ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Avaliação e reformulação da disciplina Segurança em Laboratórios Químicos (SLQ) do Instituto de Química da Universidade de Brasília (IQ/UnB).

AUTORES: FERREIRA, M. A. (UNB) ; ELIAS, M. B. (UNB) ; MACHADO, P. F. L. (UNB)

RESUMO: São apresentados a seguir resultados obtidos em uma proposta de inserção de novas atividades e dinâmicas nas estratégias de ensino das aulas ministradas em SLQ. Cada sugestão foi pensada avaliando-se deficiências detectadas na disciplina, a fim de conciliar a profundidade em que os conteúdos foram retidos com a necessidade dos conceitos de segurança que serão exigidos nas atividades futuras do profissional do Química. Pretende-se avaliar o impacto das novas atividades implementadas às aulas de SLQ confrontando a opinião dos alunos e reduzindo o número de acidentes no IQ/UnB pela conscientização provocada devido a reformulação da disciplina em conjunto com a fiscalização do Instituto.

PALAVRAS CHAVES: segurança em laboratórios químicos

INTRODUÇÃO: Os conteúdos de segurança em laboratórios são extremamente importantes para despertar a consciência dos estudantes e futuros profissionais de Química em relação a sua responsabilidade na geração de resíduos e nos procedimentos e recomendações necessárias para evitar acidentes. A conduta segura deve ser essencial a qualquer atividade prática e os estudantes devem ser fiscalizados e cobrados com rigor por seus docentes.
Implementada no ano de dois mil e três, a disciplina Segurança em Laboratórios Químicos (SLQ) objetiva uma aprendizagem significativa dos conteúdos relacionados à segurança química para os graduandos em bacharelado e licenciatura em Química da Universidade de Brasília. Com o intuito de se conhecer a adequação às demandas da instituição e ao perfil do profissional de Química que se deseja formar, teve início no ano de 2006 um processo de avaliação de SLQ. Os objetos de investigação desta foram os professores de disciplinas experimentais do IQ/UnB e os alunos que a cursaram em semestres anteriores ao da avaliação (egressos) [1,2].
O objetivo desta pesquisa era diagnosticar o grau de aprendizagem dos alunos ao cursarem a disciplina, aplicando um questionário de sondagem de conteúdos no início e no fim do semestre aos alunos que a cursaram em 1°/2006[3]. Temática das aulas, atividades diferenciadas e vivência prática de situações que envolvessem os conteúdos foram as principais reivindicações dos questionados. Nessa perspectiva, realizou-se um trabalho de reformulação da disciplina por meio da criação de atividades envolvendo os conteúdos de SLQ.

MATERIAL E MÉTODOS: A primeira parte deste trabalho compreendeu a elaboração, aplicação e avaliação de questionários estruturados. No total foram três questionários diferentes aplicados (1) aos docentes que ministravam aulas experimentais no IQ/UnB, (2) aos alunos egressos de SLQ (abordados em aulas de disciplinas dos cursos de Química) e (3) aos discentes que a cursaram no semestre 1°/2006. Este último público respondeu o questionário antes e após a conclusão da disciplina, com o intuito de avaliar o grau de aprendizagem.
Para aumentar o interesse dos alunos na aprendizagem dos conteúdos, foram elaboradas algumas atividades repensando e estabelecendo critérios para a motivação dos estudantes. A reestruturação das aulas de SLQ foi pensada primeiramente fazendo-se estudos sobre a necessidade de expor os temas de SLQ em ordem cronológica organizada e adequada para os alunos do IQ/UnB. Apostilas e roteiros experimentais de disciplinas do Instituto foram avaliados. Aspectos relevantes como informações sobre as substâncias que os alunos manipulam, resíduos que geram durante a sua formação acadêmica e os tipos de riscos que os alunos estão expostos nos laboratórios foram destacados. Também foram feitos levantamentos sobre a existência de disciplinas especificas de segurança em outras instituições.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: As aulas de SLQ, em sua grande maioria, se apresentavam desde sua implementação sob o formato de seminários apresentados pelo professor. Através do terceiro questionário foram detectados os pontos da disciplina que necessitam de aprimoramento e pôde se constatar que alguns conteúdos tinham uma aprendizagem mais significativa.
Novas estratégias, relacionadas aos conteúdos de segurança em laboratórios, foram inseridas objetivando minimizar as lacunas detectadas e tornar os alunos conscientes de suas ações. Levando-se em conta a reformulação das aulas de SLQ foram inseridos atividades com caráter lúdico e informativo associando a abordagem teórica com o prazer de exercícios e de visitas programadas, direcionando e dando destaque a cada etapa do curso. Conciliando a profundidade dos conteúdos com a baixa carga horária semestral, houve necessidade de selecionar os itens tratados na disciplina e as respectivas atividades. Estas envolvem elaboração de protocolos de reagentes e fichas de segurança de produtos químicos, confecção de texto explorando a sensibilização ambiental e responsabilidade objetiva dos resíduos, roteiros de visitas em laboratórios químicos e ao corpo de bombeiros, interpretação de sinais e rótulos, instruções em caso de emergência ou acidentes e quanto ao uso de EPI e EPC. Na edição dos exercícios foram utilizados jogos, atividades em grupo, elaboração de textos a partir da análise de imagens, apresentação de seminários por parte dos alunos além de outras dinâmicas de ensino. Nas atividades mencionadas os alunos são incentivados à autonomia na busca de textos e materiais específicos que tratem de segurança em química. Salienta-se que em todos os exercícios foram disponibilizadas as bibliografias.

CONCLUSÕES: As atividades inseridas na disciplina mostraram-se eficientes, provocando maior participação e interesse dos alunos. Novas formas de abordagem conceitual sobre segurança sensibilizam a comunidade acadêmica da importância deste tema no ambiente acadêmico e profissional. Disciplinas específicas de segurança em currículos universitários proporcionam reflexões mais profundas e críticas, evitando acidentes e despertando a coerência ética do impacto de ações inseguras em relação ao ambiente e ao próximo. Entretanto, faz-se necessário que as normas sejam cobradas e reforçadas ao longo do curso.

AGRADECIMENTOS: Aos professores do IQ/UnB Gérson de Souza Mól e Joice de Aguiar Baptista pela ajuda prestada na avaliação deste material.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1. FERREIRA, M. A.; Avaliação da disciplina segurança em laboratórios de química por: alunos, ex-alunos e professores. Brasília, 2006. 126 p. Monografia de Graduação. Universidade de Brasília.
2. MACHADO, P. F. L.; FERREIRA, M. A.; MOL, G. S.; Avaliação da Disciplina Segurança em Laboratórios Químicos dos Cursos de Química da Universidade de Brasília. In: JOINT EVENT, 2006. Anais Eletrônicos do Primeiro Joint Event: 4° Ensequi e 3° ISRMU, São Carlos, SP. Universidade de São Paulo, USP, 2006. 1 CD-ROM.
3. MACHADO, P. F. L.; FERREIRA, M. A.; Segurança em Laboratórios: O que Sabem os Alunos Ingressantes no Curso de Química da UnB. In: JOINT EVENT, 2006. Anais Eletrônicos do Primeiro Joint Event: 4° Ensequi e 3° ISRMU, São Carlos, SP. Universidade de São Paulo, USP, 2006. 1 CD-ROM.