ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: BINGO PERIÓDICO

AUTORES: VERÍSSIMO, V. B. (EASD) ; VIANA, E. F. (EASD)

RESUMO: Resumo: O jogo foi aplicado nas disciplinas de Química e Física de uma turma de estudantes da 1ª e 2ª séries do ensino médio com idades entre 15 e 17 anos da Escola Estadual Almirante Soares Dutra localizada em Recife - Pernambuco. O objetivo foi motivar os alunos visando favorecer o processo de ensino–aprendizagem da Tabela Periódica. O bingo foi confeccionado pelos professores participantes do projeto. A avaliação foi positiva quanto à utilização do jogo como facilitador para o reconhecimento dos elementos químicos, sua simbologia, suas famílias e a associação com aplicações do cotidiano. O “Bingo Periódico” foi considerado de fácil aplicação podendo ser empregado em uma variedade de propósitos dentro do contexto de aprendizagem, cabendo ao professor adequá-lo a série e aos objetivos pretendidos.



PALAVRAS CHAVES: palavras chave: bingo, tabela-periódica, ensino-aprendizagem

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: Os jogos podem ser empregados em uma variedade de propósitos dentro do contexto de aprendizado. Neste trabalho, elaboramos uma atividade chamada “Bingo Periódico” visando favorecer o ensino–aprendizagem dos elementos químicos da Tabela Periódica na disciplina de Química. Este conteúdo, de modo geral, é considerado um tema pouco interessante tanto pelos professores quanto pelos alunos, o que resulta em aulas desestimuladoras e de um modo geral com baixo rendimento. Como cada indivíduo não é dotado de um mesmo conjunto de competências, consequentemente, nem todos aprendem da mesma forma, segundo a teoria das múltiplas inteligências de GARDNER (1985). Resta, portanto, ao educador descobrir alternativas que colaborem para o desenvolvimento das diversas competências do aprendiz, e que o conduzem não só ao conhecimento cognitivo, mas a um conhecimento do seu ser como um todo (MORATORI, 2003).
É nesse contexto que o jogo educativo ganha um espaço como ferramenta ideal da aprendizagem, na medida em que propõe estímulo ao interesse do aluno. O jogo ajuda-o a construir novas descobertas, desenvolve e enriquece sua personalidade e simboliza um instrumento pedagógico que leva o professor à condição de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem (PIEROZAN & BRANCHER, 2003).
Nosso objetivo foi tornar a atividade com o “Bingo Periódico” um importante meio educacional, prazeroso estimulando o desenvolvimento integral e dinâmico do estudante na área social e da saúde, além de contribuir para a construção da autonomia, visão critica e senso de responsabilidade dos adolescentes com relação às implicações ambientais.


MATERIAL E MÉTODOS: PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: O jogo utilizado foi chamado de “Bingo Periódico” adaptado para o ensino da Tabela Periódica. Explicou-se o funcionamento do jogo e distribuíram-se as cartelas. Equipes com 4 componentes foram formadas e distribuídas as cartelas, 1 para cada participante. Cada bola chamada no bingo representa um elemento da tabela periódica. Cada uma das 48 cartelas do jogo contém o numero atômico de um elemento químico. Elementos da série dos lantanídeos e actinídeos que foram representados com esta nomenclatura, sem descrição de cada elemento da série serão representados com os respectivos números atômicos. A equipe vencedora foi aquela que primeiro bateu a linha ou a cartela cheia do bingo e recebeu a premiação apresentada pelo professor no início do jogo. A premiação foi uma bonificação atribuída durante o processo avaliativo. Ao término da chamada do bingo cada equipe recebeu o esboço da tabela com a indicação da localização das famílias e períodos que foi preenchida por cada equipe a partir da configuração eletrônica dos elementos da cartela do bingo periódico premiado. A partir da configuração o professor pode ainda solicitar a classificação geral dos elementos com a coloração da tabela de posicionamento tonalizando os metais, ametais, semimetais e gases nobres. As propriedades periódicas também foram avaliadas pela tabela posicionada pelas equipes verificando o crescimento do raio atômico, energia de ionização, afinidade eletrônica, eletronegatividade, densidade, ponto de fusão, e ebulição. O estudo dos metais pesados também foi contemplado, neste momento, os alunos puderam estabelecer relação entre a origem do elemento, e o efeito que provoca no corpo humano, colocando na cartela o símbolo com indicação de perigo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO: O resultado da sondagem realizada com os alunos, antes da aplicação do jogo revelou completo desconhecimento dos elementos mais essenciais presentes no nosso dia-a-dia. Com utilização do “Bingo Periódico” os alunos além de memorizarem mais elementos do que eram do seu conhecimento, descobriram as diversas aplicações do cotidiano dos elementos químicos e sua importância econômica.
A competição entre as equipes foi um agente motivador. Um dos pontos positivos observados pelos professores foi o interesse e a motivação despertando a autoconfiança. O que possibilitou uma prática significativa daquilo que está realmente sendo aprendido. Isto foi verificado quando os alunos fizeram associações e levantaram questões a respeito das contaminações dos rios e lagos e alimentos por elementos químicos considerados tóxicos como resíduos industriais. Segundo NETO (1992) se o ensino for lúdico e desafiador, a aprendizagem prolonga-se fora da sala de aula, fora da escola, pelo cotidiano, até as férias, num crescendo muito mais rico do que algumas informações que o aluno decora porque vão cair na prova. O “Bingo Periódico” mostrou-se útil podendo ser empregado em uma variedade de propósitos dentro do contexto de aprendizado, cabendo ao professor adequá-lo a série e aos objetivos pretendidos.


CONCLUSÕES: CONCLUSÕES: A avaliação foi positiva quanto à utilização do jogo como facilitador para a aprendizagem, despertando o interesse para a questão da toxidade de alguns elementos químicos e da poluição ambiental. Com utilização do “Bingo Periódico” os alunos além de memorizarem mais elementos do que eram do seu conhecimento, descobriram as diversas aplicações do cotidiano dos elementos químicos e sua importância econômica.
O “Bingo Periódico” mostrou-se útil podendo ser empregado em uma variedade de propósitos dentro do contexto de aprendizado, cabendo ao professor adequá-lo a série e aos objetivos pretendidos.


AGRADECIMENTOS: AGRADECIMENTOS: Agradecemos à direção, professores e alunos da Escola Estadual “Almirante Soares Dutra”, pertencente à Rede Pública do estado de Pernambuco.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICAS:
GARDNER, H. Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences. New York: Basic Books, 1985.
MORATORI, P. B. Por que utilizar jogos educativos no processo de ensino aprendizagem? Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Matemática - Núcleo de Computação Eletrônica Informática na Educação. 2003.
NETO, E. R. Laboratório de matemática. In: Didática da Matemática. São Paulo: Ática, 1992. 200p. p. 44-84.
PIEROZAN, C.; BRANCHER, J. D. Importância do Jogo Educativo e suas vantagens no processo Ensino e Aprendizagem. CONAHPA - Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para aprendizagem. Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis, 21 a 24 de Junho de 2004.