ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Estação de tratamento de esgotos: uma proposta para o ensino de química

AUTORES: COSTA, K.F.F. (UNB) ; MÓL, G.S. (UNB)

RESUMO: O presente trabalho traz uma proposta de estudo de alguns conteúdos químicos por meio do tema “Tratamento de esgotos”. Foi desenvolvido um texto descrevendo cada uma das etapas do tratamento de esgotos, enfatizando as reações químicas e os conceitos químicos envolvidos. Os processos de separação de misturas, como a decantação e o gradeamento, foram discutidos. Além disso, foi trabalhado o conceito de oxidação, redução, número de oxidação, agente redutor e agente oxidante a partir das reações que ocorrem no tratamento dos esgotos. A partir do tratamento terciário dos esgotos foram explicados os conceitos de floculação, colóide e materiais homogêneos e heterogêneos. O texto possibilita a contextualização e a interdisciplinaridade com conteúdos de Física e Biologia.

PALAVRAS CHAVES: contextualização, esgotos, tratamento.

INTRODUÇÃO: Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio – PCNEM (Brasil, 2000) é preciso objetivar um ensino de Química que possa contribuir para uma visão mais ampla do conhecimento, que possibilite melhor compreensão do mundo físico e para construção da cidadania, colocando em pauta, na sala de aula, conhecimentos socialmente relevantes, que façam sentido e possam se integrar à vida do aluno.
Infelizmente, o Ensino de Química ainda é freqüentemente baseado na transmissão de conhecimentos essencialmente acadêmicos, com pouca ou nenhuma ligação com o contexto social do aluno. Assim, os conceitos de química estudados pelos alunos parecem não ter relação com o ambiente, com a tecnologia e com a sociedade.
Trabalhando com temas geradores do conhecimento, diferentes conteúdos são integrados de modo a estabelecer relações entre eles, algo que não se atinge trabalhando uma seqüência tradicional dos conteúdos químicos.
Na mídia e nas escolas são explorados alguns temas como conservação dos recursos naturais e problemas ambientais. Porém, quase não se comenta como a coleta e o tratamento de esgotos tem relação com estes temas. Por isso, muitas pessoas não percebem como este assunto está presente no nosso cotidiano e desconhecem como podem contribuir com o tratamento dos esgotos e para a conseqüente preservação do ambiente.


MATERIAL E MÉTODOS: Foi desenvolvido um texto descrevendo cada uma das etapas do tratamento de esgotos, enfatizando as reações químicas e os conceitos químicos envolvidos.
Inicialmente foi feita uma introdução que mostrou as origens do esgoto e suas características.
Por meio da descrição da etapa preliminar e do tratamento primário de esgotos foram discutidos dois processos de separação de misturas, a decantação e o gradeamento, além do conceito de densidade.
Já na etapa de tratamento secundário, várias reações foram trabalhadas. Neste processo ocorrem as reações de nitrificação e desnitrificação, a partir das quais foram desenvolvidos os conceitos de oxidação, redução, número de oxidação, agente redutor e agente oxidante. Nesta etapa do tratamento também foram descritas a remoção de matéria orgânica e de substâncias fosforadas do esgoto. A importância da remoção de substâncias de fósforo e de nitrogênio para evitar a eutrofização foi destacada durante o texto.
A descrição do tratamento terciário, também conhecido como tratamento químico, possibilitou a discussão da utilização do sulfato de alumínio para a remoção do ortofosfato remanescente. As reações envolvidas foram mostradas. A partir desta etapa do tratamento foram explicados os conceitos de floculação, colóide e materiais homogêneos e heterogêneos.
Outras partes do tratamento de esgotos como a digestão anaeróbia, a desidratação do lodo e sua disposição final também foram objetos de estudo no texto.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: GIBBONS et al (1994), segundo SANTOS e MORTIMER (2000), diz que um novo modo de produção do conhecimento vem emergindo, baseado em um contexto de aplicação, com características mais transdisciplinares do que disciplinares. Os currículos com ênfase em CTS – ciência, tecnologia e sociedade – vem sendo utilizados com o objetivo de preparar os alunos para exercer a cidadania e a tomada de decisões e é baseado no estudo do conhecimento científico em um contexto social.
O ensino de Química não pode ficar restrito à mera discussão do contexto social nem ao estudo de conceitos químicos descontextualizados. O ensino para o exercício da cidadania precisa integrar dois aspectos: a informação química e o contexto social. Isto não pode ser resumido a simples inclusão de assuntos ligados aos conteúdos estudados, algo muito presente na maioria dos livros de química tradicionais. O ensino de Química deve partir de um tema mais amplo, que engloba questões sociais, ambientais, éticas, políticas, econômicas e culturais para, a partir daí, trabalhar os conteúdos de Química. Citar algumas aplicações de compostos químicos não é contextualizar o ensino e também não prepara para a tomada de decisão.
No contexto brasileiro, entre os temas que podem ser abordados em cursos CTS, SANTOS e MORTIMER (2000)citaram o saneamento básico. Neste sentido, é possível incluir a questão do tratamento de esgotos como uma forma interdisciplinar de trabalhar conteúdos referentes à disciplinas Biologia, Química e Física.
É nesse sentido que torna-se importante trabalhar temas como o processo de tratamento de esgotos, pois ele possibilita diversas discussões, além de partir de um tema gerador de conhecimento que faz parte da vida dos alunos para o estudo de conceitos de Química, Física e Biologia.

CONCLUSÕES: O texto possibilita a interdisciplinaridade, podendo ser trabalho em conjunto principalmente com os professores de física e biologia.
Além disso, ele traz de forma contextualizada vários conceitos químicos, podendo ser utilizado nas aulas de Química do primeiro ano do Ensino Médio.


AGRADECIMENTOS: Agradecemos aos professores da área de Ensino de Química da Universidade de Brasília.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SANTOS, W. L. P. dos; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (ciência - tecnologia – sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio – Pesquisa em Educação de Ciências, v. 2. n° 2, p. 133-162. 2000.
GIBBONS, M. et al. The new production of knowledge: the dynamics of science and research in contemporary societies. London: SAGE Publications, 1994.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio. Parte III: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. MEC/ SEMTEC, Brasília, p. 1-48. 2000.