ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: UMA NOVA ABORDAGEM METODOLÓGICA NA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO CURSO DE QUÍMICA DA UFC BUSCANDO UM CARATER INTEGRADOR E INCENTIVADOR

AUTORES: VASCONCELOS, F.L. (UFC) ; GOUVEIA,ST (UFC) ; MAZZETO, S. E. (UFC) ; OLIVEIRA, A.H.B. (UFC) ; MELO, E.M.N. (UFC) ; VIEIRA, H.K.C. (UFC) ; RAMALHO, H.M. (UFC)

RESUMO: Este trabalho desenvolveu uma nova metodologia com os alunos do primeiro semestre do curso de bacharelado em química, As atividades foram realizadas em diferentes etapas: seminários, pesquisa bibliográfica, confecção de painéis, apresentação dos painéis. Esta atividade permitiu uma integração entre os alunos recém ingressos com os demais do curso de graduação, sendo que esta integração foi feita através da apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos calouros. Estes alunos puderam em um curto espaço de tempo ter contato com diferentes estratégias metodológicas tais como: de aquisição de conhecimento (pesquisa bibliográfica), de divulgação científica (uso de editores gráficos, seminários, confecção de painéis secções de painéis) e conhecimento de metodologia científica e didática.

PALAVRAS CHAVES: introduçâo curso de quimica, pet, interação graduação

INTRODUÇÃO: A qualidade da formação acadêmica de um graduando atualmente deve-se em parte ao conteúdo formal fornecido pela Instituição de Ensino e também, pela trajetória que este aluno faz ao longo de sua vida acadêmica. Esta trajetória tem haver com atitudes pró-ativas que o possibilitem complementar suas formações acadêmicas, profissionais e cidadã. O aluno recém ingresso ser conscientizado das oportunidades e dos recursos disponíveis que o auxiliem nesta formação. Baseado nisso, a disciplina de Introdução ao Curso de Bacharelado de Química da UFC, procura fazer considerações sobre a Universidade e o curso quanto à estrutura e organização. Paralelamente, o Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa mantido pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, sendo desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente. Um dos objetivos do PET é promover uma elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação. E o grupo PET Química vem trabalhando nesta disciplina a cerca de 3 anos, juntamente com os professores responsáveis pela mesma. Este trabalho tem como objetivo divulgar uma nova metodologia desenvolvida com os alunos do primeiro semestre do curso de bacharelado em química, no qual pretendeu-se integrar conceitos de pesquisa bibliográfica, uso de acompanhamento tutorial, conceitos de didática com o emprego de software aplicativos e apresentação com padrões de encontros científicos

MATERIAL E MÉTODOS: A disciplina de introdução ao curso de química da UFC é uma disciplina com carga horária de 32 horas semestral tendo 60 alunos matriculados. O grupo PET atuou durante três meses com estes alunos, inicialmente apresentando diferentes seminários didáticos referentes á química e seu cotidiano. Paralelamente, foram feitas equipes, com 5 a 6 membros, que forma monitorados por bolsistas do grupo PET. Coube a cada equipe desenvolver um trabalho de pesquisa bibliográfica sobre um assunto envolvendo uma aplicação da química ou área afim. Na etapa seguinte foram desenvolvidos 11 apresentações em forma de painéis, que foram apresentados na disciplina e para os alunos do curso todo durante um evento realizado nas UFC. Dentre os temas abordados podem ser destacados: Nanotecnologia, hidropônica, drogas, polímeros, reciclagem entre outros.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Diferentes aspectos e as etapas devem ser considerados ao ser analisada esta atividade. Na etapa de realização de seminários, houve uma integração dos alunos com os bolsistas, além disso, foram abordados aspectos metodológicos quanto a forma e conteúdo a ser apresentado, sendo todos os bolsistas avaliados pelos alunos através de um questionários de sondagem de desempenho. Nesta questão houve sugestões quanto aos conteúdos abordados e forma de apresentação, mas de uma maneira geral 70% dos seminários foram considerados ótimos do ponto de vista didático. A etapa seguinte foi quanto a orientação das equipes no trabalho de pesquisa bibliográfica e elaboração dos painéis, visto que coube a cada bolsista o trabalho de orientação desta atividade. Nesta etapa os alunos calouros puderam ter acesso a diferentes meios de pesquisa bibliográfica, destacando-se aqui a rede mundial de computadores, na qual foram apresentados sites relacionados a publicação química e/ou que são referências nesta área do conhecimento. A confecção dos painéis deveria seguir as dimensões empregadas em eventos científicos, tendo como base os encontros da SBPC. Os temas abrangentes e extensos deveriam ser expressos de forma didática e de fácil assimilação por parte os espectadores e, portanto evitou-se ao máximo texto longo, procurando aplicar os conceitos a partir de ilustrações. A apresentação destes trabalhos foi realizada em duas etapas (para os alunos da disciplina e para todo o curso de graduação) de maneira que estes alunos pudessem vivenciar uma das formas pela qual a academia procura difundir sua produção em eventos científicos.

CONCLUSÕES: O desenvolvimento desta atividade permitiu uma integração entre os alunos recém ingressos com os demais alunos do curso de graduação, sendo que esta integração foi feita através da apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos calouros o que em muito foi motivo de satisfação e estímulo. Estes alunos da disciplina puderam em um curto espaço de tempo ter contato com diferentes estratégias metodológicas de aquisição de conhecimento (pesquisa bibliográfica), de divulgação científica (uso de editores gráficos, seminários, confecção de painéis secções de painéis) e conhecimento de metodologia científica e didática.

AGRADECIMENTOS: UFC, MEC-SESu

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Manual de orientações básicas do programa de educação tutorial – PET, versão 2006, SESU,MEC, 2006