ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: ANALISANDO DOIS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

AUTORES: NOGUEIRA, C.M.C.D (UFC/FGF) ; VARGAS, M.E.S. (UFC)

RESUMO: Neste trabalho buscou-se comparar dois ambientes virtuais de aprendizagem, analisando as vantagens e desvantagens de cada um, visando assim contribuir para a melhoria do ensino da química à distância.Através do conhecimento adquirido na realização de cursos de formação de tutores, associada à experiência de três anos no ensino à distância, procedeu-se uma análise dos ambientes virtuais, Teleduc e Solar. Observou-se que o ambiente Solar apesar de possuir menor número de ferramentas disponíveis que no ambiente Teleduc, oferece algumas possibilidades a mais como o uso de links, onde são inseridos textos para estudo. Em ambos os ambientes foram encontradas boas condições de interação entre tutor e aluno, condição imprescindivel no ensino a distância.

PALAVRAS CHAVES: ambientes virtuais; quimica a distância.

INTRODUÇÃO: A Educação a Distância (EAD) já está entre nós há mais de um século. Ela tem marcado sua presença fazendo uso de diferentes tecnologias, desde o material impresso, passando pelo rádio, a televisão, até chegar aos computadores. O desenvolvimento da tecnologia da comunicação deu-lhe novo impulso, colocando-a em evidência nesta última década. Sabe-se que a EAD se apresenta hoje como uma modalidade de educação que possibilita a inovação dos procedimentos de ensino e o desenvolvimento de uma educação extra-escolar, que se utiliza dos diversos meios eletrônicos de comunicação, possibilitando o acesso de novos públicos em locais distantes e dispersos geograficamente (Zamudio, 1997).
Segundo Moran (2005),um bom curso a distância depende, entre outras coisas de ambientes ricos de aprendizagem, ambientes estes que possibilitem uma boa interação entre seus participantes, estabelecendo vínculos e fomentando ações de intercâmbio. Quanto mais interação, mais horas de atendimento são necessárias.Alem disso, um bom curso de educação à distância procura ter um planejamento bem elaborado, mas sem rigidez excessiva. Com a flexibilidade procuramos adaptar-nos às diferenças individuais, respeitar os diversos ritmos de aprendizagem, integrar as diferenças locais e os contextos culturais.
Neste trabalho buscou-se comparar dois ambientes virtuais de aprendizagem analisando as vantagens e desvantagens de cada um visando assim, contribuir para a melhoria do ensino da química à distância.


MATERIAL E MÉTODOS: Através do conhecimento adquirido na realização de cursos para formação de tutores em dois diferentes ambientes virtuais de aprendizagem, associada à experiência de três anos no ensino à distância procedeu-se uma análise das vantagens e desvantagens dos ambientes virtuais, Teleduc e Solar.
O Solar é um ambiente virtual de aprendizagem desenvolvido pelo Instituto UFC Virtual, da Universidade Federal do Ceará. Ele é orientado ao professor e ao aluno, possibilitando a publicação de cursos e a interação com os mesmos. O Solar foi desenvolvido potencializando o aprendizado a partir da relação com a própria interface gráfica do ambiente, para que o usuário tenha rapidez às páginas e ao conteúdo. O ambiente é apoiado numa filosofia de interação e não de controle.
O Teleduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o processo de formação de professores para informática educativa, baseado na metodologia de formação contextualizada desenvolvida por pesquisadores do Nied (Núcleo de Informática Aplicada à Educação) e do Instituto de Computação (IC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O TelEduc foi desenvolvido de forma participativa, ou seja, todas as suas ferramentas foram idealizadas, projetadas e depuradas segundo necessidades relatadas por seus usuários.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Observou-se que o ambiente Solar apresenta um menor número de ferramentas disponíveis que no ambiente Teleduc, não apresentando ferramentas tais como: Perguntas Freqüentes, Parada Obrigatória, Diário de Bordo, Avaliações, Intermap,etc. Este ambiente o Teleduc, possui um total de 24 ferramentas possíveis de serem acessadas. Já o ambiente Solar apresenta possibilidades que o Teleduc não oferece como o uso de links, onde são inseridos textos que podem ser acessados diretamente das aulas.
No ambiente Teleduc também temos o acompanhamento por parte do aluno de todas as notas que vão sendo obtidas ao longo do curso e um fechamento de todas as ações realizadas, certificando o aluno do sucesso ou não da sua ação.
É bom salientar que o ambiente Solar foi produzido possibilitando que as aulas sejam apresentadas no próprio ambiente o que não acontece com o Teleduc que faz o acompanhamento de um curso onde o aluno dispõe de material didático para estudo em separado.




CONCLUSÕES: Como podemos observar são encontradas vantagens e desvantagens nos dois ambientes avaliados, Teleduc e Solar, encontrando-se em ambos facilidade de manuseio e boas condições de interação entre tutor e aluno, sendo esta ultima condição imprescindivel para a construção do conhecimento em um curso a distância.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: - MORAN,J.M. O que é um bom curso a distância. (www.universia.com.br/materia/materia.jsp, 2005)

-ZAMUDIO, J. A. Una Experiencia Puntual de Educación a Distancia:
multimidia UPN, educación para los medios. In Atracción Mediática: el fin de
siglo en la educación y la cultura. Mercedes Cafiero, Roberto Marafioti e Nadia
Tagliabue. Buenos Aires: Biblos, 1997, 141-143.