ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM QUÍMICA: INSTRUMENTO PARA LEITURA E INTERAÇÃO COM O MUNDO.

AUTORES: CRISTINO, M. G.G (UFPA) ; PAIXÃO, M.R.S (UEPA) ; NETA, R. A. S. S (UEPA) ; SANTOS, C. B. R (UFPA) ; DINIZ, V.B. W (UFPA) ; MARTINS, E. A (UFPA)

RESUMO: Buscou-se fazer uma avaliação da aprendizagem significativa, estabelecendo assim um diagnóstico comparativo das diferentes realidades educacionais a partir de pesquisas realizadas em duas escolas, uma em Belém outra em Santa Bárbara. A pesquisa foi desenvolvida através de abordagem qualitativa e quantitativa com aplicação de questionários com perguntas fechadas para um corpo discente de 45 alunos. Na escola onde os alunos tiveram oportunidade em participar de atividades experimentais relacionadas com o seu cotidiano a receptividade e o rendimento escolar foi satisfatório, fato que não foi observado na escola em o ensino se dava de forma mecânica.Portanto, pode-se dizer que a química é uma ciência que precisa ser construída do concreto para o abstrato para que a aprendizagem seja significativa

PALAVRAS CHAVES: aprendizagem siginificativa, motivação, experimentação

INTRODUÇÃO: Observa-se atualmente que o ensino de Química na maioria das escolas tem dado maior ênfase à transmissão de conteúdos e deixando de lado a construção do conhecimento científico dos alunos. Certamente, esses fatores combinados ajudam a contribuir para o maior desinteresse que muitos estudantes têm por esta disciplina, (BEJARANO,1998). Ao se deparar com escolas onde os professores propõem a utilização de estratégias de aprendizagem que visam contribuir com o ensino de Química como: seminários, feiras de ciências e visitas técnicas a situação é totalmente diferente, pois, por exemplo, na experimentação o professor pode, através da demonstração e realização com a turma de experimentos, desenvolver temas de importância social que possam se relacionadas com o cotidiano dos alunos e seus conhecimentos naturais, podendo desenvolver seu senso crítico e proporcionar instrumentos para que estes possam “fazer leitura” e interagir melhor com o mundo a sua volta tornando assim, a aprendizagem significativa. E ao reconhecermos que a aprendizagem significativa tem um papel muito importante para promoção de uma sociedade mais humanizada, que necessita de cidadãos críticos e que assumam seu papel na sociedade, contribuindo, principalmente para a melhoria da qualidade de vida (BELTRAN,1993) . Para que isso possa acontecer, a escola deve assumir o seu papel de importância nesse contexto, que é de formar “cidadãos”, e não apenas ser transmissora de conteúdos. Portanto, este trabalho quer mostrar a necessidade e a importância de se trabalhar a Química com atividades experimentais, relacionando-as com o cotidiano dos alunos para que esta possa tornar-se significativa para eles, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de ensino desta disciplina

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi realizada em duas escolas, sendo uma pública da rede estadual, localizada no município de Santa Bárbara do Pará e outra pertencente ao Ministério da Aeronáutica localizada no município de Belém. A amostragem foi realizada em duas (02) turmas de 8a séries nas Escolas de Ensino Fundamental e Médio Pádua da Costa (Santa Bárbara) e em três (03) 8a séries da Escola Tenente Rêgo Barros (Belém), com um público discente de duzentos e vinte e cinco (225) alunos, sendo que as verificações dos dados foram efetuadas no mês de novembro na primeira escola e no mês de dezembro na segunda escola. As técnicas utilizadas consistiram na observação do ambiente e na aplicação de formulários em forma de questionários, tanto para a comunidade docente como discente, visando obter informações que pudessem evidenciar atitudes comportamentais dentro do ambiente intra-escolar, que viessem comprovar fatos que justifiquem a ocorrência ou não da aprendizagem significativa. A coleta de dados foi efetuada num período de cinco dias nos meses citados onde foram realizados entrevistas com alguns segmentos das escolas, nas quais foram explicitados os objetivos da pesquisa e como seriam trabalhados os resultados da mesma, para melhoria do processo ensino-aprendizagem. Foram distribuídos formulários na forma de questionários com perguntas do tipo fechada para o segmento docente como discentes da referida série e posteriormente, foram feitas as tabulações de forma a computar as respostas que se enquadrassem na mesma categoria.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: Como forma de verificar como a aprendizagem em química, estava sendo desenvolvida nas escolas pesquisadas, foram obtidos resultados que foram gerados a partir de respostas coletadas em cima dos questionamentos propostos. Algumas das perguntas formuladas estão abaixo relacionadas:*Apresentam dificuldades no aprendizado em relação à química, * A Química tem alguma relação com o seu cotidiano, *Tem Infra-estrutura laboratoriais. O número de alunos que demonstraram apresentar dificuldades no aprendizagem em relação aos conteúdos ministrados tiveram percentuais diferenciados nas duas escolas, sendo de 51% em relação a Escola Rego Barros e de 35% na Pádua da Costa. Ao observar-se os percentuais correspondentes às duas escolas verificou-se que na escola Rego Barros que 84% dos alunos vêem alguma relação no que aprendem com coisas do seu cotidiano, já na Pádua da Costa esses valores atingem 13% desse universo.Em relação a infra-estrutura, no contexto escolar, observou-se que a escola Rêgo Barros é dotadas de laboratórios para atividades práticas para o ensino das ciências o que permite que os conteúdos ministrados através de aulas expositivas tenham uma assimilação de uma forma mais concreta, fato que não é constatado na escola Pádua da Costa que não é dotada de laboratórios para atividades práticas.



CONCLUSÕES: Ensinar química, não consiste simplesmente em mero derramamento de informações, essas devem estar associadas ao cotidiano do aluno, que deve perceber um significado para poderem associá-las com o mundo. Para isso o professor deve utilizar-se de estratégias que provoquem uma motivação interna de forma a contribuir com processo de ensino.Deve-se promover situações que levem esses alunos a possuírem posturas críticas, pois o que se observa é que o ensino acontece de forma mecânica, com o aluno não relacionando com fatos do seu cotidiano e até levando-os a supor que a química não seria necessária em seu curso

AGRADECIMENTOS: Ao corpo discentes e docentes das escolas pesquisadas que muito contribuiram com informações revelantes para esta pesquisa

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BEJARANO, N. R. R.; CARVALHO, A. M. P. A educação química no Brasil: uma
visão através das pesquisas e publicações da área. São Paulo, 1998.

BELTRAN, N. & CISCATO, C. A. M. Breve histórico e principais problemas do
ensino de Química. São Paulo: Cortez, 1993.