ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: ELABORAÇÃO DE LIVROS PARADIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM EM QUÍMICA

AUTORES: SOUZA, M.N.P (UFC) ; PAZ, M.S.O (UECE) ; SANTOS, J.C.S (UECE) ; BATISTA, T.P.P (UECE) ; SILVA, A.M. (UECE)

RESUMO: O processo de ensino-apredizagem, na disciplina de química deve ser dirigido através da interdisciplinaridade, uma abordagem mais coerente com as demandas sociais, centrado no rompimento da fragmentação dos conceitos químicos, necessitando transformar a sala de aula num espaço de discussão e reflexão criando condições para uma compreensão crítica sobre a realidade da vida. A elaboração de livros paradidáticos no ensino de química, insere-se como mais um recurso didático no processo de ensino-aprendizagem, ao introduzir conceitos e conteúdos necessários para que o aluno compreenda os processos químicos e relacione-os com questões que envolvam aspectos sociais, tecnológicos, econômicos e políticos, preparando-o para participar ativamente numa sociedade sócio-ambiental.

PALAVRAS CHAVES: livro paradidático, química.

INTRODUÇÃO: O professor de química no exercício de sua profissão depara-se com muitas dificuldades quanto à forma de demonstração para os alunos dos conteúdos programáticos, devido à complexidade e a abstração deles. A aprendizagem, particularmente do conhecimento químico, exige que se inicie do conhecimento que o aluno manifesta pelo discurso do professor (Moraes et al.,2004). A utilização em sala de aula de materiais didáticos que favoreçam a interdisciplinaridade das matérias e que facilitem a compreensão pelo aluno do conteúdo é de grande importância no momento do ensino-aprendizagem. É fundamental que o professor, principalmente os professores das disciplinas de ciências exatas, proponha ao aluno o conhecimento de assuntos atuais a partir da inter-relação destes com os conteúdos dos livros textos, pois “concomitantemente com a preocupação da construção do conhecimento científico está a potencialidade das argumentações em sala de aula.” (Zanon e Freitas., 2007). O livro paradidático é um instrumento que tem como objetivo facilitar a aprendizagem, sendo muito significativo para o ensino de química. Como se observa que a quantidade de livros paradidáticos em química é pequena, é que torna relevante a elaboração de mais livros desse tipo, com o intuito de proporcionar melhoria no ensino de química.

MATERIAL E MÉTODOS: Como o trabalho visa ampliar o conhecimento químico de maneira contextualizada entre alguns assuntos da disciplina de Química e os fenômenos ambientais, foram elaborados três livros paradidáticos pelos alunos da disciplina Prática de Ensino em Química II, do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará, com os seguintes títulos: “A conservação da água”, “Por um planeta sem lixo” e “Aquecimento global”. Na elaboração procurou-se enfatizar de uma forma clara, o cotidiano dos alunos, trazendo uma linguagem acessível e coesa aos estudantes do ensino fundamental. Após a elaboração do material, reservou-se uma aula da disciplina para que os autores apresentassem os conteúdos de seus livros, havendo discussões e sugestões, visando o aprimoramento dos mesmos. Foi salutar para todos. Nessa perspectiva o aprendizado é facilitado, permitindo ao aluno um entendimento de uma matéria de forma menos conceitual e mais prática, além de desenvolver competências e habilidades como a interpretação e a análise crítica.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A utilização de livros paradidáticos no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Química dos Ensinos Fundamental e Médio foi bem aceito pelos alunos, que se motivaram diante dos temas relevantes abordados pelos três livros. Apresentou-se como um convite ao leitor no sentido de refletir sobre sua prática no cotidiano interligado aos problemas do dia-a-dia. Com temas relacionados ao lixo (resíduos sólidos), poluição das águas e aquecimento global, o desenvolvimento desses livros explorou assuntos da atualidade e despertar nos educandos, através da contextualização dos conceitos de química, estratégias de resolução desses problemas ambientais. O material didático desenvolvido neste trabalho procurou também incentivar à consulta de endereços eletrônicos na internet, à leitura de textos complementares, a análise gráfica e estatísticos de tabelas e gráficos. Os resultados obtidos com a elaboração destes livros paradidáticos destinados ao ensino de química, mostraram-se uma possibilidade de promover uma motivação e envolvimento maior por parte dos alunos em relação à Química, além de ressaltar ainda mais a relação entre os conceitos químicos na contextualização do cotidiano e de despertar uma consciência no que diz respeito ao meio ambiente e a sua associação à Química em vários tópicos.

CONCLUSÕES: Inferimos que dentro de um contexto pedagógico a forma de aprendizagem é de fundamental importância no que diz respeito a sedimentação de um determinado assunto na disciplina de Química. Assim, através destes livros paradidáticos é possível a ampliação do universo do estudante no qual o mesmo é retirado da limitação do livro-texto implicando na ampliação do senso crítico do educando, além de orientá-los com uma postura ambientalmente correta. Portanto, a criação dos livros vem colaborar com a literatura da química, integrando seus diversos assuntos com o cotidiano.

AGRADECIMENTOS: A Universidade Estadual do Ceará – UECE

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MORAES, R., RAMOS, M.G. e GALIAZZI, M.C. Pesquisar e Aprender em Educação Química: Alguns Pressupostos Teóricos. Eng.ambient. Espírito Santo do Pinhal, v.1, n.1, p.057-064. jan./dez. 2004.

ZANON, D.A.P. e FREITAS, D. A aula de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: ações que favorecem a sua aprendizagem. Ciências & Cognição. v. 10, p. 93-103, 2007.