ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: INVESTIGANDO O CONHECIMENTO DA QUÍMICA ORGÂNICA NOS ALUNOS PARTICIPANTES DA OLIMPÍADA BAIANA DE QUÍMICA

AUTORES: ROQUE, N.F. (UFBA) ; CARDOSO, L.A. (UFBA) ; CARVALHO, J.R.M. (UFBA)

RESUMO: Este trabalho descreve uma avaliação dos conhecimentos de química orgânica, dos alunos do terceiro ano do ensino médio, através de questões aplicadas nos exames da Olimpíada Baiana de Química nas edições 2006 e 2007.
A análise mostrou que 20% dos estudantes possuem um bom conhecimento em química orgânica. A grande maioria, no entanto, quando solicitada a utilizar conceitos importantes como o de fórmula molecular e de estrutura de substâncias orgânicas mostrou-se despreparada.


PALAVRAS CHAVES: química orgânica, ensino médio, olimpíada baiana de química

INTRODUÇÃO: A Olimpíada Baiana de Química (OBAQ), iniciada em 2006, atividade de extensão do Instituto de Química da UFBA, é um evento integrante do Programa Nacional Olimpíadas de Química, uma promoção da Associação Brasileira de Química (ABQ).
A OBAQ tem dentre outros objetivos, identificar jovens talentos para o estudo da química, incentivar os alunos do Ensino Médio do Estado da Bahia a aprofundarem os conhecimentos em química visando a formação de estudantes mais conscientes e competentes na área da química. Uma das conseqüências desejadas é um maior número de estudantes se propondo a estudar química e, desta forma, a entrada na Universidade de alunos mais comprometidos com o estudo e conseqüentemente melhores profissionais nas diferentes áreas, inclusive a de ensino da química.
Na primeira edição, participaram 236 alunos e neste ano 538 estudantes, sendo aproximadamente 25% de escolas públicas e 75% de escolas particulares da região metropolitana de Salvador e do interior do Estado da Bahia.
Devido à dificuldade inicial, dos alunos ingressos nos cursos de química no IQ/UFBA, nas disciplinas de química orgânica, procedeu-se a análise de questões aplicadas nos exames da OBAQ, com o objetivo de se identificar os conhecimentos apresentados pelos alunos na resolução de questões nesta área.


MATERIAL E MÉTODOS: Para esta avaliação foram selecionadas três questões relacionadas com o conhecimento em química orgânica, sendo uma do ano de 2006 e duas do evento de 2007.
Uma questão sob estrutura e nomenclatura, outra sobre fórmula molecular, estrutura e reação de adição a alqueno e uma terceira questão relacionando estrutura e solubilidade de compostos orgânicos.
Foram avaliados o conceito de fórmula molecular, representação estrutural e nomenclatura de hidrocarbonetos (alcanos e alquenos) e fatores estruturais responsáveis pela solubilidade de substâncias orgânicas.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com relação ao conceito de fórmula molecular, constatou-se que quando a questão envolvia a aplicação da formula geral dos alcanos o acerto foi de 77% , no entanto ao serem solicitados a apresentar a formula molecular, a partir de uma formula estrutural de um alqueno, os acertos ficaram em 23%.
Estes dados indicaram a ausência do conceito de fórmula molecular, fato já observado nos alunos ingressos nas disciplinas de química orgânica.
Na questão envolvendo representação de estruturas de alcanos, 27% dos estudantes mostraram corretamente as estruturas solicitadas, indicando domínio sobre isomeria constitucional. Com relação à nomenclatura, apenas 21% dos alunos conseguiram nomear corretamente as estruturas representadas.

Quando solicitados a darem a formula estrutural de um alqueno, monômero de um polímero de adição (PVC), o acerto foi de 16%. Um número maior de estudantes (29%) apresentou como resposta uma estrutura incorreta do monômero sem ligação dupla carbono-carbono, evidenciando a falta de conhecimento sobre estrutura e reação química. No entanto, esses alunos conseguiram fazer a análise da estrutura polimérica chegando ao monômero.

Em uma outra questão, a partir de uma tabela na qual constavam dados de solubilidade em vários solventes e de momento de dipolo de substâncias orgânicas, 20% dos alunos conseguiram perceber que a solubilidade destas substâncias nos diferentes solventes depende do momento dipolar e da estrutura molecular.


CONCLUSÕES: Através da análise das questões selecionadas nos exames da Olimpíada Baiana de Química nas edições 2006 e 2007, percebeu-se que 20% dos alunos participantes possuem um bom conhecimento em química orgânica. A grande maioria, no entanto, quando solicitada a utilizar conceitos importantes como o de formula molecular e de estrutura de substâncias orgânicas mostrou-se despreparada.

Essa análise e outras futuras deverão servir de subsídio para uma nova disciplina de química orgânica que será introduzida na curso de Licenciatura em Química da UFBA.

AGRADECIMENTOS: Aos monitores da OBAQ, ao Instituto de Química da UFBA, à FAPESB, à FAPEX e à BRASILGÁS pelo apoio ao Projeto OBAQ

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: OBAQ - EXAMES DA OLIMPÍADA BAIANA DE QUÍMICA 2006-2007