ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A Utilização de Recursos Computacionais para o Ensino de Tabela Periódica
AUTORES: GOMES, G.A. (UVA) ; SOARES, M.S. (UVA)
RESUMO: Este trabalho compara duas estratégias de ensino-aprendizagem no ensino de Tabela Periódica: aula expositiva tradicional e informática no ensino de Química. Estas foram utilizadas em aulas aplicadas a grupos de alunos do 9° Ano do Ensino Fundamental. Os dados foram obtidos através de avaliação de recursos didáticos, observação comportamental em sala de aula e análise de questionários aplicados aos estudantes. Observou-se que os recursos computacionais apresentam um grande número de informações, os quais não estão totalmente presentes no livro de Ciências adotado pela escola e que na aula aonde se utilizou estes recursos houve boa receptividade e participação dos educandos. É preciso integrar a abordagem de conteúdos de Química ao uso de computadores em atividades de formação inicial e continuada de professores.
PALAVRAS CHAVES: tabela periódica; estratégias de ensino-aprendizagem; recursos computacionais
INTRODUÇÃO: O ensino de Química é fundamental para formação do indivíduo, afim de que este venha ter uma melhor leitura do mundo que o cerca. O ensino desta ciência e, em particular, o estudo da Tabela Periódica, praticado em um grande número de escolas, está muito aquém do que se propõe, isto é, o ensino atual privilegia aspectos teóricos de forma tão complexa que torna o conhecimento químico abstrato para o educando (EICHLER & DEL PINO, 2000). A apresentação dos conhecimentos por meio de definições e classificações estanques que devem ser decoradas pelo aluno contraria as principais concepções de aprendizagem (BRASIL, 1998) .
A passividade dos alunos em relação a essa disciplina é conseqüência de um ensino onde o estudante é considerado como receptáculo de informações transmitidas pelo professor; o conhecimento químico trabalhado nesta visão de ensino é divulgado sem mostrar sua aplicabilidade e ligação com o cotidiano do aluno. Para os PCNs (1998) o emprego de diferentes métodos ativos, como a utilização de observações, experimentação, jogos, diferentes fontes textuais para obter e comparar informações, por exemplo, despertam o interesse dos estudantes pelos conteúdos e conferem sentidos à natureza e à ciência que não são possíveis ao se estudar Ciências Naturais apenas em um livro. Considerando esta recomendação o docente poderá recorrer a várias metodologias de ensino para se ter um processo de ensino-aprendizagem eficaz, como por exemplo, o uso dos computadores no ensino.
Este trabalho procura analisar e comparar dois tipos de aulas de Química no ensino de Tabela Periódica: uma é baseada no modelo tradicional de aula expositiva e a outra utiliza ferramentas computacionais como recursos didáticos.
MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi realizada em uma escola municipal do Ensino Fundamental na cidade de Tianguá-Ce. Os instrumentos de coleta de dados foram: análise dos recursos didáticos, a observação e a aplicação de questionários.
Primeiramente foram analisados e comparados os conteúdos sobre Tabela Periódica contidos no livro de Ciências adotado pela escola e os conteúdos deste assunto encontrados nos recursos computacionais.
Escolheram-se dois grupos de dez alunos de cada uma das duas turmas do 9° Ano no período vespertino, os quais não estudaram Tabela Periódica. Participaram da investigação 40 estudantes.
Aos dois primeiros grupos de discentes, provenientes de turmas diferentes, foram ministradas aulas tradicionais, abordando o conteúdo da Tabela Periódica conforme apresentado pelo livro de Ciências adotado pela escola. Aos demais grupos foram aplicadas aulas nas quais o mesmo assunto foi abordado, mas com uso do computador como ferramenta didática. Primeiramente, os alunos foram orientados a navegar no sítio www.cq.ufam.edu.br para estudo da história da Tabela Periódica. Em seguida, foram orientados a pesquisar sobre a disposição dos elementos químicos na Tabela Periódica, aplicação dos elementos no cotidiano, e a presença destes no corpo humano em software da Tabela Periódica encontrado no endereço http://superdownloads.uol.com.br/download/142/tabela%2Dperiodica.
Em todas as aulas os discentes foram observados quanto à participação, assimilação do conteúdo, interesse pelo assunto e motivação para estudar o assunto. Os grupos de alunos responderam a questionários, com objetivo de investigar as limitações dos instrumentos de ensino utilizados, a assimilação dos conteúdos e a receptividade em relação às metodologias de ensino aplicadas em sala de aula.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao avaliar os conteúdos sobre Tabela Periódica encontrados no livro didático de ciências adotado pela escola e nos recursos computacionais, verificou-se que estes últimos expõem maior número de informações sobre o assunto e utilizam da História da Química, da Interdisciplinaridade e da Química no Cotidiano de uma maneira mais abrangente no estudo da Tabela Periódica. Estes métodos de exposição dos conteúdos são recomendados pelos PCNs do ensino fundamental (1998).
Nas aulas realizadas com recursos computacionais observou-se grande participação, empolgação e motivação por parte dos alunos. As aulas foram conduzidas de forma a haver interação professor-aluno-computador, não sendo verificada apatia entre os discentes. Já durante a ministração das aulas expositivas tradicionais notou-se nos alunos o desinteresse pelo estudo da Tabela Periódica.
Os dados da Tabela 1 revelam, dentre outros resultados, que para as questões relacionadas com o conteúdo a porcentagem de alunos que responderam corretamente foi maior para aqueles que participaram da aula ministrada com auxilio de softwares e websites. Verifica-se, também, que 60% dos discentes não encontraram nenhuma dificuldade na aula aplicada com estes recursos, já na aula expositiva tradicional apenas 20% não encontraram nenhum obstáculo.
Todas estas informações obtidas corroboram com a afirmativa de Morgon (2001). Segundo este autor, os recursos computacionais atraem e motivam os estudantes, aumentam a capacidade de compreensão. Ao trabalhar em um ambiente diferente de sala de aula, o jovem pode encontrar um campo aberto para novas descobertas e desenvolver um aprendizado prazeroso, espontâneo e criativo.
CONCLUSÕES: Através da investigação pôde-se constatar que a utilização de software e sites da internet que exploram o assunto Tabela Periódica podem dinamizar a aula, levando o aluno a prestar maior atenção no conteúdo e motivando-o a ter uma participação ativa no processo de ensino-aprendizagem. É preciso que as escolas coloquem à disposição dos docentes de Química, ferramentas computacionais visando à melhoria da prática pedagógica destes.
É necessário, também, que as instituições responsáveis pelo ensino superior, juntamente com os cursos de licenciatura em nosso Estado, trabalhem no sentido de introduzir nas grades curriculares uma disciplina de computação voltada para o ensino de Química.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
EICHLER, M.; DEL PINO, J. C. Computadores em Educação Química: Estrutura Atômica e Tabela Periódica. Química Nova na Escola, [S.I. s.n.], n.23, p.835-840, 2000. Disponível em: <http://www.sbqensino.foco.fac.ufmg.br/qnesc>. Acesso em: 13 jan. 2007.
MORGON, N. H. Computação em Química Teórica. Revista Química Nova, [S.I. s.n.] São Paulo, v.24, n. 5,p.676-682, 2001. Disponível em: http://www.sbqensino.foco.fac.ufmg.br/qnec>. Acesso em: 05 mar. 2007.