ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: ANÁLISE DA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS SOBRE POLÍMEROS NAS ESCOLAS DO RIO GRANDE DO NORTE.

AUTORES: VIEIRA, J. R (UFRN) ; SILVA, H (UFRN) ; CASTRO, M. A (UFRN) ; BARROSO, M. T (UFRN)

RESUMO: Neste trabalho, propomos inicialmente a análise das respostas a um questionário investigativo sobre conceitos de Polímeros (naturais e sintéticos) que foi aplicado para discentes de escolas do ensino médio da rede pública e privada do estado do Rio Grande do Norte. Com os resultados coletados, observou-se que esses alunos apresentaram dificuldades com os principais conceitos sobre Polímeros. Na busca de um aperfeiçoamento da nossa investigação, procuramos analisar também os textos didáticos nos principais livros adotados no ensino médio. Ao todo foram analisados sete livros, nos quais percebemos a necessidade de uma melhor abordagem dos assuntos relacionados com o tema Polímeros, principalmente no que diz respeito a aplicações destes materiais no cotidiano dos alunos.

PALAVRAS CHAVES: polímeros, ensino de ciências, livros didáticos

INTRODUÇÃO: Os conteúdos sobre polímeros são pouco trabalhados no ensino médio, a despeito da grande aplicação de alguns destes materiais na vida cotidiana e do impacto ambiental causado pelos produtos sintéticos, como exemplo do uso de plásticos. Visando conhecer as idéias básicas que alunos no nível médio de escolas no estado do RN possuem sobre este tema, aplicamos um questionário simples, com cinco questões. Em seguida, acreditando ser o livro didático um importante fator na formação, sendo sua escolha de responsabilidade da instituição de ensino, ou diretamente do educador, propomos um roteiro de análise para alguns livros didáticos de Química que contém o assunto “Polímeros”. Para se obter as informações necessárias, foram adquiridos volumes únicos e seriados do 3º ano, de autores e editoras diferentes, que são adotados no Rio Grande do Norte. Nos sete livros pesquisados, foram avaliados os conteúdos: classificação, definição, exemplos, ilustrações e práticas sobre o tema.




MATERIAL E MÉTODOS: Aplicação de um questionário para os alunos das redes pública e privada do RN, contendo cinco questões sobre o tema polímeros: Q1) em sua opinião, o que é plástico?; Q2) em sua opinião, todo material plástico é poluente?; Q3) em sua opinião, o que é polímero?; Q4) Descreva três exemplos de polímeros que você conhece; Q5) Em sua opinião, todo polímero é poluente? Após análise das respostas ao questionário, para investigar a presença ou não dos conteúdos de polímeros nos livros didáticos, que são usualmente aplicados nestas escolas pesquisadas, propomos o seguinte roteiro: classificação, definição, exemplos, Ilustrações e experiências. Sendo os livros rotulados de 01 a 07. cujos livros pesquisados foram:(1)USBERCO, João; SALVADOR,Edgard.Quimica - vol.III .Ed.8ª.2002;(2)USBERCO,João; SALVADOR,Edgard.Quimica - vol.Único.Ed.5ª.2003;(3)SARDELLA, Antônio; FALCONE, Marly - vol.Único. Ed.1ª.2004;(4)SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos ; MOL, Gerson de Souza; MATSUNAGA, Roseli Takako; DIB, Silana Meiry França; CASTRO, Eliana Nilvana F. de; SANTOS, Sandra Maria de Oliveira; FARIAS, Salvia Barbosa; Química e Sociedade – Vol. Único. Ed. 1ª. Ed. Nova Geração. 2005 ;(5)UTIMURA, Teruko Yamamoto; LINGUAMOTO, Maria. Química – Vol. Único. Ed. 1ª.1998;
(6)USBERCO, João; SALVADOR, Edgard. Química – Vol. Único. Ed.2ª.2003;(7)CAMARGO, Geraldo de Camargo; CELSO, Lopes de Souza.quimica - vol.Único. Ed.1ª.2003


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Analisando as respostas ao questionário, observamos que para alunos do primeiro ano, a maioria opinou sobre o que seja um plástico e julgam que estes materiais poluem. Já para a terceira questão, 87% sabem o que é polímero. Entretanto, somente 60% conseguem fornecer exemplos de polímeros e também julgam que estes poluem. Para alunos do segundo ano, observamos as mesmas médias de opiniões para as três primeiras questões. Porém, a média subiu para exemplos de polímeros na questão 04. Uma maior parte também acredita que os polímeros poluem (83%). Já para alunos do terceiro ano, a média de opiniões sobre o que seja um plástico diminui para 83%. Porém, a média diminui para 68% sobre a opinião que os plásticos poluem. Somente 61% sabem dizer o que é um polímero e 67% forneceram exemplos. Já 69% acreditam que os polímeros são poluentes. Estes resultados mostram uma tendência dos alunos acreditarem que todo polímero é um plástico e que por isto, eles são materiais poluentes. Já na análise dos livros citados, chegamos nas seguintes observações: o livro 02 apresentou o melhor resultado nas análises em comparação com os outros, mostrando uma melhor representação dos conteúdos (didática para o nível médio), acompanhamento dos tópicos abordados, relacionando funções poliméricas e fotos diversificadas, além de organização maior no contexto social. O autor mostra duas experiências, uma de Polímero natural e outra de sintético (artificial). Os livros 01, 03, 05 a 07 não continham experimentos. Todos os livros separam o contexto de Polímero sintético (artificial) com o de naturais e suas subdivisões. Nos livros 01 a 04 nos exemplos abordados nos polímeros (artificiais e naturais) são colocados figuras, estruturas e nomes. Já não acontece o mesmo com os “05 a 07”.



CONCLUSÕES: Com as respostas ao questionário aplicado, concluímos que existem deficiências na abordagem de tópicos sobre polímeros em todas as séries do ensino médio no RN. Os alunos encontraram dificuldades para definir o que seja um Polímero (natural ou sintético), obtendo um resultado mediano quando foi necessário citar alguns exemplos. Alguns alunos alegaram que este assunto era desconhecido para eles, portanto sentiram-se inseguros para responder as questões. Na análise dos livros didáticos, notificamos que é preciso haver uma maior abrangência de conteúdos para se ter uma melhor compreensão a respei

AGRADECIMENTOS: FINEP e CNPq.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:
[ 1 ] USBERCO, João; SALVADOR, Edgard. Química – Vol. Único. Ed. 5ª. pp. 619 - 632. São Paulo. Editora Saraiva. 2002

[ 2 ] USBERCO, João; SALVADOR, Edgard. Química Orgânica – Vol. III. Ed. 8ª. pp. 400 - 451. São Paulo. Editora Saraiva. 2005

[ 3 ] SARDELLA, Antônio; FALCONE, Marly. Química – Vol. Único. Ed. 1ª. pp. 479 - 504. São Paulo. Editora Ática. 2004

[ 4 ] SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos ; MOL, Gerson de Souza; MATSUNAGA, Roseli Takako; DIB, Silana Meiry França; CASTRO, Eliana Nilvana F. de; SANTOS, Sandra Maria de Oliveira; FARIAS, Salvia Barbosa; Química e Sociedade – Vol. Único. Ed. 1ª. pp. 564 - 587. São Paulo. Editora Nova Geração. 2005

[ 5 ] UTIMURA, Teruko Yamamoto; LINGUAMOTO, Maria. Química – Vol. Único. Ed. 1ª. pp. 441 - 446. São Paulo. Editora FTD. 1998

[ 6 ] USBERCO, João; SALVADOR, Edgard. Química Essencial – Vol. Único. Ed. 2ª. pp. 323 - 328. São Paulo. Editora Saraiva. 2003

[ 7 ] CAMARGO, Geraldo de Camargo; CELSO, Lopes de Souza. Química (de olho no mundo do trabalho) - Vol. Único. Ed. 1ª. pp. 392 - 397. São Paulo. Editora Scipione. 2003