ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: OFICINAS DE PRODUÇÃO DE PERFUME COMO TEMA TRANSVERSAL NO ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: SILVA, M. M. (UFPE) ; CARVALHO, M. S (UFPE) ; SILVA, C. M. (ETR) ; COSTA, L. D. S. (UFPE) ; GOMES, F. O. S. (UFPE) ; BOTELHO, S. P. S. (UFPE)

RESUMO: Aplicação dos conteúdos de solução e concentração na preparação de perfume no ensino de química para uma turma de educação de jovens e adultos - EJA, visando a aquisição de conhecimentos, associação de conteúdos e estimular o processo de interação e cooperação, assim como a visão empreendedora.

PALAVRAS CHAVES: perfume, concentração, solução

INTRODUÇÃO: A importância da aprendizagem em química por parte dos alunos do ensino de EJA, pode ser constatada pela presença da química em todos os estágios da nossa vida, contribuindo para nosso bem estar, o equilíbrio do meio ambiente, assim como para geração de renda. Através do conhecimento podemos atuar de forma específica sobre a natureza. De acordo com pesquisas publicadas a respeito de aprendizagem, observamos que os alunos, ao serem envolvidos em contextos de interação, a troca de idéias e a mútua ajuda favorece a aquisição de conhecimento de forma significativa. Desta forma, a escola deve dar continuidade a essa aprendizagem, desafiando e auxiliando os alunos na exploração de seus contextos, em busca de novas compreensões.



MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi realizado numa Instituição Particular do Recife. No ensino de química, no EJA, após a aula teórica sobre soluções e determinação de concentração, usando cálculos como regra de três simples, misturas e solubilização, foram formados quatro grupos para preparar 30 mL de perfume cada, seguindo a formulação indicada. O cálculo foi realizado através de uma regra de três simples, ´para as quantidades de cada item da formulação, e proceder a preparação. Durante este processo, o principal objetivo foi a aprendizagem e a contextualização da produção e venda do produto manipulado. Idéia que permitiu a interação dos alunos em diferentes faixas etárias.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os alunos inicialmente tiveram dificuldade em calcular as concentrações quanto à proporcionalidade, uma vez que as quantidades de cada produto eram referentes para 100 mL de solução, e a proposta foi preparar 30 mL de solução. O uso do raciocínio lógico e a troca de idéias solucionaram o problema. A manipulação de medidores procedeu de maneira correta e o resultado foi obtido com sucesso.



CONCLUSÕES: O tema produção e manipulação de soluções visando como aplicação o perfume, permitiu de forma clara uma aprendizagem rápida e melhor compreensão dos cálculos estequiométricos. O desempenho e o resultado obtido na preparação do perfume revelou o método como excelente instrumento de aprendizado.

AGRADECIMENTOS: EJA

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Freire, P. Extensão ou comunicação? 12ª ed. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2002.
Freire, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 11ª ed. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2006.