ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP) PARA USO NA PREPARAÇÃO DE SOLUÇÕES UTILIZADAS NAS AULAS DE QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA

AUTORES: PETROVICH,S.O. (UFRN) ; SILVA,M.L. (UFRN) ; MACEDO,S.P.N (UFRN) ; FERNANDES,N.S. (UFRN)

RESUMO: Na análise qualitativa sistemática, os cátions são classificados em cinco grupos (I, II, III, IV e V) e a partir do uso de reagentes específicos é possível identificar esses grupos, como também permitir a separação dos cátions característicos de cada um deles. Para a realização das aulas experimentais de Química Analítica Qualitativa são preparadas pelos monitores e/ou voluntários aproximadamente 70 soluções com concentrações específicas, envolvendo os sais metálicos, ácidos e bases, além de compostos orgânicos. Nesse trabalho, foi elaborado um Procedimento Operacional Padrão (POP) para ser utilizado na preparação das soluções utilizadas na identificação dos cátions durantes as aulas experimentais.

PALAVRAS CHAVES: procedimento operacional padrão, análise sistemática e química analítica.

INTRODUÇÃO: OS POPs são procedimentos padronizados e a exemplo de qualquer documento padronizado, estes devem ser estabelecidos de forma clara e objetiva. È importante ter um padrão previamente definido para a criação dos procedimentos de forma a facilitar seu gerenciamento e controle. Além de facilitar o gerenciamento, este padrão serve como uma lista de verificação para evitar que aspectos importantes sejam esquecidos.
Durantes as aulas experimentais da disciplina de Química Analítica Qualitativa, várias soluções devem ser preparadas seguindo as metodologias definidas pelos autores. A elaboração de um POP na preparação das soluções é de suma importância, uma vez que permite a normatização de todos os procedimentos. Considerando que nos laboratórios experimentais existe uma alta rotatividade de monitores e/ou voluntários, a implantação de operações padronizadas, permite a otimização do tempo dedicado ao laboratório, elimina os erros, diminui as perdas de reagentes e permite dessa forma, que os recursos financeiros destinados aos laboratórios para aquisição de reagentes sejam melhores aproveitados. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi elaborar um procedimento especificamente para uso na preparação de soluções utilizadas nas aulas experimentais da disciplina de Química Analítica Qualitativa.



MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente foi relacionada todas as soluções que são utilizadas nas aulas experimentais da disciplina de Química Analítica Qualitativa. Em seguida foi elaborado um modelo de Procedimento Operacional Padronizado contendo informações relevantes sobre a preparação adequada dessas soluções, contendo fórmula química, massa molar, volume da solução, concentração em mol L-1 e procedimento para preparação. Na elaboração do POP foi levado em consideração os seguintes pontos: Objetivo do procedimento, campo de aplicação/abrangência, definições/terminologia, descrição do procedimento, matriz de responsabilidade, fluxograma, referências, registros, lista de distribuição, Título ou Subtítulo, e No de identificação e responsáveis pela emissão e aprovação, conforme modelo relacionado abaixo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O modelo de POP disponibiliza utilizando para a preparação das soluções: objtivo do procedimento, campo de aplicação/ abrangência, definições de termenologia, descrição do procedimento, matriz de responsabilidade.Além de fluxograma,referência registros,listas de destribuição.Tendo também o nome do responsável pela elaboração do POP,e nome do responsável pela aprovação.

CONCLUSÕES: A Elaboração de Procedimentos Operacionais Padronizados para preparação de soluções no Laboratório de Química Analítica Qualitativa possibilita uma efetiva organização e facilidade de gerenciamento, mesmo com a rotatividade de alunos monitores e/ou voluntários.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BACCAN, N. Introdução à Semimicroanálise Qualitativa, Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1997.
LOPES, E. Guia para elaboração dos Procedimentos Operacionais Padronizados, São Paulo, Livraria Varela, 2004.
VAITMAN, Delmo S. Ensaios Químicos Qualitativos, Rio de Janeiro; Interciência, 1995.
VOGEL, A. Química Analítica Qualitativa, São Paulo; Editora Mestre Jou, 1981.