ÁREA: Iniciação Científica
TÍTULO: TRATAMENTO DE RESÍDUO CONTENDO ÍONS CROMO (III) EM SOLUÇÃO
AUTORES: VITOR, A.A. (UNILAVRAS) ; FREIRE, G.R. (UNILAVRAS) ; AMARAL, L.C.S. (UNILAVRAS)
RESUMO: RESUMO:Atividades experimentais, sejam de ensino ou pesquisa, geram resíduos que podem oferecer risco à saúde ou ao ambiente. Estudantes universitários nem sempre percebem que os resíduos gerados em aulas experimentais devem ser dispostos de maneira adequada. Para auxiliar a conscientização dos licenciandos em química, em relação à importância de se gerenciar resíduos, foi introduzido na disciplina Química Inorgânica Experimental, um projeto em que os alunos propõem e testam métodos para reciclar um resíduo. Este trabalho apresenta os resultados de um grupo de alunos que, em 2007, recebeu um resíduo contendo cromo (III)em solução. Os alunos, após a revisão de literatura, escolheram o método mais viável economicamente e testaram, obtendo cromato, um insumo usado em vários experimentos.
PALAVRAS CHAVES: resíduos, cromo (iii), reciclagem
INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: Durante os últimos anos cresceu a nível mundial a conscientização por parte das indústrias químicas, instituições acadêmicas e órgãos governamentais a respeito da necessidade de se tratar os resíduo gerados. As indústrias estão gradualmente trocando processos tradicionais por tecnologias limpas. Atitudes responsáveis deste tipo são essenciais para que danos ambientais e riscos à saúde da humanidade sejam minimizados(AMARAL et al.,2001). As Universidades, responsáveis pela formação de estudantes devem estar conscientes e preocupadas com este problema(BENDASSOLLI et al.,2003), uma vez que as atividades laboratoriais, sejam aulas experimentais ou atividades de pesquisa, podem gerar resíduos que oferecem riscos ambientais e a saúde. Segundo Alberguini, Silva e Rezende (2003), a implantação de um Programa de Gestão e Gerenciamento de Resíduos Químicos contribui para formação do aluno no tocante à educação ambiental, de seu comportamento em relação à utilização de reagentes.
Uma das disciplinas do curso de Licenciatura em Química do UNILAVRAS, é a Química Inorgânica Experimental. Nesta disciplina, os alunos recebem um resíduo/produto não utilizado no laboratório e devem desenvolver um projeto experimental, que consiste em propor e testar métodos viáveis para a reciclagem do resíduo/produto recebido. Em 2007, ao cursar a disciplina, as duas primeiras autoras deste trabalho receberam um resíduo contendo íon cromo(III), oriundo de aulas de Química Analítica. Portanto, o objetivo deste trabalho foi tratar um resíduo, contendo íon cromo(III) que, se descartado no ambiente, pode se transformar em cromo (VI), que é tóxico.
MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAL E MÉTODO: A 50 mL do resíduo contendo íons cromo (III), com coloração inicial escura, foram adicionados 11,0 g de carbonato de sódio. Após filtração o sólido formado foi solubilizado com 1 mL de hidróxido de sódio (0,09886 mol/L). Adicionou-se água oxigenada deixando em repouso, até o cessar da liberação de gás.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADO E DISCUSSÃO: O material a ser reciclado é produto residual das reações químicas representadas pelas equações 1 e 2 (Figura 1), proveniente de uma aula de Química Analítica (Figura 2a). A este material, adicionou-se carbonato de sódio P.A., precipitando o hidróxido de cromo (III) (Equação 3). Após filtração, o sólido foi solubilizado com NaOH 0,0982 mol/L (equação 4), formando íons tetrahidroxocromato (III) (VOGEL, 1981).
Adicionou-se peróxido de hidrogênio (equação 5) à solução de tetrahidroxicromato(III), obtendo uma solução amarela (Figura 2b), devido à oxidação do cromo (III) a cromato (VOGEL, 1981).
Após 4 horas a reação se estabilizou e o cromato gerado é utilizado em outros experimentos, na forma de cromato ou dicromato.
Atualmente, a solução de dicromato usada no experimento “Simulação de Bafômetro” é a oriunda deste processo de reciclagem.
CONCLUSÕES: CONCLUSÃO: Resíduos contendo íons cromo (III) em solução podem ser reciclados, usando um método econômico e rápido. Dentre as utilizações do produto obtido, a solução de dicromato é utilizada em um experimento para simular o bafômetro.
O processo de reciclagem contribui na educação ambiental dos alunos do curso de química, promovendo a responsabilidade com relação ao descarte dos resíduos gerados por eles mesmos.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AMARAL, S. T. et al. Relato de uma Experiência: Recuperação e Cadastramento de Resíduos dos Laboratórios de Graduação do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Química Nova, v 24, n.3, p.419-423, 2001.
BENDASSOLLI, J. A.; MÁXIMO, E.; TAVARES, G. A.; IGNOTO, R. F. Gerenciamento de resíduos químicos e águas servidas no laboratório de isótopos estáveis do CENA/USP. Química Nova, v.26, n.4, p.612-617, 2003.
ALBERGUINI, L. B. A.; SILVA, L. C.; REZENDE, M. O. O. Laboratório de Resíduos Químicos do Campus USP- São Carlos – Resultados da Experiência Pioneira em Gestão e Gerenciamento de Resíduos Químicos em um Campus Universitário. Química Nova, v.26, n.2, p.291-295, 2003.
VOGEL, A. I. Química Analítica Qualitativa.5ed. São Paulo – SP: Mestre Jou, 981.665p.