ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: QUÍMICA DO COTIDIANO: CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE APLICADAS AO ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: GOMES,E.C.C (UFC) ; MENDONÇA, R. ((PQ) UFC)

RESUMO: Vários educadores apostam na proposta de um ensino vinculado com a contextualização, fazendo com que os alunos ao aprenderem e descobrirem a origem de fatos que lhes cercam, sintam-se motivados e tornem-se capazes de ampliar seu campo de visão. Por isso esse trabalho vem mostrar algumas situações didáticas que contextualizam os conteúdos com o cotidiano do aluno, enfatizando uma nova maneira de se ensinar química. Neste trabalho mostramos como relacionar o conteúdo de modelo atômico mostrando e explicando o que acontece com os fogos de artifícios; mostrando a relação do comportamento dos gases com a emissão de gases na atmosfera; mostrando a relação de reações químicas com o metabolismo dos seres vivos, dentre outras situações que são mostradas para contextualizar os conteúdos estudados.

PALAVRAS CHAVES: contextualização, interdisciplinaridade.

INTRODUÇÃO: Muitas são as dificuldades que impedem o educador de atuar de forma eficiente. Na escola pública a situação é ainda mais crítica, pois na maioria dessas escolas os alunos realizam suas atividades sem o mínimo de estrutura, tanto da parte física como também na parte de material didático. Mas acredita-se ser a causa maior da deficiência na educação, a falta de um embasamento teórico necessário a cada profissional de educação que o leve a descobrir formas de conhecer e atuar no seu campo de trabalho, que é amplo e complexo2. É de conhecimento geral que em nosso país muitos jovens não têm tempo ou condições financeiras para que possam aprimorar seus estudos; junto a isso, a pequena carga horária de que os professores dispõem muitas vezes os obriga a serem apenas divulgadores dos temas trabalhados e não alguém aberto a um aprofundamento de estudo. Procurando minimizar esse problema, vários estudiosos de educação, buscam alternativas para tentar motivar e atrair a atenção dos alunos para que se realize uma aprendizagem efetiva. Muitos destes educadores apostam na contextualização dos conteúdos na busca de fazer com que os alunos melhorem a compreensão dos mesmos3. A Química assim como outras ciências por muito tempo e ainda hoje, são ensinadas como conteúdos “puros”. Esse tipo de educação trás grandes prejuízos a sociedade, pois forma pessoas com um conhecimento restrito, incapazes de evidenciar a aplicação dos conteúdos estudados1.

MATERIAL E MÉTODOS: Foram realizadas apresentações de alguns conteúdos abordados no ensino médio de forma contextualizada, para alunos das três séries do ensino médio. Com o auxílio do professor de cada turma foi possível se avaliar o grau de aprendizagem dos alunos fazendo comparação com o ensino desvinculado de qualquer tipo de contextualização ou interdisciplinaridade. Após a avaliação dos professores foram realizados questionários com os mesmos, para que eles pudessem expressar suas opiniões, no sentido de verificarmos se a proposta que estamos enfatizando, realmente reproduziu algum avanço no ensino de química.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Segundo o método que utilizamos para verificar a eficiência da nossa proposta, os professores avaliaram a contextualização dos conteúdos como sendo um meio para auxiliar a compreensão dos alunos, fazendo com que eles entendam melhor o meio em que estão inseridos e absorvam com maior facilidade os conteúdos.
Foram realizados questionários, ilustrados nos gráficos 1 e 2, com 15 professores de química da rede de escolas públicas, para que eles avaliassem o método de ensino vinculado a contextualização e interdisciplinaridade de acordo com o desempenho dos alunos após a execução desse método de ensino.






CONCLUSÕES: Nossa proposta de um ensino vinculado a contextualização e interdisciplinaridade, aplicando situações didáticas e de fácil exposição se comprova ser uma alternativa viável para se facilitar a aprendizagem e estimular o censo crítico e investigativo dos alunos.



AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1.DUARTE, Newton. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. Campinas: Autores Associados, 1996.

2.FAZENDA, Ivani C.A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: Efetividade ou ideologia. São Paulo: Editora Loyola, 1979.

3.SANTOS, Wildson L. P.; SOUSA, Gerson; MATSUNAGA, Roseli Takako. Revista Química e sociedade: A ciência, os materiais e o lixo, São Paulo, nº 1, p. 2, Fev. 2005.

4.UTIMURA, Teruko Y.; LINGUANOTO, Maria. Química Fundamental. Volume Único. São Paulo: Editora FTD, 1998.