ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: TRANSVERSALIDADE E O ENSINO DE CIÊCIAS NA OITAVA SÉRIE DO NIVEL FUNDAMENTAL

AUTORES: RIBEIRO, K.M (UFPA) ; SOUZA,R.F. (UFPA) ; FONSECA, A.K.S. (UFPA) ; FERREIRA, F.J.A. (UFPA) ; SARGES, F.N. (UFPA) ; RODRIGUES, J.C (UFPA)

RESUMO: A contextualização através desses temas constitui hoje um princípio curricular que possui diferentes funções, dentre as quais se podem citar a de formar o aluno para o exercício da cidadania. Principalmente, os alunos da oitava série do nível fundamental. A investigação foi feita através de levantamentos bibliográficos, e questionários aplicados a professores e alunos de duas escolas publicas da cidade de marituba/PA. Constatou-se que a maioria dos docentes não tem total conhecimento sobre os temas transversais aplicados aos conteúdos de ciências e os que conhecem tratam com pouca relevância a coesão das dimensões desses temas.

PALAVRAS CHAVES: temas transversais, ensino de ciência, nível fundamental

INTRODUÇÃO: Temas transversais devem ser capazes de se tornar relevantes por si mesmos, não podendo passar despercebidos pelos alunos quando tratados em sala de aula (MARTINS; K.F. e et al;2005).A contextualização através desses temas constitui hoje um princípio curricular que possui diferentes funções, dentre as quais pode-se citar a de formar o aluno para o exercício da cidadania.Principalmente, os alunos da oitava série do nível fundamental, pois se estão em fase transição de nível escolar fundamental/médio, logo é necessário que busquem “despertar” a indagação e o senso crítico desses educandos, com o intuito de compreenderem e investigarem a Ciência e suas aplicações no cotidiano, inter-relacionados com a ética, a consciência moral e jurídica da sociedade.Desta forma este trabalho objetivou verificar se os temas transversais estão sendo trabalhados com os conteúdos de Ciências na oitava serie do ensino fundamental nas escolas públicas municipais da cidade de Marituba/PA/BR

MATERIAL E MÉTODOS: A investigação foi feita por meio de levantamento bibliográfico, em literatura específica, (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS-TEMAS TRANVERSAIS) para se conhecer os temas que os professores podem usufruir. Nesta pesquisa em que professores de Ciências, das Escola Municipal Dr. Renausto Amanajás e Escola Municipal Maestro Carlos Gomes, da rede publica municipal da cidade de Marituba no estado do Pará, foram questionados através de perguntas objetivas sobre transversalidade e, junto com 60 alunos do 8° serie dessas escolas sobre interdisciplinaridade com questionários objetivos sobre alguns temas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: : Após analisar os questionários aplicados aos professores verificou que 70% dos professores tenham afirmado a importância dos temas transversais, mas apenas 20% destes têm conhecimento do seu significado ao ensino de ciências do nível fundamental, quando questionados a respeito de sua prática em sala de aulas, todos afirmam que abordam essa transversalidade em suas aulas. Mas quando analisados os questionários dos alunos verificou que 90% não recordam que seus professores tenha comentado a respeito dos temas listados no questionário e os demais relatam que de vez enquanto seus professores comentam os temas listados no questionário.

CONCLUSÕES: Desenvolver a transversalidade dentro da disciplina ciências é oportunizar aos alunos o exercício da cidadania, porém verificou que o ensino dessa disciplina nas escolas pesquisadas está ocorrendo de forma tradicional, principalmente porque os professores na sua formação não receberam o suporte necessário

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS; Temas Transversais.Ministerio da Educação e do desporto;Brasília;1998

MARTINS, K.F.; NUMES,A.O.;SANTOS,A.G.D.; BARBOSA,J.B.; Transversalidade e o Ensino de Química.In: Anais de Congresso brasileiro de química:2005

MARQUES, M. O. Conhecimento e modernidade em reconstrução. Ijuí: UNIJUÍ, 1993, 126 p, 1ªed.

SANTOS, W. L. P. dos; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química. Ijuí: UNIJUÍ, 1997.