ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA “EMPREENDEDORISMO” COMO COMPLEMENTO DA FORMAÇÃO ACADÊMICA

AUTORES: MOURA, D.C. (IC) (UFRN) ; PERES, A.P.S. (IC) (UFRN) ; COELHO, E.P.M. (IC) (UFRN) ; MOURA, M.F.V. (PQ) (UFRN) ; FERNANDES, N.S. (PQ) (UFRN)

RESUMO: A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em economia e negócios, registrando o mais rápido crescimento em todo o mundo. Tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, estimular o desenvolvimento pessoal, proporcionar uma visão clara do mundo dos negócios e facilitar o acesso ao mercado de trabalho. Oferece programas de educação econômico-prática e experiências no sistema de livre iniciativa, através da parceria entre escolas e voluntários da classe empresarial que dedicam parte de seu tempo ensinando e compartilhando suas experiências com os alunos.
A Junior Achievement desenvolveu um projeto na UFRN com o objetivo de abrir uma Mini-empresa por alunos dos cursos de graduação de Química e Farmácia.


PALAVRAS CHAVES: empreendedorismo, miniempresa, química.

INTRODUÇÃO: A importância das micro, pequenas e médias empresas na economia de qualquer país é inegável. Elas são responsáveis pela geração de grande parte dos empregos formais e informais, de uma fração importante das exportações e do PIB de um país. No Brasil, as micro e pequenas empresas são responsáveis por 57,3% dos empregos formais e respondem por aproximadamente 2,2% das exportações e 20% do PIB.
O empreendedorismo é fator determinante para a geração dessas empresas e para impulsionar o crescimento econômico sustentável, necessários em países emergentes. A formação de novas empresas gera empregos, distribui renda e cria oportunidades para toda a sociedade. Empreendedores tornam-se exemplos, assumindo riscos ao transformar suas indústrias e estimulando outras pessoas através de suas conquistas e determinação. Portanto, a promoção de um modelo de desenvolvimento baseado no estímulo à atividade empreendedora é uma forma importante de impactar a economia e a estrutura das sociedades.
Um aspecto especialmente importante para nós da comunidade acadêmica é o empreendedorismo tecnológico, levando à criação de empresas inovadoras, que tem sido o motor propulsor por trás das economias mais fortes do mundo.


MATERIAL E MÉTODOS: Foram selecionados alunos dos cursos de graduação de Química e Farmácia (cursando a partir do 5° período) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para participar de um projeto piloto em empreendedorismo. O projeto deu-se através da acessoria de organização empresarial, a Junior Achievement.
O projeto iniciou-se com uma seleção dos estudantes pelos seus respectivos departamentos. Depois de escolhidos, os alunos participaram de um ciclo de palestras para conhecer o funcionamento de uma empresa, passando por todos os setores: finanças, produção, marketing/vendas e, recursos humanos.
Depois de informados sobre a criação e funcionamento de uma empresa, foi feito um levantamento do que poderia ser desenvolvido nas instalações da universidade. Logo após, foi efetuada a elaboração do projeto de pesquisa de mercado, onde levantaram-se dados sobre o que poderia ser produzido e comercializado, levando em consideração os seguintes aspectos: possibilidade de ser desenvolvido nas instalações da própria universidade; matéria-prima com sua respectiva cotação; preço dos concorrentes encontrados no mercado.
Em seguida, foi iniciado o processo de desenvolvimento dos produtos escolhidos pelo grupo: óleos pós-banho e sabonetes glicerinados e esfoliantes.
Com o produto já definido, partiu-se para a elaboração de fórmulas adequadas tendo em vista a obtenção do óleo e do sabonete com uma maior estabilidade.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os produtos desenvolvidos pela miniempresa foram comercializados tanto na própria universidade como também em outros pontos estratégicos de venda. Foram expostos ainda na III Rodada de Palestras e Feira de Miniempresas promovida pela Associação Junior Achievement do RN.
Os produtos são mostrados na Figura 1.




CONCLUSÕES: A experiência de participar de um projeto na área de empreendedorismo permitiu o conhecimento do funcionamento de uma empresa a partir do vivenciamento nas áreas inerentes a esta: finanças, produção, marketing/vendas e recursos humanos. Permitiu ainda diminuir os medos das reais possibilidades de abrir uma empresa.

AGRADECIMENTOS: À UFRN pelo apoio e incentivo e a Junior Achievement do RN pela oportunidade de ampliação de conhecimentos e desenvolvimento pessoal.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: [1] ARAÚJO, M.H.; LAGO, R.M.; OLIVEIRA, L.C.A.; CABRAL, P.R.M.; CHENG, L.C.; FILION, L.J. O estímulo ao empreendedorismo nos cursos de química: formando químicos empreendedores. Química Nova. Vol. 28, 2005.
[2] www.jarn.org.br acessado em Junho de 2007.