,em três pontos no corpo principal da Lagoa e três pontos no Córrego.
O estudo indica que a presença da mata ciliar na nascente do Córrego apresenta importância na estabilidade das concentrações dos parâmetros observados.

PALAVRAS CHAVES: córrego verruga , metais e escoamento superficial

INTRODUÇÃO: Dentre os recursos naturais mais afetados pelas ações antrópicas em ambientes urbanos, encontram-se as águas superficiais, sendo o escoamento superficial um agente impactante de origem difusa. Este processo provoca alterações nos ambientes, tais como o desmatamento, impermeabilização do solo, movimentos de terra, alteração da topografia, aterramentos de áreas baixas ou alagadas e a veiculação de poluentes. Em conseqüência, sob certas condições ambientais, as ocupações urbanas podem se tornar importantes fontes de poluição dos recursos hídricos. O controle da poluição da água é necessário para assegurar e manter níveis de qualidade compatíveis com sua utilização (BORSOI&TORRES,1997).
O Córrego Verruga e a Lagoa das Bateias são os recursos hídricos urbanos mais importantes da cidade de Vitória da Conquista. O sitio urbano da cidade, localiza-se no centro da micro-bacia do Córrego Verruga. Inicialmente, a expansão urbana direcionou-se para as áreas próximas das nascentes e posteriormente ao longo do curso de água do córrego, cujo leito encontra-se canalizado no percurso que atravessa o centro comercial da cidade. Apesar dos problemas provocados pelo crescimento urbano, a cabeceira do córrego encontra-se protegida por uma floresta de vegetação densa (Santos et al,2007). Já a lagoa das Bateias localiza-se em uma área residencial de alta densidade, cujo esgotamento sanitário é lançado no lago. Devido à inexistência de uma rede de drenagem de água pluvial o lago vem sofrendo um processo de assoreamento, cujos resíduos estão sendo dragados. Com isso, o trabalho tem como objetivo realizar uma avaliação espacial dos impactos provocados pelo aporte de esgoto sanitário e drenagem de águas pluviais nos recursos hídricos urbanos.

MATERIAL E MÉTODOS: O estudo foi realizado através da determinação das concentrações de Ca, Na, Cl-, K, medidas de pH e condutividade elétrica em amostra de água coletadas diariamente nos período de 14 a 24 de janeiro de 2006 e 06 a 15 de dezembro de 2007, em três pontos no corpo principal da Lagoa das Bateias e três pontos no córrego verruga, distribuídos da seguinte forma: nascente do córrego, zona de recebimento das águas pluviais e esgoto e um ponto localizado a uma distância de 4 km a jusante da estação de tratamento de esgoto sanitário. A análise e interpretação dos dados foram realizadas utilizando-se a análise de componentes principais (BORGES,MACHADO & SELLA,2007), devido à existência de diferentes fatores (concentração por evaporação, poluição urbana e inundação) que poderiam afetar a mobilidade dos metais nos ambientes aquáticos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A matriz de semelhança dos coeficientes de correlação usados para a análise de agrupamentos entre variáveis e o dendrograma da Figura 1, discriminam as duas diferentes zonas de amostragem no córrego verruga: a primeira zona mais estável P1 (nascente do córrego), as amostras dessa região caracterizam – se por apresentar os mais baixos níveis de concentração das espécies estudadas e por não sofrer variações significativas de suas concentrações, mesmo em dias chuvosos. A segunda zona menos estável formada pelos pontos P2 e P3 apresentam elevados níveis de concentrações dos parâmetros estudados, ocorrendo variações significativas em suas concentrações nos finais de semana e principalmente nos dias que apresentam altos índices pluviométricos.
Os resultados das amostras de água coletadas em três pontos da lagoa Bateias e em três pontos do córrego Verruga durante 20 dias gerou uma matriz de dados (60 x 7). Foram avaliadas com o auxílio da análise de componentes principais (ACP), sistematizados na Figura 2, onde pode-se distinguir três grupos bem definidos. A primeira componente (CP1), com 52,83% da variância dos dados distingue os grupos da nascente e urbano do córrego Verruga. Essa separação é divido boa qualidade da água na nascente protegida por uma mata ciliar comparada com a área urbana que recebe esgoto. A CP2 com 33,53% de variância distingue o grupo formado pelas águas da lagoa Bateias.

Figura 1. Dendograma de análise de cluster entre variáveis nas amostras de água coletadas durante 11 dias no perímetro urbano do Córrego Verruga.
Figura 2. Diagrama da distribuição das duas primeiras componentes principais observadas.





CONCLUSÕES: O estudo indica que a nascente do Córrego Verruga encontra-se protegida, devido a estabilidade das concentrações dos parâmetros observados mesmo em dias chuvosos.
As variações das concentrações nos pontos P2 e P3 observadas nos finais de semana e em dias chuvosos são atribuídas ao fato dessas zonas receberem aportes de esgoto sanitário e drenagem de águas pluviais. Evidenciando, a importância da mata ciliar como uma ferramenta na proteção dos recursos hídricos urbanos.

AGRADECIMENTOS: A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.
A FAPESB e ao CNPQ, pelo apoio financeiro.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Borsoi, Z.M.F; Torres, S.D.A. A política de recursos hídricos no Brasil - Revista do BNDES, 1997

Borges, A. C.; Dias, J. C.; Machado, W.; Patchineelam, S. R.; Sella, S. M.;
Quim. Nova 2007, 30, 66.

Santos, J.R. dos; Santos, J.S. dos ; Santos, M.L.P. dos. Avaliação espacial e temporal das águas do Córrego Verruga em áreas urbana e rural do município de Vitória da Conquista Ba. - 2007