ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: PRÁTICA X TEORIA: PROMOÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO, ATRAVÉS DE PRÁTICAS INVESTIGATIVAS

AUTORES: BARBOSA, R. C. (UESPI) ; CIRIACO, M. DAS G. S. (UESPI)

RESUMO: Este estudo terá como objetivo principal a promoção da educação no ensino de química, utilizando de aulas práticas e amostragens, visando atrair o aluno e fazê-lo, através de interrogativas, promover uma investigação que atenda total ou parcialmente seus questionamentos, mesmo com respostas anteriores à explanação teórica. Busca-se o interesse dos mesmos através da curiosidade, com o interesse de formar cidadãos mais perspectivos, críticos e ativos. Para esta realização utilizar-se-á estratégias de incentivo à prática investigativa utilizando de fatos do quotidiano e construindo interrogativas a serem respondidas pelo conhecimento empírico e com comprovação através de materiais teóricos.

PALAVRAS CHAVES: prática educativa. investigação. curiosidade.

INTRODUÇÃO: Os cientistas da antiguidade, no âmbito de determinado fato, promoviam investigações que vieram a contribuir para a formulação de teorias futuras e mais aprofundadas sobre algum tema. A pouca estrutura em época, faziam com que procurassem meios que viessem a responder as suas necessidades. O professor torna-se atualmente o articulador do conteúdo e dos métodos a serem utilizados, explicando a intenção da sua ação na forma como constrói esse ambiente. A visão tradicional do ensino pautada na transmissão pura e simples de conhecimentos é uma visão político- pedagógica equivocada. A efetivação das possibilidades depende de variáveis, como a capacidade dos professores à uma atividade concreta e de experiências do aluno. O valor instrumental não está nos meios, mas na maneira como se integram na atividade didática, em como eles se inserem no método, porque é este que os articula lhes dá sentido no desenvolvimento da ação. (ALONSO, 2001)
No método da descoberta da investigação científica, o professor não transmite os conceitos e princípios de forma pronta e explícita. São criadas situações de ensino nas quais o aluno observa, manipula materiais, experimenta, coleta dados e informações, sistematizando e chegando às conclusões e generalizações necessárias, que lhe permitirão formular os conceitos e princípios. Este estudo terá como objetivo principal a promoção da educação no ensino de química, com a utilização de aulas práticas, visando não só atrair o aluno, mais fazer com que este passe a construir soluções, com investigação científica.

MATERIAL E MÉTODOS: Para concretização dos objetivos propostos, coletou-se material de referência (impressos), em relação a autores e obras como facilitador do estudo. Preparou-se o aluno do ensino médio em relação aos passos de uma investigação científica, onde com o uso de experimentos simples de mistura de soluções, pôde-se constatar a necessidade de métodos que contribua para a percepção e incentive a busca por respostas às interrogativas encontradas. Os materiais utilizados foram de uso doméstico, óleo, copo, sal, açúcar, etc., testando anteriormente. Aplicou-se um questionamento que proporcionasse adquirir informações em relação a aptidão e opinião dos alunos, demonstrando a viabilidade do método.
Explanou-se sobre a investigação científica devido a pouca visão dos alunos em relação aos procedimentos, passos necessários a pesquisa, que posteriormente o estimularia a buscar as soluções de suas dúvidas, criadas a partir da observação do fato. Após as amostras, os alunos passaram a discorrer sobre o que estavam observando, e através de deduções tentavam explicá-las, fez-se o questionamento e promoveu-se uma discussão, onde todos conseguiram compreender o fato utilizando do conhecimento em conjunto. Então interrompeu-se e introduziu o assunto de mistura substâncias. Assim pode-se observar que através de hipótese pode-se construir o caminho à formulação de soluções mais concretas. Os passos do método científico foram seguidos diante de seus conceitos: Caracterização: Quantificações, observações e medidas; Hipóteses: Explicações hipotéticas das observações e medidas; Previsões: Deduções lógicas das hipóteses e Experimento: Testes dos três elementos acima.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados foram animadores. O compartilhamento de idéias desenvolveu nos alunos a autoconfiança, cooperação e a motivação, tornando-os mais participativos, possibilitando um trabalho efetivo. Ao observar dificuldades em algum membro do grupo, foi solicitado o auxílio dos que já tinham se apropriado do conteúdo para orientar. Este estudo tornou-se satisfatória por mostrar a viabilidade do método proposto, onde este veio a despertar a curiosidade dos alunos, atraindo-os e promovendo uma melhor compreensão dos assuntos de referência.
Devido ao tempo de aplicação restrito muito tem que ser aperfeiçoado para adquirir resultados mais precisos, pode-se ver a necessidade de um ensino diferenciado, já que os alunos passaram a observar com mais detalhes aquilo que era exposto. As aulas práticas mostraram uma realidade até então desconhecida. Fato curioso ocorreu quando não só aqueles alunos das turmas ao qual ia ser trabalhado o método estavam assistindo, mas também outros alunos que se não assistiam na janela, pediam-me para entrar.
Tem-se assim uma concretização de fato que a aula quando prazerosa e que promova uma investigação como resposta a curiosidade do fato, pode fazer com que os alunos modifiquem seus atos em relação ao aprendizado, podendo ser uma alternativa para alguns problemas de contexto escolar.

CONCLUSÕES: Demonstrou-se através da prática uma alternativa que pode minimizar problemas educacionais (evasão, indisciplina, interesse, percepção), satisfazendo a curiosidade dos alunos, com promoção de aulas prazerosas e de profissionais éticos que busquem contribuir para um ensino de maior qualidade. O ensino passa a ser inovado com práticas educacionais pautados na LDB e nos PCNs, visando atender as perspectivas atuais do ensino. Assim, todo trabalho pedagógico deve ser planejado cuidadosamente e com responsabilidade, discutindo os objetivos e a aonde se quer chegar com a mudança de atitudes.

AGRADECIMENTOS: À Prof. Maria das Graças Silva Ciriaco, e a minha esposa Mª do Desterro R. da Silva e aos meus Filhos Luis Gustavo da S. Barbosa e Mª Cecília da S. Barbosa.

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