ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM PARA O ASSUNTO DE COLÓIDES NO ENSINO MÉDIO

AUTORES: FERREIRA, O. L. S. (UESPI) ; LUZ JUNIOR, G. E. (UESPI)

RESUMO: O conhecimento da Química nos ajuda a entender o complexo mundo social que vivemos, e não somente os fenômenos naturais. Com este ponto de vista, verificou-se a abordagem do conteúdo dispersões coloidais em alguns livros didáticos de Química, tendo-se constatado que maioria não aborda de forma adequada tal conteúdo, mesmo os livros de química geral destinados aos cursos de graduação. Chegando a uma constatação de que seria necessária a elaboração de um material de apoio didático.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química, colóides, cotidiano.

INTRODUÇÃO: Estudar Química não só nos permite compreender os fenômenos naturais. O seu conhecimento nos ajuda a entender o complexo mundo social que vivemos. (SANTOS, 2005).
O entendimento de seus conceitos básicos torna-se cada vez mais essencial para a compreensão do nosso cotidiano. O que provoca uma necessidade de melhor transmissão de seus conteúdos, de forma a provocar uma aprendizagem significativa. Por conta disso, a contextualização dos conteúdos faz-se necessária neste novo cenário.
Esta metodologia já vem sendo estudada e utilizada por inúmeros profissionais de educação (ZANON, 1995), mas os livros didáticos parecem não estar acompanhando adequadamente esta mudança. À primeira vista, alguns livros não abordam de forma adequada conteúdos extremamente presentes no nosso cotidiano, como o assunto de colóides, que faz parte do dia-a-dia da população de qualquer classe social ou de qualquer localização geográfica. Por conta disso, boa parte dos professores, que utilizam o livro didático como guia inquestionável, não ministra este assunto a seus alunos.
Em virtude desta situação, realizou-se, em trabalho (FERREIRA, 2006) anterior, uma análise sistemática da abordagem do assunto de colóides apresentada em alguns dos livros de Química adotados no ensino médio e também em livros de Química Geral de ensino superior; onde se observou que colóides não recebe a devida atenção por parte dos autores de livros didáticos de Química do ensino médio e até mesmo dos livros de Química Geral do ensino superior.
Para complementar o trabalho descrito de forma resumida anteriormente, elaborou-se e aplicou-se um material didático sobre colóides que sirva de apóio ao professor e demonstre a relevância deste assunto no cotidiano dos alunos.


MATERIAL E MÉTODOS: Foram realizadas pesquisas em diversas fontes, incluindo materiais, de nível superior, que retratam apenas o assunto de colóides, obtendo conhecimento necessário para descrever suas características e propriedades fundamentais para elaborar um material didático de fácil compreensão.
O material elaborado traz em seu conteúdo conceitos, exemplos, tipos, purificação, estabilidade, e preparação de colóides. Possuindo figuras e fotos para ilustrações e melhor assimilação por parte dos alunos.
Depois deste material elaborado, realizou-se um mini-curso, que teve 10 horas/aula de duração, onde este material foi aplicado. A turma do mini-curso era formada por 10 (dez) alunos do 2º ano do ensino médio de diversas escolas, para obter uma maior diversidade de conhecimento. Para a avaliação do material elaborado, decidiu-se aplicar um questionário, contendo dez questões discursivas, ao final das aulas.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: A análise dos livros indicou a necessidade de elaboração de um material de apoio didático para auxiliar no estudo de colóides. Este já foi elaborado e aplicado na turma citada anteriormente com o propósito de avaliar sua eficiência e corrigir possíveis falhas para reaplicá-lo. Porém, ainda serão elaborados alguns experimentos envolvendo colóides, como também exercícios para um melhor acompanhamento de aprendizagem do aluno.
O resultado obtido obteve uma média da turma cuja nota foi de 8,30, ou seja, 83 % do número de questões. Porém ainda pode se notar certa dificuldade por parte dos alunos quando se trata de questões envolvendo estabilidade de colóides, pois o número de pessoas que acertaram questões envolvendo esse tópico não ultrapassou dois.
Portanto esta será uma das falhas a serem corrigidas, melhorar a contextualização para tornar mais fácil a compreensão do tópico que diz respeito à estabilidade dos colóides.


CONCLUSÕES: Diante das informações contidas neste trabalho, infere-se que as pesquisas realizadas foram satisfatórias para a elaboração do material de apoio didático do conteúdo de colóides. E que este possui uma boa eficácia para a aprendizagem do assunto em questão. O que leva, agora, a perspectivas de uma elaboração, posterior, de uma aula “informatizada” (data-show), e/ou a confecção de material multimídia (CD-ROM).

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FERREIRA, ORLANDO LIMA DE SOUSA; LUZ JUNIOR, GERALDO EDUARDO DA. Abordagem de Colóides nos Livros Didáticos de Química. V SIMPEQUI, ABQ, 2006.


SANTOS, WILDSON L. PEREIRA DOS. MÓL, GERSON DE SOUZA. Et al. Química e Sociedade. 1ª ed. São Paulo, editora nova geração, 2005.


ZANON, LENIR BASSO; PALHARINI, ELIANE MAI. A Química no Ensino Fundamental de Ciências. Química Nova na Escola, N° 2, Novembro 1995, p. 15-18.