ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: ENSINO DA QUÍMICA: PROPOSTA NA LITERATURA DE QUÍMICA NA CABEÇA X MÉTODO UTILIZADO EM SALA DE AULA.

AUTORES: BRASIL,R.B. (UFPA) ; MARÇAL,E.S.S. (UFPA) ; RIPARDO FILHO,H.S. (UFPA) ; MAGALHÃES,L.M.F. (UFPA)

RESUMO: RESUMO: Atualmente verifica-se grande produção literária abordando sobre a maneira pela qual os professores podem ministrar as aulas ensinando e os direcionando a fazer, usar e pensar. Apresenta-se aqui uma contribuição a qual foi extraída de um livro com este tipo de produção, para aprimoramento da forma de expor as aulas de química conseguindo conquistar a atenção e curiosidade dos alunos. Na literatura do livro “Química na cabeça” encontramos um método de fácil entendimento para os assuntos químicos, uma vez que o autor expõem cerca de 82 experiências de química a fim de serem realizadas nas aulas de química com diversas assuntos desta disciplina. Estas práticas são apresentadas como experiências laboratoriais apesar de poderem ser realizadas em sala de aula utilizando materiais altern

PALAVRAS CHAVES: palavra-chave: indicador,ácido, base

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: A grande dificuldade encontrada no ensino médio para o conhecimento da ciência Química, se deve na maioria das vezes aos discentes, sendo que estes conseguem mutilar a Química quando ao ministrar as aulas arrancam dos docentes a oportunidade de aprenderem primeiramente através da prática e depois indo para parte teórica; o que acontece hoje nas salas de aula é que os discentes apenas ignoram a importância da prática apresentado a disciplina simplesmente de forma teórica.

MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAL E MÉTODO: Realizou-se uma pesquisa a partir de uma aula ministrada por uma discente, graduada em licenciatura plena em química, em uma escola localizada na cidade de Uruará no estado do Pará em uma turma do ensino médio no turno matutino das 07:30h às 09:00h. Esta metodologia foi feita através de experiências extraídas da folha 59 da literatura Química na cabeça , experiência esta que trata-se do assunto de indicadores naturais de ácido e bases, onde os alunos aprendem na prática a reconhecerem ácidos e bases através de indicadores.




RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DESCURSÃO: Durante a aula observou-se o despertar dos alunos através da atenção e interesse dos mesmos em participarem. Agindo assim a discente possibilitou a interação no contexto disciplina versos alunos, tornando a aula proveitosa incentivando a criatividade dos alunos, pois a experiência foi realizada com materiais alternativos. A metodologia proposta demonstra que a química, como toda ciência, não é nada mágica ou superior, reservada para mentes brilhantes. Para explorar esse mundo basta Ter alguns atributos como: curiosidade, atenção, raciocino e determinação (MATEUS,2002), associado a arte de ensinar.



CONCLUSÕES: CONCLUSÕES: Foi verificado que o aprendizado de docentes da disciplina Química a nível médio tem maior rendimento quando aplicado o método proposto pelo autor da literatura Química na cabeça que consiste em transmitir o conhecimento da Química através de experiências químicas em sala de aula que a partir pode ser formulado os conhecimentos teóricos, do que aquele método tradicional que se utiliza em sala de aula, este método tradicional se limita em expor a disciplina apenas a conceituar teoricamente os conhecimentos químicos.




AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: MATEUS, A. L. Química na cabeça: Experiências espetaculares para você fazer em casa ou na escola. Editora: UFMG 2002. Pág. 58-59.