ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: O ENSINO DE QUÍMICA NA ESCOLA BÁSICA E O CONTEXTO SOCIAL DOS ALUNOS
AUTORES: CARVALHO, O.A.F (UESPI) ; CARVALHO, S.P.C.R (UESPI)
RESUMO: RESUMO
Um dos grandes desafios atuais do ensino de hoje nas escolas de ensino médio, é construir meios que propiciem uma inter-relação entre o ensino literário e o cotidiano dos alunos. No entanto observa-se que as práticas metodológicas utilizadas em sala de aulas estão sofrendo modificações, visto que há uma demanda cada vez maior para a incorporação de métodos adequados a realidades dos alunos. Este fato é notável visto que a maioria dos professores avaliados utiliza métodos com: estudo dirigido, grupo de discussão e seminários para avaliar o processo de ensino-aprendizagem.
PALAVRAS CHAVES: contextualização, ensino-aprendizagem;
INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO
A escola, enquanto segmento social da sociedade é local por excelência para o desenvolvimento do processo, de tramissão-assimilação do conhecimento elaborado e para o desenvolvimento do pensamento crítico. Neste sentido, é lugar onde o aluno se instrumentará para atuar no meio social.
No entanto, a prática do ensino de química em nossas escolas de ensino médio, segue uma seqüência convencionada de conteúdos sem a preocupação com a inter-relação que se estabelecem entre os mesmos e, muito menos, com questões mais amplas da sociedade. No sistema de ensino há um verdadeiro treinamento, exercitação de tarefas muitas vezes inócuas, cujo resultado é a padronização e até mesmo a obstrução da capacidade de pensar.
Um dos grandes desafios atuais do ensino hoje nas escolas de ensino médio, é construir meios que propiciem uma inter relação entre o ensino teórico e o cotidiano dos alunos. Para tanto se faz necessário que os profissionais da educação busque alternativas de ensino que visem a interpretação, crítica de fatos corriqueiros e de conhecimentos pré-existente. No ensino atual é possível trabalhar alternativas de ensino, como a experimentação, a contextualização do ensino, etc. desta forma os alunos observando fenômenos ou situações de seu dia-a-dia busque os porquês, adquirido assim conhecimentos.
Visando à investigação da prática de ensino realizada no ensino de química, buscamos realizar um trabalhar no qual pudéssemos discutir a prática de ensino e a contextualização das mesmas.
MATERIAL E MÉTODOS: METODOLOGIA
Para objeto de análise a coleta de dados consistiu em três fases distintas: a primeira foi à aplicação de questionário com perguntas fechadas, aos alunos. A segunda fase corresponde à aplicação do questionário e entrevistas aos professores dos alunos na qual foi aplicado o primeiro questionário. A última etapa da pesquisa consiste na observação três aulas de 50% dos professores participantes da pesquisa.
A partir destas etapas foi possível fazer a análise e confrontar os dados, a fim de que chegar a prática de ensino que está sendo utilizada em sala de aula. Esta confrontação só foi realizada para as questões que abordavam um mesmo questionamento aos professores e alunos.
O presente trabalho foi realizado a partir de dados coletados na escola pública Zacarias de Góis – Liceu, em Teresina com alunos das três séries do ensino médio.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADO E DISCUSSÃO
A partir dos questionários aplicados, tanto aos professores quanto aos alunos, foi possível descrever e analisar o exercício docente na disciplina de química no ensino médio.
Fazendo uma avaliação do ensino de química 36% dos alunos avaliaram o ensino com regular e 27% como bom e o mesmo percentual foi admitido para excelente.
Assim, de acordo com o resultado apresentado, pode-se afirmar que o ensino de química está caracterizado como em uma escala de regular a excelente para a maioria dos entrevistados. Estes dados nos mostram que o ensino de química aos pouco vem melhorando nas escolas públicas, já que existe uma demanda muito grande de reformas, como PCNs e LDB, que visam á formação continuada dos professores e a incorporação de métodos de ensino mais acessíveis ao aluno.
Outro ponto de análise consistiu nos métodos de ensino utilizado em sala e aula, onde professores e alunos foram submetidos ao mesmo questionamento, visando a confrontação e dados. De acordo com dados da pesquisa 50% dos alunos apontaram que professores utilizam com principal mecanismo de ensino aulas expositivas e 50% dos mesmos fazem referencia ao cotidiano dos alunos, a mesma tendência foi observada para s respostas dos professores.
É notável que esta didática de ensino aos poucos esteja se alterando em nossas escolas, pois muitos professores estão incorporando elementos do cotidiano na construção do conhecimento cientifico. Portanto, contextualizar o conteúdo é trazer importância para o cotidiano do aluno, mostrar que os conhecimentos gerados dentro de uma sala de aula têm aplicação prática na vida das pessoas como um todo.
CONCLUSÕES: CONCLUSÃO
As análises aqui apresentadas apontam para a importância da contextualização do ensino de química com para a relação entre professor alunos para a aquisição do conhecimento e da cognição. É importante salientar que embora os professores trabalhem metodologias inadequadas à aquisição da aprendizagem, alguns vêm adotando métodos de ensino novos, como a utilização de grupo de discussão, enfatização de fenômenos do cotidiano, na construção do conhecimento.Cabe a nos professores buscarmos novos caminhos que objetive o resgate do alunado para o estudo e interpretação da química.
AGRADECIMENTOS: Agradeço primeiramnere a deus, a minha família a a todos os amigos que comtribuiram diretamente e indirentamente com este trabalho.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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