ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: PROJETO PEDAGOGICO : APRENDENDO A ESCREVER QUIMICA

AUTORES: FIGUEREDO.K.S.L. (UERN) ; FALCONIERI.A.G.F (UERN)

RESUMO: Na busca de novas formas de apresentação de conteúdo, optou-se por associar o ensino de Química às questões ambientais e cotidianas,esta alternativa possibilitou a reflexão conjunta da química, sua aplicação, problemas ambientais atuais, proporcionando a associação: Química aplicada e prática da educação ambiental. Pois a química não pode ser entendida apenas,como um conjunto de símbolos e formulas matemática. Idealizou-se um projeto pedagógico que objetivava através da interdisciplinaridade fazer com que os alunos do ensino médio muda-se a interpretação do conceito de ciência química e se aproximassem mas dessa disciplina compreendendo a realidade que os rodeiam e trasmitindo o conhecimento adquirido de forma escrita através de dissertações que resultaram em um livro.

PALAVRAS CHAVES: livro,aprendendo,projeto

INTRODUÇÃO: Muitas pessoas conhecem a Química como Ciência que estuda diversos fenômenos e são alguns desses fenômenos que possibilitaram a existência e sobrevivência de seres vivos em nosso planeta. É também importante lembrar que a Química estuda desde uma pequena molécula até um complexo organismo, tal como é o corpo humano. Mas Para formar cidadãoes dos novos tempos o ensino de ciência química tem que mudar e professores e alunos se adaptar e inserir novas metodologias mas dentro da realidade de cada escola.Na busca de novas formas de apresentação de conteúdo, optou-se por associar o ensino de Química às questões ambientais e cotidianas. Assim, no que tange o ensino da disciplina de química, os PCNs sugerem que:“... o conhecimento químico não deve ser entendido como um conjunto de conhecimentos isolados, prontos e acabados , mas sim uma construção da mente humana em contínua mudança.Esta alternativa possibilitou a reflexão conjunta da química, sua aplicação, problemas ambientais atuais, proporcionando a associação: Química aplicada e prática da educação ambiental. Pois a química não pode ser entendida apenas,como um conjunto de símbolos e formulas matemática.Partindo desse ponto de vista idealizou-se um projeto pedagógico que objetivava através da interdisciplinaridade fazer com que os alunos do ensino médio muda-se a interpretação do conceito de ciência química e se aproximassem mas dessa disciplina compreendendo a realidade que os rodeiam e trasmitindo o conhecimento adquirido de forma escrita através de dissertações que resultaram em um livro.

MATERIAL E MÉTODOS: O primeiro passo para iniciar este trabalho foi a escolha de uma escola para a aplicação do projeto, A escola escolhida foi uma escola da rede estadual de ensino a Escola Estadual JOÃO MANOEL PESSOA, localizada na cidade de Itaja-RN, Sendo o projeto aplicado pelo professor estagiário no período de docência do contrato estabelecido pelo governo do estado. O projeto teve a duração de dois mêses no primeiro momento o professor repassou em sala de aula as orientações necessárias sobre os temas abordados e que seriam desenvolvidos no trabalho. Em seguida elaborou-se o cronograma de atividades relacionadas ao projeto. O mesmo foi desenvolvido em uma turma da primeira serie do nível de ensino médio da seguinte forma, criou-se grupos de aluno em media dez alunos por grupos sorteou-se os temas a seguir ,”água,solo, lixo, petróleo e ar” pré definidos em sala de aula, os alunos realizaram pesquisa de campo e aplicaram questionários, redigiram e transmitiram a traves de textos toda a interpretação de química adquirida. O projeto serviu de estimulo para que os alunos gostassem de estudar química que antes era apenas um dicifrar de símbolos e formulas, tornarase algo a ser desmistificado e interresante o que facilitou o ensino aprendizagem.O livro Apreendo a escrever química tornou-se um material didático utilizado no auxilio do ensino de química para a escola pois o livro foi editado na escola e passou a fazer parte do acervo da biblioteca.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante a elaboração do livro os alunos discutiram os conceitos dos temas abordados no projeto, perceberam que ao se dedicarem e pesquisarem sobre temáticas a principio simples e cotidianas eles passaram a visualizar e assimilar informações que antes passavam despercebidas, e cada vez ficava evidente que o conceito de química que a maioria dos alunos utilizava era errôneo, aprendendo a escrever química veio para complementar e interagir com a pratica pedagógica e também aproximar mas os alunos dessa disciplina que e tida por muitos como incompreensível. Portanto, pensamos que em sala de aula o conhecimento químico precisa ter uma maior interação com os conhecimentos cotidianos dos alunos. Através desta interação é que os conhecimentos científicos irão adquirir significações e real existência no mundo. Observou-se ainda que os alunos que fizeram parte desse projeto desenvolveram raciocínio lógico visão critica melhoraram o rendimento escola pois começaram a coomprender contextualizar o conteúdo é trazer importância para o cotidiano do aluno, mostrar que os conhecimentos gerados dentro de uma sala de aula tem aplicação prática na vida das pessoas como um todo.COMCLUSÃO: Ao trabalharmos com a escrita textual colocamos nossos alunos em uma relação de descoberta e correlação dialógica destes conteúdos com seu meio social e capazes de através do diálogo trocarem idéias para formação crítica de seus conhecimentos. Os alunos construíram conceitos que lhes possibilitam viver com mais eficiência de adotar posturas mais críticas diante de suas realidades cotidianas de uma forma prática e dinâmica dentro de um mesmo espaço físico.O aluno obteve sucesso à medida que se manteve ocupado e concluiu que na verdade o conhecimento vai sendo construído, serve para ser aplicado e deve ser útil ao homem na melhoria do ambiente e da vida humana.

CONCLUSÕES: Ao trabalharmos com a escrita textual colocamos nossos alunos em uma relação de descoberta e correlação dialógica destes conteúdos com seu meio social e capazes de através do diálogo trocarem idéias para formação crítica de seus conhecimentos. Os alunos construíram conceitos que lhes possibilitam viver com mais eficiência de adotar posturas mais críticas diante de suas realidades cotidianas de uma forma prática e dinâmica dentro de um mesmo espaço físico.O aluno obteve sucesso à medida que se manteve ocupado e concluiu que na verdade o conhecimento vai sendo construído, serve para ser aplicado e deve ser útil ao homem na melhoria do ambiente e da vida

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: http://www.quiprocura.net/quimica.htm acessado;12/05/0714:00;
http://www.sbq.org.br/ranteriores/23/resumos/0257/index.html;PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO;WWW.pertrobras.com.br;OLIVEIRA, V. de F. Imaginário social e escola de segundo grau. Ijuí: Editora UNIJUI, 1997. ;- SAVIANI, D. Escola e democracia. São Paulo: Cortez/ Autores Associados, 1986.;- SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aprimorações. São Paulo: Cortez/ Autores Associados, 1991