ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O COMPUTADOR COMO UM RECURSO AUXILIAR PARA A APRENDIZAGEM COLABORATIVA. RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: OLIVEIRA, P. E. F. (UFMG) ; VAL, A. M.G. (UFMG)

RESUMO: Relato e avaliação de uma experiência de docência da disciplina Técnicas Básicas de Laboratório, do curso de graduação em Química, UFMG, combinando as atividades presenciais com as atividades extraclasse mediadas pelo computador. Estratégias foram desenvolvidas visando aumentar a comunicação entre os indivíduos e a colaboração de todos para o processo de aprendizagem. Através do uso da plataforma Moodle, o computador foi utilizado não apenas como uma ferramenta individual, mas como um recurso para contribuir para a aprendizagem colaborativa.

PALAVRAS CHAVES: moodle, aprendizagem colaborativa, ambiente virtual.

INTRODUÇÃO: Na aprendizagem colaborativa, o processo educativo é favorecido pela participação dos indivíduos em ambientes que propiciam a interação, a colaboração e a avaliação. O foco passa a ser o aluno e envolve a participação ativa e a interação tanto dos estudantes como dos professores.
A disciplina em tela, Técnicas Básicas de Laboratório, é uma disciplina experimental que envolve os seguintes temas: segurança no laboratório, aferição de aparelhos volumétricos, tratamento estatístico de dados experimentais, propriedades físicas de substâncias e misturas e métodos de separação. Ela é ministrada em quatro aulas geminadas por semana. O trabalho aqui relatado corresponde à parte de tratamento estatístico de dados e medidas de propriedades físicas.
Como o número de medidas a serem feitas é muito grande, elas eram distribuídas entre os grupos, que ficavam responsáveis pelos respectivos cálculos e por socializá-los com os demais.
Para facilitar esse processo foi proposta a construção de espaços virtuais de aprendizagem, utilizando-se a plataforma Moodle (DOUGIAMAS et al., 2006), que é um software livre para gestão de cursos a distância, desenvolvido com base na pedagogia construtivista. Ele dispõe de vários elementos de comunicação entre o professor e seus alunos, tais como, fóruns, wikis e chats.
O uso desta plataforma, combinado com as metodologias utilizadas em aula, teve como objetivo desenvolver estratégias de modo a aumentar a interação e colaboração entre os alunos e professores em atividades extraclasse e contribuir para uma aprendizagem mais efetiva.

MATERIAL E MÉTODOS: Utilizando a plataforma Moodle, foi construído o ambiente virtual da disciplina, onde foram inseridos diversos materiais didáticos, atividades e recursos, que eram disponibilizados para os alunos à medida que o processo educacional o demandava.
Além dos espaços comuns a toda turma, foram criados espaços exclusivos para cada grupo de estudantes, utilizando-se fóruns, chats e wikis. Apenas os alunos do mesmo grupo e a professora podiam acessá-los e trocar informações e arquivos, discutir assuntos de interesse do grupo e construir textos conjuntamente, apesar de separados no tempo e no espaço.
Durante as aulas experimentais a turma foi dividida em grupos de dois alunos, que eram responsáveis pela preparação das soluções binárias pré-estabelecidas e pelas medidas de algumas propriedades físicas das mesmas, assim como das substâncias puras utilizadas no preparo das misturas.
Porém, para fazer um estudo do comportamento das soluções, assim como o tratamento estatístico dos resultados, era necessário que os grupos trocassem entre si tanto as medidas feitas como os resultados obtidos por cada um. Para facilitar esse processo foram, então, criados wikis na página da disciplina para cada aula, nas quais constavam o assunto e as tabelas a serem preenchidas.
Foram fixadas datas limites para o lançamento dos resultados no Moodle, que podiam ser analisados, discutidos ou mesmo corrigidos por qualquer um dos alunos. Após essas datas, os grupos elaboravam os relatórios parciais, que eram entregues na aula seguinte para serem avaliados pela professora.
Para avaliar e consolidar o conhecimento adquirido nessa parte da disciplina, os estudantes elaboraram individualmente um relatório final, onde discutiram o conjunto dos resultados obtidos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Apesar da resistência inicial de alguns, principalmente daqueles que tinham menor intimidade com a informática, e pequenos problemas com o sistema, os alunos utilizaram de forma rotineira os recursos disponibilizados na página da disciplina.
Como cada grupo ficou responsável pelos cálculos envolvendo as suas amostras e por divulgá-los para os colegas, o uso da internet contribuiu para facilitar esse processo, flexibilizando os horários para execução das tarefas e aumentando a comunicação entre os alunos e a professora.
À medida que os grupos lançavam os seus resultados, a professora da disciplina os conferia e, caso observasse algum erro, enviava uma mensagem ao respectivo grupo com os comentários ou orientações necessárias.
No início, alguns alunos não cumpriram o cronograma, prejudicando assim o desenvolvimento do processo, já que o tratamento estatístico dos dados, a discussão dos resultados e a conclusão do relatório de cada grupo dependiam da colaboração de todos. Por isso, foi necessário desenvolver estratégias para levar todos os grupos a respeitarem as datas combinadas para cada atividade.
Após a correção dos relatórios parciais, esses eram devolvidos e os principais erros detectados nos mesmos eram publicados e comentados na página da disciplina. Dessa maneira, procurava-se evitar que os mesmos erros fossem novamente cometidos.
A avaliação feita junto aos alunos indicou a potencialidade do uso do ambiente virtual como recurso de apoio ao ensino presencial, os problemas ainda a serem solucionados ou minimizados, as atividades e atitudes que podem ser planejadas visando a explorar mais esse recurso, de modo a contribuir para a melhoria do processo educativo.

CONCLUSÕES: O ambiente virtual e seus recursos ampliam os limites das universidades, seja no espaço seja no tempo, aumentando a comunicação professor/aluno e aluno/aluno e o compartilhamento do conhecimento.
Ainda é possível explorar mais o uso dessa tecnologia na educação. Porém, alguns cuidados devem ser tomados ao utilizá-la, seja devido a características individuais dos alunos seja a problemas inerentes à internet, tais como, dificuldades de acesso e confiabilidade dos materiais publicados sem autoria ou sem nenhuma avaliação prévia.


AGRADECIMENTOS: À PROGRAD/UFMG pela bolsa concedida a Patrícia E. Freitas Oliveira, monitora do Laboratório de Recursos de Informática do Departamento de Química.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DOUGIAMAS, M. et al., 2006. Moodle, versão 1.6. http://moodle.org