ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: REALIZAÇÃO DE SEMINÁRIOS ACADÊMICOS PERMANENTES COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO DO BOLSISTA PET QUÍMICA-UFC E DE INTEGRAÇÃO DO PET COM OS ACADÊMICOS DO CURSO DE QUÍMICA

AUTORES: SILVA, P.M.O (UFC) ; GOUVEIA,ST (UFC) ; LIMA, P.A. (UFC) ; LIMA A.S. (UFC) ; RIBEIRO, P.R.V. (UFC)

RESUMO: O PET Química da UFC desenvolve há dois anos, seminários permanentes destinados á graduação. Este trabalho tem como objetivo demonstrar que a realização desta atividade tem possibilitado uma melhor formação dos bolsistas e contribuído a integração destes com a graduação. Os resultados podem ser avaliados sob diferentes aspectos. Os bolsistas obtiveram melhoria na articulação e iniciativa, na relação com a graduação. Sendo cerca de 39% dos seminários considerados como ótimo e 60% do público participante reconheceram a contribuição dos seminários no crescimento pessoal e profissional. Além disso, foi obtido em acervo de 50 seminários didáticos, que estão disponíveis para a comunidade acadêmica.

PALAVRAS CHAVES: formação complementar, pet, ciclo de seminários

INTRODUÇÃO: O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa mantido pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, e é desenvolvido por grupos de estudantes com a tutoria de um docente. Organizados a partir de cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, estão vinculados a um curso de graduação, sendo gerido pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Dentre os objetivos do programa encontra-se a formulação de novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior e contribuição para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação. Além de possibilitar uma formação diferenciada do bolsista PET, por todas as atividades e políticas desenvolvidas por seu grupo. O grupo PET Química vem desenvolvendo diferentes atividades procurando implementar melhoria no curso de graduação, dentre estas, se encontra o ciclo de seminários permanentes, implementado ao longo de dois anos. Este trabalho tem como objetivo apresentar a atividade de ciclos de seminários desenvolvida pelo PET, como sendo um instrumento didático na formação do bolsista, e promotor efetivo de melhorias na qualidade da graduação. Além de procurar promover a integração do grupo PET com os demais alunos da graduação.

MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia empregada para esta atividade foi desenvolvida ao longo de dois anos. Neste semestre foram ministrados em média 12 seminários. Sendo estes elaborados e apresentados por um bolsista, cujo temas estiveram relacionados à Química. O bolsista palestrante, não poderia escolher o tema relacionado com sua pesquisa acadêmica, o que contribui para uma ampliação de seu horizonte acadêmico. Após a escolha do tema, os bolsistas realizaram pesquisas bibliográficas e quando possível, contataram órgãos ou especialistas no tema. As apresentações elaboradas empregaram software e recursos audiovisuais, que facilitaram o entendimento do conteúdo abordado. A etapa seguinte, era a apresentação interna dos seminários para o Grupo PET, Seminário Interno (SI), onde foram realizadas críticas quanto ao conteúdo, didática e postura. A ultima etapa constituiu-se na apresentação do seminário para os alunos da Graduação, Seminário Externo (SE). Nesta apresentação estiveram contidas as modificações e observações feitas no SI. O intervalo de tempo entre o SI e SE foi de duas semanas por cada seminário. O horário e o dia das apresentações são fixos, de modo que não atrapalhassem as aulas da graduação. Durante as apresentações foram realizadas avaliações do seminário e do bolsista, através de um questionário. Deve-se ressaltar que estes seminários foram ministrados em consonância com o Departamento e a Coordenação do Curso de Química, tendo sido obtido uma freqüência média de 25 a 30 participantes por seminário. Atualmente, o grupo conta com um conjunto de 50 seminários, com diferentes temas, tais como: Química Verde, Química Forense, Nanotecnologia, Reciclagem, Radioatividade, Radioatividade, Alimentos Funcionais, Drogas, Química do amor, Energia Renovável, entre outros.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados desta atividade foram avaliados sob diferentes aspectos relacionados com: o bolsista, o relacionamento do PET com a graduação, formação dos graduandos e organização do grupo PET. Quanto à formação do bolsista, a pesquisa e a escolha do tema, possibilitaram uma ampliação na sua formação, sendo que esta etapa foi realizada conjuntamente com o Tutor. Observou-se também, uma melhoria no poder de articulação e de iniciativa do bolsista palestrante. O exercício da avaliação crítica feita pelo grupo PET em relação ao bolsista no SI, possibilitou o desenvolvimento do senso crítico e auto-crítico dos mesmos. Percebe-se que há uma conotação de expectativa e satisfação dos bolsistas na apresentação de seus seminários para o conjunto dos alunos da graduação. Além disso, esta atividade tem-se tornado habitual entre os bolsistas, que desenvolveram bastante suas habilidades em montar e organizar apresentações, preocupando-se com a estética, didática, dicção, vocabulário, segurança, postura corporal e conteúdo. O relacionamento do grupo PET com a graduação em muito foi fortalecido com o desenvolvimento desta atividade, verificando-se que o entrosamento passou a ser mais efetivo, diminuindo sensivelmente o estigma deste grupo, em ser elitista, excludente ou segregado. Há ainda, alunos voluntários que ministraram seminários para a graduação, aproveitando o espaço gerado por esta atividade. Em relação aos SE, a partir dos resultados obtidos pelo questionário aplicado durante os seminários, verificou-se que 64% do público participante tomou conhecimento dos mesmos através da divulgação dos professores, 39% do público avaliou os seminários como “ótimo” e 60% do público consideram que sua participação nesta atividade contribuiu para seu crescimento pessoal e profissional.

CONCLUSÕES: Na realização do ciclo permanente de seminários, obtiveram-se excelentes resultados seja pela interação PET com a Graduação, pela formação complementar aos bolsistas e pela contribuição extracurricular para os alunos da graduação. Contudo, novos desafios devem ser estabelecidos para continuidade e aprimoramento da mesma, talvez um destes desafios seja a confecção de manuscritos didáticos sobre os assuntos abordados, além promover a efetiva agregação de outros alunos não bolsistas na elaboração e apresentação destes seminários.




AGRADECIMENTOS: UFC, MEC-SESu





REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Manual de orientações básicas do programa de educação tutorial – PET, versão 2006, SESU,MEC, 2006

Lei nº 11.180 de 23 de setembro de 2005

Portaria MEC nº 3.385/2005

Portaria MEC nº 1.632/2006