ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A FORMAÇÃO INIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES DE QUIMICA FRENTE AS NOVAS TECNOLOGIAS

AUTORES: RODRIGUES,S.S (UESPI) ; OLIVEIRA.C.C. (UESPI) ; OLIVEIRA.L.F. (UESPI) ; CARVALHO, R.C.P.S. (UESPI) ; SOUSA, A.K.L. (UESPI)

RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo analisar a influência das novas tecnologias na formação inicial e continuada dos professores de quimica para atuação no ensino médio da rede pública de ensino. Realizou-se pesquisa de campo, a amostra constitui-se de 6 escolas públicas situada na zona norte de Teresina, selecionada aleatoriamente. Os resultados evidenciaram que o processo de formação dos professores é carente da influência das novas tecnologias, consequentemente influência na prática do professor em relação ao uso desses recursos na sua prática pedagógica. Também há que considerar que as escolas de ensino básico são carentes de recursos de multimídia. observou-se, que o principal problema encontrado com a incorporação da multimídia é a falta de preparação técnica do professor.

PALAVRAS CHAVES: formação, docente, técnologia

INTRODUÇÃO: O mundo conteporâneo está marcado pelo o avanço na comunicação e na imformática e por outras tranformações cientificas. Essas tranformações intervêm nas várias esferas da vida social, provocando mudanças econômicas, sociais, políticas, culturais, afetando também as escolas e o exercício profissional da docência. Frente a essa nova demanda, a escola precisa ser repensada. Nessa ótica a escola precisa dixar de ser meramente uma agencia transmissora de informações e transforma-se num lugar de ánalise critica e produção da informação. nessa escola, os alunos aprendem a buscar a informação (nas aulas, no livro didático, na TV, no rádio, no jornal, nos vídeos, no computador etc.) e os elementos cognitivos para analisá-la criticamente e darem a ela uma significado pessoal (LIBÂNEO, 201). O papel do professor numa escola é o di criar as condições cognitivas e afetivas que ajudarão o aluno a atribuir significados as mensagem e informações recebidas da mídias, mutimídias e forma variadas de interveção educativa. Essas novas exigências educacionais pedem urgentimente um novo professor capaz de ajustar sua didática á novas realidade da sociedade, do conhecimento, do aluno, dos mesios de comunicação. Para Libâneo (2001) esse novo professor precisaria no mínimo, de adquirir sólida cultura geral, capacidade de aprender a aprender, competência para saber agir na sala de aula, habilidades comunicativas, dominio da linguagem informacional e dos mesios de informação, habilidade de articular aulas com mídias e multumídias. Assim este trabalho objetiva analisar a influência das novas tcnologias da formação inicial e continuada dos professores de quimica para atuação no ensino medio da rede pública de ensino de Teresina.


MATERIAL E MÉTODOS: O tipo de pesquisa realisada foi a pesquisa de campo. A amostra constitui-se de seis escolas públicas do ensino médio situadas na zona norte de Teresina, selecionada aleatoriamente. Sendo o objetivo geral desse estudo analisar a presença da nova tecnologia na formação inicial e continuada dos professores licenciados em Quimica. A pesquisa portou de instrumentos como entrevista estruturada (questionarios) e observação não participante. A coleta de dados se deu individualmente, realizada no intervalo de tempo necessário e no próprio âmbito das escolas selecionadas. Na analise dos resultados predominou o uso de procedimentos analiticos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O diagnóstico da realidade estuda no que concerne ao uso das novas tecnologias no processo de formação dos docentes foi levantado através da aplicação de quetionarios. Em relação a orientação para o trabalho em sala de aula durante a formação inicial do professores participantes deste estudo, 50% consideram que não houve orientação para o uso das novas tecnologias e 50% afirmaram que durante a formação perceberam orientação para uso da internet, de forma superficial comforme gráfico 01. Quando os professores foram solicitados a se manifestarem sobre o conhecimento de software educacionais aplicavél ao ensino, 66,6% afirmaram não conhecer nenhum software e 93,4% declaram que durante a sua formação conheceram alguns software aplicavél ao ensino (grafico 02). considerando a amostragem dos professores interrogou-se sobre quais cursos de formação continuada os docentes teriam participados. Do total de professores entrevistados, apenas 33,3% dos professores afirmaram a participação dos cursos de formação continuada, porém com uma duração minima de horas e um longo intervalo de tempo, entre um curso e outro. Sobre isso, afirmaram também a falta de dominio sobre softwares aplicavél ao ensino de Quimica como de outras disciplinas. Os professores que não estão realisando nem uma atividade na área de imformática alegão que estão aguardando a elaboração de projetos e definição de como trabalhar com a informatica.


CONCLUSÕES: Observando-se os dados analisados, pode-se concluir que não há laboratórios de informática ou qualquer outro meio de avanço tecnológico nas escolas apresentadas. Observou-se também a ausência de cursos de formação continuada na formação dos docentes. Vivemos, com certeza, numa época de grandes transformações e estas passam a exigir muito ais da educação. Há como conseqüência disto, uma necessidade de maior qualificação para o profissional da educação, pois este há que propiciar uma formação bem mais abrangente para os educandos, formação que vá alem da cognição e que os leve a construção de habilidade necessárias ao futuro exercício profissional e preparação para o exercício efetivo da cidadania, o que trás maior exigência quanto a formação do educador e quanto a sua competência.

AGRADECIMENTOS: Agradeço a deus, meus pais e ao meu namorado, como também a minha orientadora Rita de Cássia pelo apoio que me foi dado.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: IMBERNÒN, Francisco. Formação docente profissional. 4ª ed. São Paulo: Cortez 2004
LIBÂNO, José Carlos. Formação do professor. São Paulo: Cortez, 2001.
LIMA, Maria E.C.C. formação continuada de professores de química. Relatos de sala de aula. www.quimicanovanaescola.
LOPES, Usar. Educação continuada de professores de química no RIO Grande do Sul, Brasil. De aniversario. www.educaçaoquimica.
MALDANER, Otavio Aloísio. A formação inicial e continuada de professores de química. RIO Grande do Sul: Unijuí, 2000.
MERCADO, Luís Paulo. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió: Edujal, 1999.
ROSA, Maria Inês de F.P.S. investigação em um programa de formação continuada de professores de química. Pesquisa no ensino de química. www.quimicanovanaescola.