ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA “SEGURANÇA” NA DISCIPLINA DE QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA
AUTORES: SILVA,M.L. (UFRN) ; PETROVICH,S.O. (UFRN) ; MACEDO,S.P.N. (UFRN) ; FERNANDES,N.S. (UFRN)
RESUMO: Nesse trabalho, foi elaborado e aplicado um Questionário para 63 alunos da disciplina de Química Analítica Qualitativa do curso de Química da UFRN, envolvendo tópicos sobre segurança, como significado das siglas CIPA, BPL, tipos de incêndios e extintores e Símbolos de Risco.
PALAVRAS CHAVES: segurança, símbolos de risco, questionário.
INTRODUÇÃO: Os laboratórios constituem setores de grande importância nas instituições de ensino, de pesquisa e nas indústrias, não importando a natureza das análises neles realizadas. Estes locais oferecem grande variedade de riscos nas áreas de segurança e medicina do trabalho, pela presença de substâncias neles manuseadas e tipos de equipamentos operados que podem implicar numa série imensa de acidentes do tipo intoxicações, envenenamentos, queimaduras térmicas e químicas, contaminações por agentes biológicos, incêndios e explosões dentre outras.
Estes acidentes podem ser controlados pelo uso de equipamentos de proteção coletiva e Individual e pelo planejamento e projeto adequados dos laboratórios. Contudo, um dos riscos mais difíceis de controlar, é o causado pelos usuários que muitas vezes se recusam a aceitar as normas de segurança por desconhecimento ou por julgarem que isso impediria sua liberdade de trabalho, independentemente da seriedade das conseqüências advindas destes atos. É importante que todos os usuários de laboratórios tenham informações sobre segurança, abrangendo itens desde instalação, prevenção e algumas ações em situações de emergência até uma relação de atitudes pessoais desejadas por parte dos professores, funcionários, monitores e alunos envolvidos em trabalhos de laboratório.
MATERIAL E MÉTODOS: Foi elaborado um questionário considerando os seguintes itens: O que significa as siglas CIPA e BPL; cite 05 tipos de EPI e EPC; classifique os tipos de incêndios e de extintores; identifique alguns símbolos de riscos (corrosivo, altamente explosivo, facilmente inflamável, perigoso para o meio ambiente, comburente, tóxico, irritante e nocivo e radioativo). O questionário foi aplicado para 63 alunos da disciplina de Química Analítica Qualitativa nos períodos diurno e noturno do Curso de Química no início do semestre de 2006.2.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na tabela 1 estão relacionados os resultados obtidos a partir das respostas do questionário.
Tabela 1: Resultados obtidos no questionário
QUESTIONÁRIO RC % RE % NR %
O que significa a sigla CIPA 21 36 43
O que significa a sigla BPL 95 - 5
Cite 05 tipos de EPI 19 - 81
Cite 05 tipos de EPC 19 2 79
Como são classificados os tipos de incêndios 2 16 82
Cite os tipos de extintores 56 21 23
RC: Resposta correta RE: Resposta errada NR: Não respondeu
Dentre as respostas para o significado da sigla CIPA foi observado, Conselho Internacional, Conselho Interdisciplinar de Acidentes, Centro Internacional de Pesquisa Analítica e Conselho Internacional de Prevenção de Acidentes.
Na Figura 1 é mostrada as respostas corretas para cada um dos símbolos de risco. Foi observado que o símbolo “radioativo” foi o mais conhecido, indicando que 46 alunos responderam corretamente, enquanto para o símbolo “comburente” nenhum dos alunos respondeu corretamente.
CONCLUSÕES: Considerando os resultados obtidos a partir da aplicação do questionário, foi verificado que os alunos avaliados possuem no início da disciplina de Química Analítica Qualitativa, em geral, falta de informação referente às questões sobre segurança. É importante que tais questões sejam mais discutidas, tornando-se necessário uma ação direcionada nesse sentido, seja em relação à própria disciplina ou cursos extra-curriculares a serem disponibilizados durante o período de formação.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BACCAN, N. Introdução à Semimicroanálise Qualitativa, Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1997.
CIENFUEGOS, F.; Segurança no laboratório, Rio de Janeiro, RJ. Editora Interciência, 2001.