ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: CONCEPÇÕES QUE ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO ESTÃO TENDO A RESPEITO DE QUÍMICA.
AUTORES: RIPARDO FILHO, H.S (UFPA) ; FERREIRA, L.C.O (UFPA) ; COSTA, N.L.S (UFPA) ; BRASIL, R.B (UFPA) ; SOUZA, T.S.O.I (UFPA) ; LOPES JUNIOR, M.L (UFPA) ; FREITAS, M.C.C (UFPA) ; MAGALHÃES, L.M.F (UFPA)
RESUMO: RESUMO: O ensino de química vem atravessando um desinteresse por parte dos alunos. Este desinteresse tem comprovado que cada vez mais o ensino e aprendizagem com relação a esta ciência está se tornando menos proveitoso1. Muitas vezes, esse fator negativo é atribuído ao abuso de aulas expositivas, ao despreparo dos professores, a desvalorização das vivências dos alunos, e a falta de conecção entre a teoria e a realidade dos alunos. Esta falta conecção, cria uma visão distorcida no estudante com relação ao que realmente é a ciência.
Buscando saber mais a respeito das noções que os alunos estão adquirindo na disciplina, foi realizada a pesquisa acumulando dados, contendo as concepções que estes tem acerca da ciência e a solução encontrada por ele para a melhoria do ensino na disciplina.
PALAVRAS CHAVES: palavras-chave: química, ensino médio.
INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: A química que estamos nos habituando a perceber nos alunos de ensino médio é uma ciência totalmente fora de suas realidades. Com isto os estudantes se tornam incapazes de conseguir encontrá-la em seu dia-a-dia. Este fato se deve na maioria dos casos a incapacidade que o professor encontra de aproximar a química de fenômenos presentes na vida dos alunos, seja por falta de recursos materiais ou pelo despreparo do mesmo. Este distanciamento está se tornando cada vez mais prejudicial para essa ciência, pois dessa forma ela adquire diante da sociedade, uma imagem negativa, que poucas pessoas conseguem entender e que está distante da realidade.
Com base neste fato, realizou-se um levantamento, a fim de constatar o que vem à mente destes adolescentes, com relação a química e também saber deste, como ele propõe a melhoria do ensino desta ciência. Esta constatação foi feita através de um formulário com algumas perguntas, onde o estudante teve a possibilidade de expressar o que de fato lhe vem à mente quando ouve falar de química.
MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAIS E MÉTODOS: Realizou-se a pesquisa a partir de dados coletados através de um formulário. Em cada formulário continham três perguntas: 1º- Onde você percebe a química no seu dia-a-dia? 2º-Que contribuição o ensino de química pode acrescentar na sua vida? 3º-No que você acredita que o ensino de química pode melhorar?
Tais questões foram distribuídas a 25 alunos do primeiro ano do ensino médio do turno da tarde, da escola estadual Paes de Carvalho na cidade de Belém no estado do Pará; sendo esta uma das instituições públicas de ensino mais tradicionais da cidade.
As perguntas foram feitas no sentido de fazer com que o aluno expressasse suas idéias para que possamos saber como ele está assimilando e construindo o seu próprio embasamento a respeito do que vem a ser química e no que o seu ensino pode melhorar. Com isto foram observadas as respostas mais freqüentes entre os alunos e tiradas conclusões a respeito do que estes possuem diante da disciplina, frente ao que o atual sistema de ensino tem imposto aos mesmos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante a análise dos dados obtidos na pesquisa, analisou-se que tipo de entendimento o aluno está tendo a respeito desta ciência com base nas relações que ele faz.
Das perguntas contidas nos formulários 100% dos alunos respondeu à primeira questão, 88% respondeu segunda e 80% dos alunos respondeu á terceira questão.
Na primeira questão dos formulários, 36% dos alunos diz que percebe a química uma química nos alimentos; 16% percebe a química nos produtos de limpeza, 8% nos remédios e outros 40%.
Na segunda pergunta, 16% dos alunos acredita que o ensino de química pode contribuir para um melhor entendimento sobre o funcionamento de alguns produtos de uso diário (ex: detergentes, sabonete, shampoo, etc.); outros 16% disse que poderia contribuir para melhorar o conhecimento de elementos químicos e de substâncias; 8% respondeu facilitando o entendimento sobre a composição dos remédios, sem resposta 12% e outros 48%.
Para terceira pergunta, 16% dos alunos disse o ensino de química poderia melhorar com a utilização de laboratórios e, entre as respostas com 4% dos alunos estavam: incentivo por parte da família, no respeito por parte dos professores, qualificação dos professores e melhoria do ensino fundamental; sem resposta 10%.
CONCLUSÕES: CONCLUSÕES: Diante dos dados deste levantamento, o que podemos observar é o que realmente vem sendo dito por diversos educadores, ou seja, o aluno tem uma visão muito rasa perto da abrangência da química. Sendo assim, os alunos sabem onde está a química dentro do seu dia-a-dia, mas não conseguem saber de que forma. Este fato deve-se a falta de um condutor (professor), para que assim, os alunos possam cada vez mais, estimular sua curiosidade em relação aos fatos cotidianos e encontrar a química fora dos livros didáticos.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BIBLIOGRAFIA:
1BORGES, PEDRO FARIA. Ensinando e aprendendo com prazer. Revista dois pontos, Belo Horizonte, nov./dez./1996, 27 e 28p.
FREIRE, PAULO. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Editora paz e terra, São Paulo , 31a edição.