ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A QUÍMICA COMO TEMA INTERDISCIPLINAR NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR QUE NÃO OFERECE CURSO DE QUÍMICA
AUTORES: ABRANCHES, MARIA ALICE (FAMINAS) ; BARBIÉRI, ROBERTO S. (FAMINAS/UNIN)
RESUMO: A Faculdade de Minas - FAMINAS -, jovem instituição de ensino superior da Zona da Mata de Minas Gerais, implantada em 2002, conta com 15 cursos de graduação, a metade deles na área de saúde, outros na de ciências humanas e sociais aplicadas e apenas um na de ciêncas exatas, em sistemas de informação. Mesmo recente, sua organização já tem ar universitário, contando com coordenadoris técnicas específicas para extensão, pesquisa e cultura. Quanto à pesquisa, tem sólido programa de iniciação científica, já tendo realizados três encontros de iniciação científica, de 2004 a 2006, nos quais foram apresentados 150, 300 e 650 trabalhos respectivamente. Uma avaliação destes trabalhos indica uma forte presençca de temas na área de Química, numa demonstração da prática interdisciplinar na Instituição.
PALAVRAS CHAVES: iniciação científica, interdisciplinaridade, encontros científicos
INTRODUÇÃO: A Faculdade de Minas - FAMINAS - é uma Instituição de Educação Superior de Muriaé, na Zona da Mata Mineira, cujas atividades tiveram início em fevereiro de 2002, contando atualmente cerca de 3.000 alunos em seus 15 cursos de graduação. Destes, seis são da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; oito são da área de Ciências da Saúde; e o último deles, da Área de Ciências Exatas, especificamente Sistemas de Informações, destacando que disciplinas de Química são ofertadas apenas no curso de Farmácia da Instituição. Entre os vários diferenciais da Instituição, ressalta-se um consolidado Programa de Iniciação Científica, que tem como ponto alto os Encontros de Iniciação Científica, os ENIC’s, de periodicidade anual, com três edições já realizadas. Para uma dimensão dos ENIC’s destacam-se os números de trabalhos apresentados e publicados nos Anais impressos e eletrônicos dos eventos, que foram 150 (2004), 300 (2005) e 650 (2007). Nesta pesquisa avaliam-se os trabalhos apresentados nos ENIC´s da FAMINAS, ressaltando que, dentre os trabalhos na área de Ciências Exatas e da Terra, a grande maioria deles envolvem temas químicos.
MATERIAL E MÉTODOS: Foram analisados os trabalhos de iniciação científica apresentados nos três Encontros de Iniciação Científica da FAMINAS, nos anos de 2004 a 2204, os quais foram publicados publicados de forma impressa nos Anais do Encontro de Iniciação Científica da FAMINAS da Zona da Mata, volumes I, II e III, suplementos da Revista Científica da FAMINAS, períodico oficial da instituição, com registro ISSN 1807-6912.
Foram considerados os números totais de trabalhos apresentados em cada edição dos encontros de iniciação científica, a distribuição dos mesmos nas três áreas em que os trabalhos são classificados nos Anais: Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e da Terra e Ciências Sociais Aplicadas. Foram considerados também os números relativos de trabalhos por área e, especificamente, para os trabalhos na área de Química, suas contribuições relativas aos totais das outras áreas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A FAMINAS, ainda não tendo implantado cursos de pós-graduação stricto-sensu, já vem propiciando a seus alunos uma forte inserção na área da pesquisa, pela promoção de forma intensa de atividades de iniciação científica. Como conseqüência, já fez acontecer três edições anuais do Encontro de Iniciação Científica FAMINAS da Zona da Mata-MG, os ENIC´s, realizados nos anos de 2004, 2005 e 2006, dos quais foram publicados os respectivos Anais. Em 2004, com apenas três anos de funcionamento, realizou o primeiro ENIC, que constou da apresentação de 150 trabalhos, elaborados com a participação de 380 autores e 20 instituições envolvidas. Em 2005, já em versão regional, o II ENIC incluiu mais de 300 trabalhos, 268 trabalhos aceitos, envolvendo 650 autores e 31 instituições. Em 2006, no III ENIC, foram mais de 800 trabalhos inscritos, 550 trabalhos aceitos, envolvendo 1.300 autores e 30 instituições. Numa avaliação destes trabalhos, que são organizados nos Anais em três grandes áreas, Ciências Biológicas e da Saúde (CBS), Ciências Exatas e da Terra (CET) e Ciências Sociais Aplicadas (CSA), verifica que a cada ano os números dos trabalhos foram: CBS: 2004 = 42; 2005 = 65 e 2006 = 262; CET: 2004 = 44; 2005 = 33 e 2006 = 49; CSA: 2004 = 64; 2005 = 170 e 2006 = 249. Mesmo sendo desprovida de cursos na área de ciências exatas, os trabalhos nesta área representaram 44 (29,8%), 33 (12,3%) e 49 (7,5%), respectivamente a cada ano. A cada ano, o porcentual de trabalhos na área de química foram de 25 (56,8%), 18 (54,5%) e 22 (34,4%). Os temas desenvolvidos nos trabalhos de Química envolveram Química de Produtos Naturais, Síntese de Compostos Bioinorgânicos, Ensino de Química, Química Ambiental, Físico-Química, Química Tecnológica, Química Biológica e Química Analítica.
CONCLUSÕES: O desenvolvimento de uma atividade relativamente significativa de pesquisa na área de Química numa Instituição de Ensino Superior como a FAMINAS, que não oferta curso de graduação na área, demonstra a significativa preocupação de seus gestores pedagógicos com a questão da interdisciplinaridade permear suas atividades acadêmicas. Num corpo docente que conta com 160 profissionais, dos quais apenas 6 são da área de Química, sendo apenas 3 deles doutores, o número de trabalhos de Química apresentados nos seus Encontros de Iniciação Científica mostra-se bastante significativo.
AGRADECIMENTOS: À FAMINAS pelo apoio recebido.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1o Encontro de Iniciação Científica da FAMINAS. Anais... Revista Científica da FAMINAS, Muriaé, v. 1, n. 1, jan.-abr. 2005.
2o Encontro de Iniciação Científica da FAMINAS da Zona da Mata-MG. Anais... Revista Científica da FAMINAS, Muriaé, v. 2, n. 1, jan.-abr. 2006.
2o Encontro de Iniciação Científica da FAMINAS da Zona da Mata-MG. Anais... Revista Científica da FAMINAS, Muriaé, v. 3, n. 1, jan.-abr. 2007.