ÁREA: Produtos Naturais
TÍTULO: TRITERPENO GLICOSILADO DO CAULE DE Salacia impressifolia.
AUTORES: COSTA, N. L. S. (UFPA) ; RIPARDO FILHO, H. S. (UFPA) ; SANTOS, L. S. (UFPA) ; SANTOS, J. C. L. (UFPA)
RESUMO: Salacia impressifolia é uma das 300 espécies da família Hippocrateaceae, sendo encontrada no Brasil nas regiões Norte, Nordeste e sudeste (ALMEIDA, 1993). Tal espécie é utilizada no combate a inflamações e no controle do diabetes (JOLY, 1993), sendo que poucos estudos já foram feitos com a espécie no sentido de comprovar o seu efeito biológico e outras potencialidades da planta. Neste trabalho, do estudo químico do extrato metanólico do caule de Salacia impressifolia, foi isolado um triterpeno glicosilado (KANG, 2004), o ácido 3-O-B-D-quinovopiranosídeo.
PALAVRAS CHAVES: salacia impressifolia, triterpeno glicosilado, hippocrateaceae.
INTRODUÇÃO: A família Hippocrateaceae é constituída pelos gêneros Salacia e Hippocratea (ROCHA, 23ª SBQ), distribuídos nas regiões tropicais e subtropicais dos dois hemisférios e pouco representadas nas zonas temperadas. No Brasil está distribuída nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país (ALMEIDA, 1993). Caracterizam-se por metabólitos secundários, destacando-se os alcalóides sesquiterpênicos piridínicos e os triterpenos quinonametídeos, oleanos, friedelanos, lupanos e ursano (LIÃO, 2004). A espécie objeto deste estudo, conhecida popularmente na região de Santarém-PA como “cipó-miraruíra”, é usada no combate a diabetes e inflamações (JOLY, 1993). Conforme levantamento bibliográfico, tal espécie é rica em triterpenos, sendo que neste trabalho, identificou-se um triterpeno glicosilado, o ácido 3-O-B-D-quinovopiranosídeo.
MATERIAL E MÉTODOS: Amostras do caule da espécie Salacia impressifolia foi submetida à extração com solvente metanol a frio, obtendo-se o extrato bruto metanólico, EBM. Tal extrato foi fracionado, com sistema de solventes hexano (H), acetato de etila (A) e metanol (M) conforme a ordem: EBMHA 10%; EBMHA 30%; EBMHA 50%; EBMHA 70%; EBMA 100%; EBMAM 10%; EBMAM 30%; EBMAM 50%; EBMAM 70%; EBMM 100%.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A fração EBMA 100%, oriunda do fracionamento do EBM, foi refracionada por cromatografia de coluna (CC) gerando 10 frações. A fração 6 após evaporação do solvente apresentou um sólido, o qual foi filtrado com clorofórmio. Após esse procedimento, obteve-se um sólido branco cristalino. Os dados obtidos da análise dos espectros de RMN 1H, 13C, DEPT e HETCOR deste sólido mostraram sinais de RMN semelhantes ao do triterpeno ácido quinóvico, com sinais extras de carbono carbinólico, na região próxima de 72 a 73 ppm. Após interpretação dos dados espectrais e posterior comparação aos dados da literatura, mostrou tratar-se de um triterpeno glicosilado (KANG, 2004), conforme tabela 1, derivado do ácido quinóvico, o ácido 3-O-B-D-quinovopiranosídeo, conforme figura 1.
CONCLUSÕES: A análise dos dados espectrais obtidos, comparados aos da literatura, permitiu identificar o triterpeno glicosilado , que baseado em outros trabalhos executados, confirmam segundo levantamento bibliográfico, que o gênero Salacia é rico em triterpenos, de várias classes. O estudo da espécie Salacia impressifolia contribuirá para o conhecimento de seus constituintes químicos, e permitirá a realização de testes farmacológicos com o objetivo de comprovar ou não, as atividades farmacológicas frente ao diabetes, alegadas pela população.
AGRADECIMENTOS: Ao CNPq e à CAPES pelo apoio financeiro à UFPA e à EMBRAPA pela infra-estrutura para realização do trabalho.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALMEIDA, E.R., Plantas Medicinais Brasileiras. Conhecimentos populares e científicos. Hemus Editora Ltda. 1993. São Paulo – SP
JOLY, A. B. - Botânica: Introdução à Taxonomia Vegetal. 11ed. Editora Nacional. São Paulo, 777p. 1993.
KANG, Wen-Yi; Journal of Asian Natural Products Research 2004, V6(1), P1-6
LIÃO, L. M. - Triterpenos quinonametídeos de Salacia campestris (Hippocrateaceae). São Carlos: Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de São Carlos, 1994.
ROCHA, W.C. - Estudo Fitoquímico de Salacia impressifolia (Miers) AC Smith. (HIPPOCRATEACEAE). 23a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química – Livro de resumos.