ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: PROPOSTA DO ENSINO DE QUÍMICA AMBIENTAL NOS CURSOS TÉCNICOS DA ÁREA DE SAÚDE

AUTORES: ALMEIDA, J.C. (UESPI) ; LUZ JÚNIOR, G.E. (UESPI)

RESUMO: Neste trabalho foi aplicada uma metodologia alternativa para o ensino química ambiental para os cursos técnicos da área de saúde (técnicos em enfermagem, em biodiagnóstico, em higiene dental - THD e em saúde comunitária). Foi proposta uma pesquisa bibliográfica sobre a temática a qual foi discutida em sala de aula e apresentada na forma de painel. Os alunos demonstraram uma mudança de consciência sobre a questão ambiental na profissão deles.

PALAVRAS CHAVES: metodologia, temática ambiental, química.

INTRODUÇÃO: A educação não pode permanecer alheia às novas condições de entorno, mas que permitam formar efetivamente o cidadão crítico, reflexivo e participativo (MEDINA, 2003). Pensar o ambiental, hoje, significa pensar de forma prospectiva e complexa, introduzir novas variáveis nas formas de conceber o mundo globalizado, especialmente as modalidades de relação entre os seres humanos, na procura de um novo modelo de desenvolvimento.
A necessidade de trocar experiências para ultrapassar as dificuldades é fundamental para o avanço do conhecimento cientifico. Entretanto, isso não é uma inovação, pois as dificuldades e as respectivas superações das condições ambientais e sua avaliação fazem parte da própria história do homem e são tão antigos quanto nossa história e evolução biológica (MAIA et al. 2001). O conhecimento de química é para a compreensão do papel da ciência na sociedade e no conflito atual entre tecnologia e preservação (SANTOS & SCHNETZELER, 1997).
Os problemas ambientais e a discussão de soluções têm ocupados cada vez mais espaços em nosso cotidiano. Problemas como a contaminação de rios, poluição atmosférica, lixo hospitalar, tempo de degradação de materiais e objetos utilizados pelo homem etc., são objetos de diferentes áreas de conhecimento, químicos e técnicos na área de saúde, tendo a química ambiental como uma ciência interdisciplinar.
Este trabalho objetivou construir atividades com situações-problemas dentro do conteúdo de química enfocando o ambiental voltado ao cotidiano dos alunos de ensino médio integrado aos cursos técnicos da área de saúde.


MATERIAL E MÉTODOS: Em um primeiro momento foi aplicado um questionário aos alunos de 1° e 2º ano do ensino médio integrado de uma escola pública da cidade de Teresina para se identificar o grau de consciência ambiental dos mesmos. Em seguida, foi aplicada uma proposta de que os alunos responderam a duas questões: “Em minha profissão, em que contribuo para a poluição do meio ambiente? E que ações posso tomar para evitá-las?”, nas turmas que foi executado a prática, os alunos se dividiram em grupos e em um determinado prazo (15 dias) fizeram pesquisa bibliográfica, discussão em sala de aula e apresentação em forma de painel.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: As respostas dos questionários aplicados mostram que os alunos do ensino médio integrado apresentam uma conscientização sobre a preocupação com o meio ambiente relacionando a ciência química. Ficou bem claro que os mesmos, com um conjunto de conhecimentos, ainda é tido como relevantes dentro do ensino de química já que 71, 4% dos alunos têm a consciência da questão ambiental, e sabendo da influência do tema sobre a qualidade de vida destes que são oriundos dos cursos de Ensino Médio integrados na área de saúde, cursos técnicos de saúde comunitária, THD, enfermagem e biodiagnóstico.
Ao ser aplicado a proposta de ensino os alunos fizeram uma pesquisa bibliográfica. Estes alunos discutiram os problemas ambientais mais comuns: a contaminação radioativa e por reagentes químicos utilizados em laboratório que não tem um local próprio para separar os reagentes para serem depositados no rio, o lixo hospitalar que às vezes não são coletados de forma correta, o mercúrio que é liberado no amálgama odontológico, no social a poluição sonora, o tempo de degradação de vários objetos do dia-a-dia, etc. Isso afeta o conceito de qualidade ambiental que consequentemente interfere na qualidade de vida, mas os mesmos evidenciaram de que nesse momento tomar consciência é o melhor sobre a questão ambiental. A discussão se tornou satisfatória nos cursos de THD e de saúde comunitária.


CONCLUSÕES: A metodologia mostrou-se satisfatória no sentido de estimular a conscientização dos alunos dos cursos técnico da área de saúde em relação à preservação ambiental e ao risco de contaminação no ambiente de trabalho.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: - MAIA, N. B.; MARTOS, H. L.; BARRELLA, W. Indicadores ambientais: conceitos e aplicações. São Paulo. Educ – Editora da PUC-SP, 2001.
- MEDINA, N. M.; SANTOS, E. C. Educação Ambiental: uma metodologia participativa de formação. Petropólis, Editora Vozes, 2003. 3° edição.
- SANTOS, W. L. P. ;SCHNETZLES, R. P.. Educação em Química: compromisso com a cidadania. Ijuí, Ed. UNIJUÍ, 2003.114p.