ÁREA: Produtos Naturais

TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE CREMES A BASE DE CRODABASE®

AUTORES: NEVES, I.P.F. (UFRN) ; CATUNDA, A.P.M. (UFRN) ; MEDEIROS, M.A.P. (UFRN) ; MELO, M.N. (UFRN) ; MIRANDA, N.A. (UFRN) ; SILVEIRA, W.L.L. (UFRN) ; ARAGÃO, C.F.S. (UFRN)

RESUMO: O comportamento da base farmacológica Crodabase® quando submetida a testes tais como viscosidade e pH, que avaliam os parâmetros reológicos e potenciométricos, é o enfoque deste estudo, que visa a validação desse produto e de seus diferentes lotes manipulados e comercializados na cidade de Natal/RN. As diferentes bases apresentaram um comportamento semelhante entre si mostrando a boa reprodutibilidade na manipulação desta base.

PALAVRAS CHAVES: manipulação, crodabase, viscolidade

INTRODUÇÃO: O creme Crodabase® é uma das mais comuns bases farmacológicas que atuam como um sistema de carreamento utilizado em preparações magistrais, com a finalidade de permitir que uma larga quantidade de substâncias ativas sejam rapidamente e corretamente transportadas para a pele. Essa base é constituída de crodabase CR2, nipagin, nipazol, phenonip, propilenoglicol, glicerina e água.
Este estudo tem como finalidade a caracterização do comportamento de cremes a base de crodabase® manipulados e comercializados na cidade de Natal/RN.

MATERIAL E MÉTODOS: Neste trabalho utilizou-se o viscosímetro de Brookfield da marca ALEM MAR com o spindle de número 4(quatro). E o pH-metro da marca WTW, modelo pH 330i.
No teste de viscosidade foram utilizadas 3 amostras analisadas em datas diferentes, as quais foram submetidas, com a utilização do spindle 4, a um aumento crescente das velocidades e posteriormente foi feita a mesma avaliação para velocidades decrescentes (0,3/0,6/1,5/3/6/12/30/60)
Na medição do pH foram feitas misturas binárias nas proporções de 1:9, 2:8, 3:7, 4:6, 5:5, 6:4, 7:3, 8:2, 9:1 e 10:0 de amostra:H2O (m:v). Sendo todas essas análises realizadas em triplicata.




RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na análise feita a partir da viscosidade foi visto que esse creme expressa um comportamento não-newtoniano tixotrópico, que aquele pelo qual sua viscosidade é reduzida com o decorrer do tempo, quando submetidos a uma tensão de cisalhamento. A figura-1 demonstra que as três amostras apresentam uma reprodutibilidade, pois seus valores de viscosidade estão padronizados.
De acordo com os testes potenciométricos o pH do creme Crodabase® varia entre 5,9 e 7,5, tendo o seu aumento diretamente relacionado com a adição do solvente (água destilada) e mostrando um maior desvio padrão com essa adição. Com exceção das concentrações 70% e 80%, o creme apresenta uma padronização, o que demonstra a sua reprodutibilidade.






CONCLUSÕES: Com os teste de viscosidade observou-se que as 3 amostras apresentam uma padronização em relação ao seu comportamento de viscosidade expressando a sua reprodutibilidade. Quanto ao estudo potenciométrico de uma forma geral foi visto uma padronização dos valores das 3 amostras e foi visto as melhores condições para a incorporação das substâncias ativas.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Farmacopéia Brasileira, quarta edição, 1988.

Raymond C Rowe, Paul J Sheskey, Paul Weller, Handbook of Pharmaceutical Excipients, quarta edição, 2003 ,USA Washington .

Proença, KS, et al. Avaliação da estabilidade de cremes empregando diferentes agentes de consistência. Rev. Bras. Farm., 87(3): 74-77, 2006