ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A Ferramenta Artigos na Disciplina Tópicos em Físico-Química

AUTORES: SILVA, R. C. B. (UECE)

RESUMO: Neste trabalho, descreve-se a utilização de artigo dentro da disciplina Tópicos em Físico-Química para o grupo de alunos do Curso de Especialização em Ensino de Química. Exigiram-se a leitura e a redação posterior de resumos sobre o conteúdo do artigo e a sua apresentação na forma de seminário aberto à discussão e debates, bem como o preenchimento de questionários ao longo da execução deste trabalho. De um modo geral, verifica-se que a leitura de artigos auxilia a compreensão mais detalhada e explícita de conceitos e termos colocados nas aulas expositivas de Físico-Química, como afirmam 80% dos alunos. No entanto, em sua totalidade, apontam que a dificuldade na interpretação do artigo está no fato de estar em língua inglesa. Tem-se que a proposta apresentou uma nova visão de conteudos.

PALAVRAS CHAVES: leitura; artigo; físico-química

INTRODUÇÃO: A interpretação teórica e/ou prática de diversos fenômenos físico-químicos é baseada no conhecimento e na conceituação de parâmetros e fatores da Natureza, bem como na formulação e questionamento crítico destes fenômenos. Neste sentido, tem-se inserida a efetiva participação introdutória de conceitos por parte dos professores, especialmente daqueles com formação específica na área de Físico-Química, aos alunos matriculados nos Cursos de Química. No entanto, verifica-se que estes profissionais limitam-se à exposição oral (ministração de aula expositiva seja teórica e/ou prática), desconsiderando a abordagem crítica do fenômeno sob estudo, implicando na conceituação simplificada dos parâmetros envolvidos nesta investigação. Este procedimento pode levar, por sua vez, a erros e enganos que tendem a se propagar futuramente.Uma ferramenta bastante útil a fim de minimizar a propagação de conceitos equivocados na Físico-Química, é a leitura de artigos recentes voltados para a elucidação daqueles conceitos, exaltando-se a sua interpretação crítica subliminar e aplicação. Em geral, estes artigos são encontrados em periódicos internacionais de ampla abrangência, ou seja, que abordam as várias subáreas da Química.Neste trabalho, descreve-se a avaliação da utilização de artigo dentro da disciplina Tópicos em Físico-Química para o grupo de alunos do Curso de Especialização em Ensino de Química. Esta avaliação exigiu a proposição da leitura e a redação posterior de resumos sobre o conteúdo dos artigos e a sua apresentação na forma de seminário aberto à discussão e debates. Durante a execução deste trabalho, com a participação do docente responsável, perdurou o período da ministração da disciplina, onde formaram-se grupos de discussão e aplicação de questionários avaliativos.

MATERIAL E MÉTODOS: É bastante comum em muitos cursos de Programas de Pós-Graduação, independente da área do conhecimento, o uso de artigos científicos como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos das disciplinas. A proposta de execução deste trabalho seguiu-se neste sentido, tendo-se a aplicação dos artigos a alunos matriculados na disciplina Tópicos em Físico-Química do Curso de Especialização em Ensino de Química da Coordenação de Química, da Universidade Estadual do Ceará. A carga horária é igual a 15 horas e conta com a participação de 10 alunos matriculados. Todos os alunos matriculados participaram efetivamente das atividades componentes deste trabalho, o qual teve caráter obrigatório e o seu cumprimento implicou no rendimento (em termos de nota e conceito) da disciplina, isto é, na média final do aluno na disciplina. A aplicação da proposta e a execução deste trabalho foram acompanhadas plenamente pelo docente responsável pela disciplina e o mesmo possui formação específica na área de Físico-Química. Isto é, detém o título de doutor em Físico-Química e realiza pesquisas nesta área. Ressalta-se que a maioria dos alunos do grupo formado tem a sua formação como graduado em curso de nível superior na área de Química e são professores de Química da rede de Ensino Público do Estado do Ceará. A seleção prévia dos artigos foi realizada em parceria com o docente da disciplina cujo critério foi pautado na apresentação de conteúdos e conceitos relacionados à ementa da disciplina de Físico-Química, resguardando-se a elucidação de definições e conceituações; os artigos são redigidos em língua inglesa e de períodos relativamente recentes de publicação (de 1997 a 2007). Todos os artigos foram extraídos do periódico Journal of Chemical Education.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Pôde-se perceber que os alunos elegem a disciplina de Físico-Química como a mais difícil do curso. E apontam que esta dificuldade está no fato de exigir “muito” cálculo. Este fato fica bem claro através do pronunciamento de um dos alunos: “Quando eu via integral e derivada na aula de Físico-Química, desistia na hora. Aquelas deduções matemáticas, eu não entendia nada”. Verifica-se que ao serem questionados quanto à importância da Físico-Química para a sua formação, 60% responderam que equivaleria a um grau de importância médio, 20% grau de importância alto e 20% grau de importância baixo. Este resultado aponta para, visto 60% afirmaram que foi importante a disciplina de Físico-Química para sua formação, a provável associação com o fato de que estes alunos tiveram duas ou três disciplinas de Físico-Química durante o seu curso de graduação, implicando, portanto, no conhecimento e da visão mais ampla da disciplina e de suas aplicações ou campos de aplicação. Isto também é denotado ao serem interrogados quanto à relação da Físico-Química com outras disciplinas da Química. 80% afirmam que tem relação.A freqüência de leitura de artigos em outra língua é muito baixa, considerando-se o tempo de formação do aluno (aproximadamente igual a três anos) e a duração de seu curso de graduação igual a quatro anos. Verifica-se que, em média, os alunos leram em torno de três artigos, ressaltando-se que o fato de terem lidos artigos não necessariamente está associado ao fato de terem ou não realizado estágios de iniciação científica ou outra atividade de pesquisa que necessitasse de referências bibliográficas, especificamente, artigos em inglês. Todavia, os alunos afirmam que a importância da leitura de artigos dentro de uma disciplina é alta, pois ampliaria e atualizaria conteúdos.

CONCLUSÕES: Verifica-se que, de um modo geral, os alunos vêem a aplicação de artigo como ferramenta didática na disciplina Tópicos em Físico-Química como excelente, tendo-se a dinâmica de estudo atendendo as suas expectativas. Os aspectos positivos e negativos apresentados pelos alunos quando realizaram a avaliação da proposta estão em concordância com as percepções por estes expressas durante as discussões em grupo. E, também, observa-se que mesmo tendo pouco contato com artigos durante o seu curso de Graduação, os alunos acreditam ser imprescindível este tipo de instrumento dentro das disciplinas.

AGRADECIMENTOS: Ao Prof. Dr. Augusto Leite Coelho e aos alunos da disciplina Tópicos em Físico-Química do Curso de Especialização em Ensino de Química da UECE.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Orlandi, E. P.; Interpretação: Autoria, Leituras e Efeitos de Trabalho Simbólico, Ed. Vozes,: Petrópolis, 1996.
Costa Jr., J. S., Silva, F. C. M. e Moita Neto, J. M. Avaliando as aproximações usadas no ensino de Físico-Química. Química Nova, vol. 22, n. 4, 87-95, 1999.
Santos, G. R., Sá, L. P. e Queiroz, S. L. Uso de artigos científicos em uma disciplina de Físico-Química. Química Nova, vol. 29, n. 5, 1121-1128, 2006.
Silva, R. C. B. et al.. A percepção e a visão da Físico-Química pelos alunos egressos dos Cursos de Química. A ser submetido. 2007.